18°C 28°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Veja as 6 maiores vantagens da diversidade etária nas empresas

Veja as 6 maiores vantagens da diversidade etária nas empresas

16/08/2022 às 04h00 Atualizada em 16/08/2022 às 07h00
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:

A diversidade etária é um fator que vem sendo cada vez mais debatido em empresas ao redor do mundo todo e o Brasil não fica de fora.

Continua após a publicidade

Em países da Europa, como Portugal, o envelhecimento populacional é uma questão que chama atenção para a necessidade de substituição de mão de obra no país e o Brasil não fica muito para trás.

Levantamentos do IBGE indicam que até o ano de 2060, aproximadamente 25% da população brasileira terá mais de 65 anos, enquanto estudos da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia apontam que a quantidade de pessoas com mais de 65 anos que trabalham com carteira assinada aumentou 43% entre 2013 e 2017. 

Tais dados são apenas um reflexo do processo de envelhecimento da população brasileira, que é uma realidade que obriga as empresas a repensar modelos de contratação de funcionários.

Organizações que optam por aumentar a diversidade etária de seus funcionários tendem a se beneficiar muito da troca de experiências e conhecimentos entre diferentes gerações.

Continua após a publicidade

Ao longo deste artigo, vamos falar mais sobre os benefícios que a diversidade etária agrega nas empresas e sobre como essa prática pode ser implementada nos processos de contratação de novos colaboradores. Vamos lá?

Diversidade etária: o que é?

A diversidade etária nas empresas é um conceito simples: trata-se da capacidade de contratar e gerenciar colaboradores de várias idades diferentes, admitindo uma maior diversidade geracional entre os funcionários da empresa.

O principal objetivo de promover a diversidade etária nas organizações é justamente tornar o ambiente de trabalho mais rico em termos de conhecimentos, troca de experiências e possibilidades de aprendizagem. 

Integrar profissionais que são parte de diferentes gerações contribui muito para o crescimento e para o desenvolvimento profissional de todos.

Continua após a publicidade

Desafios de promover a diversidade de idades nas empresas

Se você trabalha em áreas relacionadas ao departamento de Recursos Humanos ou com gestão de pessoas, provavelmente já sabe que a idade dos trabalhadores pode ser um fator que gera preconceito no momento das contratações, especialmente quando falamos de pessoas mais velhas que tentam entrar no mercado de tecnologia.

Um levantamento da Infojobs apontou que os profissionais que têm mais de 40 anos enfrentam dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho, pois são menos familiarizados com ferramentas e processos tecnológicos, além de serem associados com “maiores gastos” para a empresa.

Essa realidade traz uma barreira a mais para os profissionais mais velhos que precisam se manter no mercado e permanecer sempre atualizados nas novas tecnologias e processos que fazem parte do dia a dia de trabalho de várias organizações.

Ao contrário do que acontece com jovens adultos, muitos profissionais mais velhos nunca tiveram contato com sistemas e softwares que são usados nas empresas, o que pode torná-los “menos atrativos” nos processos seletivos.

No entanto, quando falamos em contratar profissionais de diferentes idades, temos que ter em mente o seguinte: tudo é questão de aprendizado. É preciso lembrar que, independentemente da idade, todos têm a capacidade de desenvolver novas habilidades.

Muitas vezes um profissional recém saído da faculdade não conhecerá todas as ferramentas de trabalho necessárias para o seu trabalho, assim como trabalhadores mais velhos podem não conhecer determinados sistemas. Tudo isso é resolvido quando a empresa investe na capacitação de seus colaboradores.

Empresas que promovem treinamentos e o aprendizado de novas tecnologias para os funcionários se beneficiam e muito! Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Quais são as vantagens da diversidade etária nas empresas?

Como mencionamos anteriormente, as empresas que apostam na diversidade etária entre seus colaboradores têm muito a ganhar em termos de conhecimento, capital intelectual e desenvolvimento de talentos.

Embora existam barreiras de entrada para os profissionais mais velhos, o mercado de trabalho que abre os braços para estes trabalhadores tende a se desenvolver de forma próspera. Veja a seguir alguns dos benefícios em ter uma empresa com profissionais de diversas idades:

Aproveita-se do melhor das gerações:

Enquanto profissionais mais jovens têm muita energia, curiosidade, familiaridade com tecnologias e vontade de aprender, os trabalhadores mais velhos agregam muito com inteligência emocional, experiência de mercado e paciência para aprendizado, o que promove trocas riquíssimas entre todas as gerações.

Melhora a criatividade e o desempenho das equipes

Equipes com diferentes experiências e visões de mundo são, consequentemente, muito mais plurais do que aquelas em que todos têm a mesma idade e as mesmas vivências. 

