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Perdi todos os documentos. Como faço para pedir aposentadoria?
Perdi todos os documentos. Como faço para pedir aposentadoria?
17/08/2022 15h48 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Luzia Rodrigues

Os imprevistos que podem ocorrer ao longo da nossa vida ocasionam consequências no futuro. Por exemplo, nem sempre é possível ter em mãos os documentos pessoais. Tragédias como enchentes, desabamentos e incêndios podem fazer com que o trabalhador perca todos os seus pertences. 

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Quando chega na hora de pedir a aposentadoria, como dar entrada no INSS se já não possui nenhum comprovante? Afinal, para conseguir se aposentar é necessário apresentar uma série de documentos que comprovem que o trabalhador contribuiu com a Previdência durante anos. 

Vamos listar os documentos e os caminhos que podem ser percorridos para obtê-los novamente. Acompanhe!

Consulta ao CNIS

Nesses casos, a primeira opção é consultar o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). É nele que o governo registra, a partir de informações repassadas pelas empresas, todas as informações de emprego e previdência do funcionário. Os registros dos recolhimentos como contribuinte individual ou facultativo também constam no Cadastro.

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Para verificar as informações do CNIS, basta acessar o site ou aplicativo “Meu INSS” e entrar no sistema do governo. Caso seja sua primeira vez usando a plataforma, é necessário criar um cadastro com o nome, CPF e data de nascimento. Ao fazer o login, escolha a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”.

O documento também é disponibilizado em agências do INSS, que imprimem as informações e entregam ao trabalhador. A Central de Atendimento do INSS também pode tirar dúvidas pelo telefone 135.

Outros documentos

Em alguns casos, a legislação previdenciária pode solicitar a apresentação de documentos comprobatórios mesmo com a apresentação dos dados do CNIS. Isso porque nas informações do cadastro pode haver irregularidades ou inconsistências que devem ser esclarecidas. 

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Um dos principais comprovantes que podem ser enviados pelo trabalhador para a comprovação de atividade, segundo o próprio INSS é a Carteira de Trabalho. 

No caso da perda da carteira física, existe a versão digital, que deve constar os mesmos dados da anterior e pode facilitar em situações em que a versão de papel já não existe.

Outros documentos que podem ajudar são:

Se esses documentos também não estiverem com o trabalhador, outra solução é buscar as empresas que houve vínculo empregatício para pedir um documento que comprove o fato. 

É possível verificar o atual endereço dos ex-empregadores pelo site da Receita Federal, usando o CNPJ. Em casos em que a empresa tenha falido ou fechado, é possível encontrar o nome e endereço do administrador judicial responsável ou antigos sócios na Junta Comercial.

Segundo o INSS, os documentos que devem ser apresentados para conseguir a aposentadoria junto ao órgão são:

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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