Previdência Social INSS
INSS volta a pagar as aposentadorias em 2 dias. Veja as datas
INSS volta a pagar as aposentadorias em 2 dias. Veja as datas
22/11/2022 12h46 Atualizada há 1 ano
Por: Lucas Machado

Assim como todo mês, em novembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza o pagamento de recursos provindos das aposentadorias, pensões, auxílios e demais benefícios intermediados pela autarquia. Atualmente, os repasses chegam a casa de mais de 36 milhões de beneficiários. 

Continua após a publicidade

Segundo o calendário divulgado pelo instituto, os pagamentos começam no próximo dia 24 de novembro e se encerram em 7 de dezembro. O cronograma de repasses da autarquia é organizado conforme o dígito final do número de inscrição do benefício. 

Vale acrescentar que o INSS separa os pagamentos em dois calendários, sendo um destinado àqueles que recebem o equivalente a um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022) que, por sua vez, representam 60% do montante total de beneficiários. O outro cronograma é voltado aos segurados cujo benefício mensal ultrapassa a quantia do piso nacional. 

Lembrando que nenhum benefício intermediado pelo INSS pode ser concedido em um valor inferior ao salário mínimo vigente, conforme prevê a legislação brasileira. Isto é, beneficiários da autarquia devem receber no mínimo o valor correspondente ao piso nacional que estiver valendo no ano. 

Continua após a publicidade

Calendário de pagamento do INSS

Previamente, cabe orientar sobre a identificação do dígito final do número de inscrição do benefício. Ao conferir a numeração, lembre-se sempre de desconsiderar o algarismo verificador (aquele que se encontra após o traço). Veja um exemplo: 

Entendido este ponto, agora, confira todas as datas de pagamento do INSS referentes ao mês de novembro. 

Calendário para quem recebe um salário mínimo 

Calendário para quem recebe acima do salário mínimo 

Consulta dos benefícios

A verificação de informações a respeito do benefício, tais como valor e data dos depósitos, é um procedimento bem simples. Basta realizar consulta utilizando algum dos seguintes meios: 

Continua após a publicidade