Justamente por isso, a diversidade etária está ligada diretamente com a melhoria de processos criativos, graças à diversidade de repertórios, e com uma maior facilidade na tomada de decisões.

Assegura maior responsabilidade social

Empresas que estimulam a contratação de funcionários de diferentes gerações atuam diretamente com a responsabilidade social, pois estão se preparando para o futuro do trabalho.

Estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que até 2050 haverá mais idosos do que jovens no mundo, o que abre nossos olhos para a necessidade de políticas e iniciativas que assegurem o trabalho digno tanto para a população jovem, quanto para a população mais velha.

Contratar profissionais de diferentes gerações é uma forma de se adequar ao futuro do trabalho e tornar a capacitação de profissionais mais velhos uma constante no mercado de trabalho.

Diminui o turnover

Empresas cuja criatividade e produtividade são estimuladas e valorizadas tendem a ter níveis de satisfação mais altos, o que é muito comum em negócios que têm a diversidade etária como um pilar.

Equipes satisfeitas e motivadas com o trabalho dificilmente são desmanchadas, pois há prazer em trabalhar com profissionais que agregam valor nas atividades. O turnover de empresas que prezam pela diversidade etária, portanto, tende a ser inferior à média do mercado.

Elimina o preconceito etário

Da mesma forma que profissionais mais velhos encontram barreiras no mercado de trabalho por conta da idade, o preconceito etário também pode acontecer com profissionais mais jovens.

Há gestores que optam por não investir no desenvolvimento profissional de trabalhadores com pouca experiência e isso pode fazer com que a empresa perca grandes talentos que só precisam ser lapidados.

A diversidade etária elimina tanto o preconceito com profissionais mais velhos, quanto a falta de comprometimento com a capacitação de profissionais jovens, reunindo todos em prol do desenvolvimento profissional e dos negócios.

Fortalece a imagem da empresa e a marca empregadora

Empresas que prezam pela diversidade etária em seu quadro de funcionários são vistas com muito prestígio pelos trabalhadores, pois constroem sua reputação baseadas na oferta de oportunidades para diversos trabalhadores e no compromisso com a capacitação profissional.

Tais fatores tornam a empresa mais atrativa e mais competitiva no mercado de trabalho, fortalecendo a marca empregadora e atraindo muitos talentos.

Como seu RH pode gerenciar a diversidade etária?

Uma vez que as empresas entendem o quanto a diversidade de gerações pode ser boa para os negócios, o departamento de RH tem um papel fundamental em promover e administrar as diferentes demandas de um quadro de funcionários tão plural.

Em primeiro lugar, é importante que os gestores de RH tenham políticas muito bem definidas de inclusão de profissionais mais velhos nos processos seletivos, com diretrizes claras de que a idade dos trabalhadores não influencia no desempenho.

Recrutar talentos de diferentes idades e origens amplia muito os horizontes de contratação e estimula a inovação dos negócios. Esse passo é fundamental para a criação de boas equipes.

Em seguida, é preciso entender o perfil dos times que são montados: quais são os talentos de cada um? Quais são os conhecimentos que podem ser compartilhados entre os colaboradores? Quais são os treinamentos que a empresa pode oferecer? Tudo isso ajuda a criar planos de ação que integram os profissionais.

Por fim, é preciso investir em soluções que organizam as rotinas e facilitam o dia a dia dos trabalhadores, independentemente da idade de cada um. Um RH que constrói sua estratégia de gestão de pessoas com o apoio de soluções simples e práticas é capaz de empoderar os mais diversos talentos.

Facilitar processos de marcação de ponto dos funcionários, bem como a gestão de jornadas de trabalho mais flexíveis para trabalhadores de diferentes idades, é uma ótima maneira de gerenciar equipes.

sistema de controle de ponto da mywork facilita o registro de ponto de todos os colaboradores da empresa, pois basta apertar um botão no celular, tablet ou computador para que o ponto do funcionário seja batido. Qualquer um, com qualquer idade, pode fazer isso, né? Clique aqui e teste a mywork gratuitamente durante 15 dias. Temos certeza de que todos os seus colaboradores vão aproveitar uma solução tão prática quanto a nossa!

Original de My Work

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
25°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 28°

25° Sensação
6.69km/h Vento
65% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h22 Nascer do sol
06h03 Pôr do sol
Seg 28° 20°
Ter 28° 19°
Qua 28° 20°
Qui 26° 20°
Sex 27° 19°
Atualizado às 12h08
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 0,00 %
Euro
R$ 0,00 %
Peso Argentino
R$ 0,00 %
Bitcoin
R$ 0,00 %
Ibovespa
0,00 pts %
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio