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Saiba o que é precificação e como montar a sua de forma estratégica!

Saiba o que é precificação e como montar a sua de forma estratégica!

28/01/2023 às 02h34 Atualizada em 28/01/2023 às 05h34
Por: Leonardo Grandchamp
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Entender o que é precificação é fundamental na hora de estabelecer um valor justo na venda de mercadorias ou na prestação de serviços, algo determinante para o sucesso do seu negócio.

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Essa é uma atividade importante para qualquer tipo de empreendimento, uma vez que está diretamente associada à manutenção, lucratividade e a competitividade da empresa no mercado.

Isso significa que se um negócio não adotar medidas estratégicas na hora de definir os preços dos seus produtos, como, por exemplo, não considerar os fatores tangíveis e intangíveis, a empresa pode acabar tendo prejuízos.

Se você tem dúvidas como definir um preço justo e competitivo para a sua empresa, continue acompanhando o conteúdo e entenda como fazer a sua precificação!

Leia também: Aprendizados a respeito da construção de modelos de precificação

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O que é precificação?

A precificação é o valor que uma empresa determina sobre os seus produtos ou prestação de serviços.

Essa tarefa corresponde a atribuir um preço para o que a empresa oferece aos consumidores, considerando os custos para obter o lucro esperado.

Nesse sentido, durante a precificação, um gestor precisa avaliar todos os fatores que, direta ou indiretamente, influenciam nos valores que pratica no seu negócio.

Qual a importância da precificação para pequenas empresas?

A precificação correta sobre os serviços prestados ou bens comercializados por pequenas empresas é indispensável para ter um bom desempenho na lucratividade e crescer no mercado.

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Isso porque, sem uma estratégia sólida e bem calculada, um negócio pode estabelecer valores errados para os seus itens.

Por exemplo, se o preço cobrado por uma mercadoria for muito alto, pode acabar afastando clientes, principalmente se o segmento no mercado apresentar ampla concorrência e possuir muitas opções disponíveis para os consumidores.

Por outro lado, se o total for muito baixo, o lucro obtido pode ser insuficiente para arcar com os custos da empresa, gerando prejuízos.

Leia também: Entenda a diferença entre a precificação em negócios B2B e B2C

O que influencia na precificação do negócio?

Existem diferentes fatores que pode influenciar na precificação de um negócio, e, para estabelecer o preço mais adequado para produtos e serviços de uma empresa, vale a pena conferir alguns desses pontos. Veja mais abaixo:

Impostos

O primeiro fator que pode influenciar na precificação de um negócio são os impostos. É importante saber que, por cada mercadoria vendida ou serviço realizado, alguns tributos são cobrados.

Essas porcentagens são exibidas na nota fiscal, obrigatória para toda empresa, com exceção de autônomos e MEI quando prestam serviços para pessoas físicas. 

Vale ressaltar que os impostos cobrados pela Receita Federal variam conforme o regime tributário do negócio.

Custos fixos

Os custos fixos são os gastos constantes de uma empresa, independente do volume produzido ou vendido. Assim, essas despesas fazem parte da estrutura do negócio, sendo os principais exemplos:

  • Aluguel;
  • Serviços de segurança, limpeza e manutenção;
  • Internet;
  • Salário dos funcionários.

Além disso, se uma empresa atua no segmento de produção ou venda de produtos, é importante considerar outros custos na precificação:

  • Valor dos produtos e de matérias-primas;
  • Frete;
  • Embalagens;
  • Comissões;
  • Descontos, brindes e cupons.

São esses fatores que vão determinar a lucratividade e o sucesso de um negócio, além de ajudar a encontrar valores justos frente ao mercado.

Valor de mercado

O valor de mercado é um fator relevante para o sucesso do empreendimento, uma vez que o preço de um produto pode definir o grau de competitividade de um negócio.

Por exemplo, se uma loja oferecer as mesmas mercadorias ou prestação de serviços que os seus concorrentes, com condições iguais, não é estratégico variar o preço com muita distinção, visto que isso não será interessante para manter uma concorrência equilibrada.  

Nesse caso, buscar a média do que é praticado pelo mercado e avaliar quais as variações são mais assertivas é fundamental.

Leia também: Impactos da precificação na rentabilidade de seu e-commerce

Como montar uma precificação de produtos?

Montar uma boa precificação de produtos é simples, mas pode fazer toda a diferença para a saúde financeira de um negócio.

Veja os principais passos para montar uma boa precificação de produtos:

  1. Conhecer os custos e despesas da empresa;
  2. Definir uma margem de lucro;
  3. Usar o markup como fórmula;
  4. Levar o mercado em consideração;
  5. Revisar os preços periodicamente.

É importante ter em mente que o preço de um produto não deve ser alto ao ponto de desestimular a compra, contudo deve ser suficiente para gerar lucro para empresa.

Como montar uma precificação de serviços?

Apesar de a precificação de produtos e serviços serem parecidos, é preciso se atentar às particularidades de cada um.

Confira a seguir como montar uma precificação de serviços:

  1. Defina o custo da mão de obra;
  2. Combine os custos fixos e variáveis;
  3. Precifique com base em um lucro-alvo;
  4. Identifique os preços da concorrência;
  5. Precifique com base na percepção de valor do cliente.

Lembre-se que o custo de serviços varia conforme o tipo de empresa e segmento.

Qual a diferença entre preço e valor?

A principal diferença entre esses dois conceitos é o que eles carregam e podem oferecer para o público.

O preço de um produto ou serviço representa a quantidade em dinheiro que deverá ser paga para adquirir um produto, limitando-se apenas a questão monetária. Com esse gasto, o cliente obtém apenas uma mercadoria.

Enquanto isso, o valor representa os diferenciais e benefícios que um produto ou serviço oferece aos clientes. Ou seja, é um item que agrega mais para o consumidor, como uma experiência ou um diferencial.

Como atingir um ponto de equilíbrio baseado na precificação?

Para atingir um ponto de equilíbrio baseado na precificação, é importante considerar fatores como definir o preço com a margem de lucro calculada corretamente, mantendo-o acessível para o público e consoante ao mercado.

Ter valores muito destoantes pode colocar em risco um negócio. Por isso, é essencial realizar um planejamento estratégico para determinar um valor que cubra os custos e oferecer o lucro para o negócio.

Lembre-se de avaliar o seu segmento e conferir os custos da sua empresa antes de colocar as dicas em prática, para realizar uma precificação adequada no seu negócio.

Além disso, contar com uma empresa especializada pode ajudar nesse processo e torná-lo mais eficiente.

Fale com a Facilite Contabilidade para ajudar no seu processo de precificação e ter sucesso no seu negócio!

Original de Facilite

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