18°C 27°C
Uberlândia, MG

IR 2023: Entenda a situação da sua declaração do Imposto de Renda!

IR 2023: Entenda a situação da sua declaração do Imposto de Renda!

08/04/2023 às 02h25 Atualizada em 08/04/2023 às 05h25
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Consultar a situação da sua declaração de Imposto de Renda é muito fácil. Basta acessar os canais online que a Receita Federal disponibiliza para contribuintes como você, pelo computador ou direto do seu smartphone. A gente sugere dar preferência ao Portal e-CAC.

Continua após a publicidade

Sem precisar sair de casa, através desse portal, você vê o andamento da sua declaração, confere se tem alguma pendência e corrige tudo o que precisar antes mesmo do término do prazo de entrega da declaração de ajuste anual.

Quer saber como fazer essa verificação? Preparamos um guia objetivo com o caminho a seguir para checar se sua declaração chegou até os auditores e se a sua situação com o Fisco está em dia!

No final da leitura, você também encontrará uma dica especial para facilitar seu acesso aos valores da restituição de impostos de um jeito prático, seguro e confiável. Vamos lá?

Como saber se meu imposto de renda está em dia?

O jeito mais simples de esclarecer essa dúvida é acessando o seu "extrato de processamento", no sistema Meu Imposto de Renda do Portal e-CAC ou ainda, mesmo que de forma simplificada, sem pegar o extrato, usando o sistema de consulta de restituição do IR.

Continua após a publicidade

Aprenda a fazer a consulta sem tirar comprovante e, depois, veja como realizá-la com a adição do documento que comprova a sua situação atual.

Leia também: 7 Principais Dúvidas E Mudanças No Imposto De Renda 2023

Como consultar a situação da declaração do Imposto de Renda?

Para fazer uma consulta simplificada, sem comprovante, a Receita disponibiliza uma ferramenta super prática, que pode ser acessada tanto no celular quanto no computador, pelo site oficial do órgão.

Lá, basta inserir CPF, data de nascimento e escolher o ano-exercício a ser consultado.

Continua após a publicidade

Se você quiser uma consulta mais completa, na página do Portal e-CAC, clique no item "Meu Imposto de Renda" e depois no menu "Serviços em Destaque", que fica num box à esquerda da página.

Dentro desse menu, escolha a opção "Extrato de Processamento" e selecione o ano-exercício da declaração a consultar – aquele ano no qual foram registradas as informações – para não só conseguir um comprovante da sua situação, como também acessar os seguintes serviços:

  • verificação de status de todas as declarações entregues;
  • download de cópias de declarações antigas;
  • retificação de declaração com erros e pendências;
  • impressão de DARFs para pagamento de quotas do IR;
  • consulta e alteração de conta para crédito de restituição; e
  • extrato de processamento.

Agora, veja exatamente como ter o comprovante em mãos se precisar!

Leia também: IR: Confira Oito Dicas Para Aumentar Restituição Do Imposto De Renda

Como consigo um comprovante da situação da declaração de Imposto de Renda?

Você vai conseguir seu comprovante pelo mesmo portal que faz as outras atividades relacionadas ao IR: o e-CAC. O serviço de emissão do documento, disponibilizado pela Receita, é acessível para todo contribuinte pessoa física ou para seu representante legal.

Também podem utilizar esse serviço as empresas optantes pelo regime tributário Simples Nacional e, inclusive, quem for Microempreendedor Individual (MEI). Veja o passo a passo!

  1. Primeiro, você vai precisar estar registrado(a). Na página inicial do site da Receita Federal, clique no box Portal e-CAC ou acesse diretamente o link do próprio portal.
  2. Dentro do e-CAC, clique em "Saiba como gerar o código de acesso” se ainda não tiver cadastro.
  3. Insira, nos campos indicados, seu CPF e data de nascimento, além dos caracteres anti-robô.
  4. Para gerar o código de acesso, insira também o número dos recibos das duas últimas declarações e crie uma senha.
  5. Pronto! Com esse código em mãos, você faz seu login usando o CPF e a senha cadastrada. Apenas lembre-se de que o código tem validade de dois anos, sendo necessário renová-lo depois de expirado.
  6. Depois de logar no Portal, selecione "Meu Imposto de Renda".
  7. No lado esquerdo da página, clique em "Serviços em Destaque".
  8. Nessa aba, selecione "Extrato de Declaração".
  9. Aí, é só escolher o ano-exercício para acessar seu comprovante!

Saiba que também dá para obter informações sobre declaração de IR com um cadastro na plataforma gov.br, que funciona como uma central de relacionamento do governo federal e reúne vários serviços e informações ao cidadão.

Nesse caso, você só não tira nenhum documento comprobatório da sua situação, tudo bem? De qualquer forma, se vir em algum lugar que o que você entregou ao Fisco está "cancelado" ou "com pendências", busque descobrir os motivos e solucionar essa questão o quanto antes.

