19°C 28°C
Uberlândia, MG

Ligar de celular para a central 135 do INSS será grátis a partir de 2023

Ligar de celular para a central 135 do INSS será grátis a partir de 2023

29/12/2022 às 23h50 Atualizada em 30/12/2022 às 02h50
Por: Jorge Roberto Wrigt
Compartilhe:
Imagem por @wayhomestudio / freepik
Imagem por @wayhomestudio / freepik

Muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizam ligações para a central de atendimento 135, principalmente aqueles que não têm acesso a internet. Porém, a ligação por telefone fixo é grátis, se a ligação for feita por celular, a pessoa pagará uma taxa como se estivesse fazendo uma ligação local.

Continua após a publicidade

Para ajudar os segurados do INSS, o  Ministério do Trabalho e Previdência assinou um contrato, no último dia 22 de dezembro, com a operadora Claro para oferecer atendimento gratuito às ligações feitas a partir de telefone fixo e também de telefone celular. 

A duração do contrato será de 12 meses, sendo possível ser renovado até o máximo de 60 meses. Segundo informações, a prestação do serviço de gratuidade terá início no final de fevereiro de 2023.

Leia Também: Simples 2023: prazo de adesão, como quitar dívidas e evitar exclusão

Central 135 do INSS

A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.

Continua após a publicidade

Por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir do celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Quando o segurado do INSS ligar para a Central 135, poderá obter informações, se inscrever na Previdência Social, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença.

Leia Também: Quem tem direito a isenção de imposto de renda 2023?

Documentos necessários para ter atendimento pelo telefone 135

  • CPF;
  • Número de inscrição na Previdência Social;
  • Número do NIS/PIS ou NIT;
  • Número do Benefício;
  • CNPJ/CPF do empregador.

Quais serviços estão disponíveis pelo telefone 135?

  • Atualização de dados cadastrais
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • fazer a inscrição como contribuinte;
  • pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • conferir o andamento dos processos em andamento;
  • verificar data de pagamento de benefícios;
  • obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
22°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

22° Sensação
2.84km/h Vento
75% Umidade
1% (0mm) Chance de chuva
06h23 Nascer do sol
06h02 Pôr do sol
Ter 28° 19°
Qua 29° 20°
Qui 27° 20°
Sex 26° 18°
Sáb 28° 19°
Atualizado às 21h09
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,03%
Euro
R$ 5,51 -0,03%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,46%
Bitcoin
R$ 347,030,90 +0,56%
Ibovespa
125,333,89 pts -0.49%