Previdência Social Transtorno
Transtorno de ansiedade pode gerar aposentadoria pelo INSS?
Transtorno de ansiedade pode gerar aposentadoria pelo INSS?
30/09/2022 19h41 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt
Foto: Reprodução

A pandemia de Covid-19 aumentou as crises de ansiedade no brasileiro. Ela é uma sensação que parece estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. 

Continua após a publicidade

Seus sintomas podem ser caracterizados da seguinte maneira:

Alterações do humor e do apetite, tensão muscular, preocupações em excesso, medos irracionais, sensação de estar à beira de um ataque de nervos, aceleração dos batimentos cardíacos, tontura, sudorese, entre outros. Ela pode causar problemas para o organismo, originando os chamados transtornos de ansiedade.

Tipos de Transtornos de Ansiedade

Quando a pessoa se mostra excessivamente irritada, cansada e com muita dificuldade para se concentrar, ela está vivendo um Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). 

Continua após a publicidade

A ansiedade também pode gerar a Síndrome do Pânico, quando a pessoa já está num quadro severo. Esse momento surge subitamente. A pessoa sente uma sensação repentina de que vai morrer, apresentando sintomas físicos como falta de ar e taquicardia.

Também existem fobias, quando você começa a ter medos exagerados ou paralisantes, diante de diferentes objetos, animais, insetos, e situações como medo de altura, de lugares abertos ou fechados, do escuro e inclusive de outras pessoas. Esta última é a chamada fobia social, marcada por extrema dificuldade de entrar em contato com pessoas desconhecidas, nas mais diversas situações, de acordo com o Instituto de Psiquiatria Paulista.

O Tratamento

O tratamento da ansiedade exige diagnóstico adequado, feito por profissionais qualificados da área da psiquiatria. Diagnóstico este que pode variar de acordo com cada tipo de transtorno de ansiedade.

Continua após a publicidade

A ansiedade dá direito a aposentadoria do INSS?

Toda pessoa que sofre de alguma doença psiquiátrica pode ter o direito de se afastar de suas atividades remuneradas. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para conceder algum benefício exige primeiro que a pessoa passe por uma perícia médica.

Será a perícia que através da avaliação de um médico, decidirá se o trabalhador terá direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Na hora da perícia é necessário apresentar os seguintes documentos: atestados, laudos, receituários, relatórios e exames, entre outros. 

Auxílio-doença

O auxílio-doença será concedido nos casos em que a pessoa tiver os seguintes transtornos:

O Auxílio-Doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez pode ser concedida nos casos em que o trabalhador esteja sofrendo dos seguintes transtornos psiquiátricos:

A aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

Lembrando que o INSS só concederá o benefício, levando em conta o que o transtorno causou na sua saúde mental.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.