20°C 29°C
Uberlândia, MG

Veja cinco tendências para Marketplaces em 2023

Veja cinco tendências para Marketplaces em 2023

22/12/2022 às 10h16 Atualizada em 22/12/2022 às 13h16
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

2022 foi um bom ano para o e-commerce e, ao que tudo indica, os próximos anos serão ainda melhores. De acordo com um novo relatório divulgado pela empresa de tecnologia financeira FIS, o comércio eletrônico deverá crescer mais de 55,3% até 2025 e atingir mais de US$8 trilhões em valor de transação. No contexto brasileiro, a pesquisa aponta que o aumento poderá ser de 95% até 2025, com valor de operações chegando a US$ 79 bilhões. É inegável o poder dos marketplaces na economia atual. 

Continua após a publicidade

Leia também: Benefícios dos marketplaces para alavancar pequenos negócios!

Pensando nisso, trago cinco tendências para os marketplaces em 2023 e nos próximos anos.

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020 e visa a proteção dos direitos de liberdade e privacidade, além de evitar o uso indevido e ilimitado dos dados pessoais. 2023 é o momento para adequar seu marketplace, caso ainda não tenha feito.

A Juntos Somos Mais já aplica a legislação e usa designs intuitivos para as políticas de privacidade, visando garantir a transparência sobre as práticas envolvendo as informações  dos usuários da plataforma. Os dados pessoais de todos os usuários cadastrados são tratados de acordo com a legislação vigente e adotamos mecanismos apropriados para garantir a segurança dessas informações. Inclusive, conquistamos recentemente duas certificações ISO que chancelam os procedimentos e políticas já colocados em prática.

Continua após a publicidade

Leia também: Dicas para preparar seu e-commerce para as vendas de Natal

Entregas mais ágeis

Um ponto importante a ser considerado pelos marketplaces é a entrega. O comprador não quer mais esperar dias e dias para receber o produto, por isso é preciso pensar em maneiras de agilizar e facilitar o envio. 

Sabendo que a logística é essencial na decisão de compra pela internet, é fundamental buscar novas alternativas de entregas ou até pensar em formas de vender pelo site e possibilitar a retirada nas lojas físicas. 

Crescimento no número de parceiros

Marketplaces cresceram muito em tamanho e em quantidade, devido à popularização deste tipo de negócio. Ao que tudo indica, e-commerces tendem a crescer ainda mais, principalmente, no número de parceiros. 

Continua após a publicidade

Cada loja que entra em um marketplace sabe que terá mais visibilidade e acesso a um maior público. E, muitas vezes, isso pode aumentar o número de vendas dos produtos oferecidos, por isso é um ganho coletivo e que sempre será uma tendência. 

Leia também: Confira cinco dicas para vencer a concorrência nos marketplaces 

Compras multicanal ou omnichannel

Esse termo não é novo, porém é uma tendência que durará um bom tempo. A ideia de integrar lojas físicas, virtuais e compradores é uma inovação e traz a possibilidade de eliminar a barreira entre o online e o off-line. 

Com essa concentração de canais utilizados pela empresa, o consumidor não vê mais restrições de horário e local, por exemplo, já que o omnichannel possibilita diferentes interações, independente de restrições físicas. Essa experiência, quando bem aplicada, pode se transformar em fidelização de clientes. 

Otimização de atendimento

Quanto mais um marketplace cresce, maior é a demanda em relação ao atendimento. Isso exige que as plataformas invistam em soluções que otimizem e melhorem o atendimento ao público. 

É importante mapear os principais motivos de contato, entender a causa raiz do problema e buscar uma solução que se adeque a sua necessidade. Todas as dicas exigem um olhar atento ao mercado e às novas tecnologias. As inovações devem ser usadas a nosso favor, visando a melhoria dos negócios. 

Por Lucas Azevedo, formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas e Digital Business Strategy pelo MIT Sloan School of Management. 

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 29°

20° Sensação
2.37km/h Vento
79% Umidade
73% (0.47mm) Chance de chuva
06h23 Nascer do sol
06h01 Pôr do sol
Qui 26° 19°
Sex 27° 19°
Sáb 27° 18°
Dom 27° 17°
Seg 27° 16°
Atualizado às 03h08
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,29 -0,02%
Euro
R$ 5,61 +0,02%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,59%
Bitcoin
R$ 355,567,53 -0,41%
Ibovespa
124,388,62 pts -0.75%