Leia também: Saiba Como Informar Renda Variável E Criptoativos Na Declaração Do Imposto De Renda

Quais são os status de declaração do Imposto de Renda?

A sua situação como contribuinte pode constar, no portal e-CAC ou no site do governo, das seguintes formas: em processamento, em fila de restituição, processada, com pendências, em análise, retificada, cancelada e em tratamento manual.

Algumas dessas características merecem atenção redobrada!

Segundo a própria Receita, esses "status" da declaração do IR variam de acordo com os prazos de entrega do documento, o andamento da prestação de contas e de sua análise pelos fiscais e as pendências constatadas – ou não – na análise das informações enviadas.

Conheça mais sobre cada um antes de ir.

1.  Em processamento

Declarações que constam como "em processamento" no portal e-CAC, na página da Receita Federal ou do governo são aquelas que já foram recebidas, mas ainda não chegaram para avaliação dos auditores.

O processamento dessas restituições está em andamento no momento da consulta e ainda não foi concluído.

2.  Em fila de restituição

O status "em fila de restituição" quer dizer que a declaração já foi processada e o contribuinte se encaixa entre aqueles que têm algum tipo de restituição do valor dos impostos pagos para receber.

Esse contribuinte ainda só não está com o dinheiro disponibilizado na rede bancária para uso ou saque.

3.  Processada

Isso significa que a declaração foi recebida pela Receita e teve seu processamento efetivado e concluído. No entanto, não significa que o resultado da avaliação tenha sido confirmado ou concluído, podendo o IR ser revisto a pedido da Administração Tributária.

Continue monitorando pelos próximos dias!

4.  Com pendências

Declarações que tiveram pendências detectadas, como dados insuficientes ou não condizentes com relatórios de outras instituições que prestam informações ao Fisco, aparecem como entregas "com pendências" e precisam de solução antes que seja tarde.

Quais as consequências de não buscar entender e resolver o problema? Primeiro, cair na malha fina e ter o CPF bloqueado e, segundo, mas não menos importante, pagar multa.

5.  Em análise

Nesse caso, a declaração foi recebida na base de dados da Secretaria Especial da Receita Federal e aguarda ou a apresentação de documentos que foram solicitados ao contribuinte via intimação ou a conclusão de análise de documentos já entregues mediante agendamento.

Pode ser que também falte apresentar uma "Solicitação de Retificação".

6.  Retificada

A declaração anterior do mesmo ano-exercício foi totalmente substituída por uma declaração retificadora que o contribuinte apresentou para corrigir erros constatados na primeira.

Portanto, o status aparece como "retificado", o que não é algo ruim e mostra que você buscou resolver quaisquer problemas.

7.  Cancelada

Aqui, a declaração se encontra "cancelada" por interesse da administração tributária ou a pedido do contribuinte, mas não se contente apenas com ver o status assim e deixar por isso mesmo.

Se você não sabe o motivo do cancelamento, descubra-o e veja o que fazer para não enfrentar problemas nos anos seguintes.

8.  Tratamento manual

O status "em tratamento manual" significa que sua declaração está sendo analisada e você deve aguardar para receber uma correspondência oficial da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e entender melhor como prosseguir até finalizar a entrega correta.

Então, só reforçando: caso sua declaração se enquadre nas situações "em processamento" ou "em análise", é recomendado repetir a consulta depois de alguns dias. Se o status for "com pendências" faça uma declaração retificadora para corrigir as irregularidades encontradas pelo Leão.

Viu que apareceu lá "em fila de restituição"? Comemore! Vai cair um dinheirinho talvez inesperado na sua conta nos próximos meses. Precisa da grana agora? Também dá pra receber. Dica bônus, hein!

Dica especial para receber restituição de IR rápida e sem preocupações

Consiga uma super garantia da restituição do Imposto de Renda e receba o dinheiro sem esperar por cada lote prometido pelo governo!

Se você é do tipo que ama a praticidade dos recursos digitais, vai gostar de saber que já pode contar com plataformas confiáveis que ajudam a conseguir, em até 48 horas, valores de restituição que a Receita esteja devendo.

Verificar a regularidade da sua situação fiscal junto ao Leão não precisa ser uma dor de cabeça a mais todo ano e você também não precisa esperar para ter acesso a uma grana que já é sua. Com a ferramenta adequada, você resolve tudo rapidinho e ainda sai com o bolso cheio no final.

Original de Leoa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
17°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 27°

17° Sensação
2.67km/h Vento
86% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h58 Pôr do sol
Seg 27° 17°
Ter 28° 20°
Qua 29° 21°
Qui 29° 18°
Sex 29° 17°
Atualizado às 07h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,00%
Euro
R$ 5,55 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,55%
Bitcoin
R$ 359,623,63 +1,28%
Ibovespa
125,124,30 pts 0.75%