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Aposentados e pensionistas aniversariantes dos meses de janeiro a abril devem se recadastrar no IPAJM para garantir benefício

Aposentados e pensionistas aniversariantes dos meses de janeiro a abril devem se recadastrar no IPAJM para garantir benefício

06/03/2023 às 14h31 Atualizada em 06/03/2023 às 17h31
Por: Gabriel Dau
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Foto: Reprodução
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O Recadastramento, por meio de Prova de Vida, do ano de 2023, teve início em janeiro último, e os aposentados e pensionistas aniversariantes de janeiro a abril devem se recadastrar até o próximo dia 30 de abril, para garantir a manutenção do pagamento de seus benefícios. O procedimento é obrigatório, anual, e deve ser realizado de forma presencial em qualquer agência do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), com documento de identificação com foto e CPF.

Os beneficiários precisam ficar atentos ao período em que deverão se recadastrar, conforme mostra tabela a seguir.

“Uma dica boa é o beneficiário sempre fazer o Recadastramento durante o mês em que faz aniversário para que isso vire rotina em sua vida, uma vez que essa ação é anual. É uma forma dele não esquecer de proceder com a Prova de Vida! ”, comenta a coordenadora do Recadastramento do Instituto, Márcia Fiorotti.

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Vale lembrar que devem participar desse Recadastramento todos os aposentados e pensionistas do IPAJM, civis e militares. “São beneficiários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e do Ministério Público, além dos militares da Reserva, os Reformados e os pensionistas de militares”, explicou a coordenadora.

Como fazer a Prova de Vida?  

O Recadastramento deve ser realizado em qualquer agência do Banestes – distribuídas em diversos municípios do Estado do Espírito Santo. É preciso apresentar documento de identificação com foto, tais como Carteiras de Identidade e de Motorista, e de CPF. Não é necessário deixar documentos na agência, basta apenas apresentá-los para conferência.

Todas as normas e diretrizes do Recadastramento de 2023 foram definidas na Portaria nº 014-RLeia aqui na íntegra!

Para facilitar o entendimento, seguem perguntas e respostas abaixo. 

  • Quem precisa se recadastrar?

 Aposentados e/ou pensionistas do IPAJM, civis e militares, de todos os Poderes;  

  • Onde? 

Agência do Banestes, presencialmente. Levar documento de identificação com foto e CPF. Confira aqui a localização das agências;  

  • Quando?

De acordo com os períodos estabelecidos na Portaria 014-R, tabela acima. 

Exemplificando: 

O aposentado João (nome fictício) é aniversariante de maio de 2023. Ele precisará fazer o seu recadastramento entre 1º/05/2023 a 31/08/2023, pois faz parte do segundo período do Recadastramento; 

Se a pensionista Maria José (nome fictício) faz aniversário em julho de 2023, ela terá que se recadastrar também no segundo período, uma vez que abrange aniversariantes de maio a agosto deste ano; 

Já Antônio, aniversariante de 20 de março/2023, precisa ficar mais atento, pois é necessário que se recadastre até o dia 30/04/2024; ele faz parte do primeiro grupo de beneficiários que têm que se recadastrar.

  •  O que acontece com o beneficiário que não se recadastrar?

Pagamento é suspenso até que faça o procedimento, que é obrigatório e está previsto em lei. 

  • O que fazer caso a pessoa esteja impossibilitada de se dirigir a uma agência do Banestes para a comprovação da prova de vida?

Caso o beneficiário, na ocasião do seu Recadastramento, não tenha condições de se locomover ao Banestes, ele precisará preencher o formulário abaixo, assiná-lo, reconhecer firma e enviá-lo ao IPAJM com laudo médico original, emitido em até dois meses, e que comprove essa impossibilidade.

Formulário recadastramento - Prova de Vida - beneficiário 

Formulário recadastramento - Prova de Vida - representante legal 

Outros casos específicos estão relacionados na Portaria 014-R. 

Serviço:

Recadastramento de 2023 – aposentados e pensionistas do IPAJM 

Acesse o banner específico do Recadastramento na página principal do site www.ipajm.es.gov.br, conforme mostra na imagem abaixo, e confira todas as informações sobre essa ação; 

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Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o serviço de Teleatendimento do Instituto no telefone (27) 3201-3180.

Fonte: Governo do Estado do Espirito Santo

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