15°C 28°C
Uberlândia, MG
Publicidade

CTR: Saiba como melhorar sua taxa de cliques no Google Ads!

CTR: Saiba como melhorar sua taxa de cliques no Google Ads!

25/04/2023 às 13h11 Atualizada em 25/04/2023 às 16h11
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Imagem: pressfoto /freepik
Imagem: pressfoto /freepik

Uma das principais formas das empresas aumentarem o faturamento é por meio da publicação de anúncios pagos nos meios digitais, como o Google Ads, por exemplo. Mas você sabia que existe uma forma de melhorar o seu CTR no Google Ads? É verdade!

Continue a leitura desse artigo que vamos te mostrar do que se trata e dar dicas incríveis sobre como melhorar a sua taxa de cliques, para que as vendas do seu negócio sejam cada vez maiores. Afinal, para qualquer marca prosperar na internet, os clientes precisam comprar, certo?

O que é CTR?

Podemos dizer que CTR, também conhecido como taxa de cliques, é considerado uma das métricas de desempenho mais importantes da área de marketing digital.

Por exemplo, nas campanhas de vendas de links patrocinados, a CTR (Click Through Rate), indica se o anúncio está atrativo ou não para determinada palavra-chave, permitindo avaliar os anúncios que apresentam desempenho satisfatório e quais deles precisam de alguns ajustes.

Leia também: Google: Conteúdo De Qualidade É Cada Vez Mais Importante Para O Ranqueamento

Resumindo, na maioria das vezes, CTR alta indica que um anúncio se mostrou relevante para o usuário, já uma CTR baixa mostra que o anúncio teve pouca relevância para a maioria dos usuários durante a sua pesquisa no Google.

Mas nem sempre é apenas isso.

Às vezes, o seu anúncio pode estar até ok, mas os seus concorrentes podem ter escrito um anúncio melhor.

Não podemos esquecer que existem diversos anunciantes investindo alguns milhares de reais.

Se o anúncio deles for muito bom e aparecer de forma consistente para palavras-chave, você precisará ser mais efetivo e escrever anúncios ainda melhores.

Por que o CTR é importante?

CTR impacta diretamente no Custo Por Clique (CPC).

Apenas relembrando, CPC é o valor que a sua empresa paga por cada clique em seus anúncios.

De forma geral e resumida, como a CTR compõe o índice de qualidade dos anúncios, quanto maior for o Click Through Rate (CTR), menor será o Custo Por Clique. E quanto mais baixa for a taxa de cliques, maior será o CPC.

Isso, por si só, já mostra toda a sua importância.

Em um mundo onde os custos de publicidade digital só aumentam, manter o CPC no controle pode significar um ROAS (retorno sobre o investimento em anúncios) muito maior.

Dependendo da campanha, como Shopping, a métrica de CTR no Google Ads também mostra se os anúncios online dos produtos de uma marca estão despertando o interesse dos usuários.

Por meio da CTR, o anunciante pode saber também quais são as principais estratégias (botão CTA, fotos, conteúdos) que podem turbinar as campanhas.

Por exemplo, em uma campanha de Display do Google (aquela em que aparecem anúncios gráficos em diferentes sites) se um determinado anúncio não teve uma performance satisfatória durante a campanha, você pode testar vários criativos para entender quais performam melhor com a sua audiência.

Designed by @thaspol_s / freepik
Designed by @thaspol_s / freepik

Como calcular a taxa de cliques (CTR) no Google Ads?

Calcular a taxa de cliques é mais fácil do que se imagina.

Para encontrar o valor da CTR de cada anúncio da sua empresa no Google, só é preciso dividir o número total de cliques que um determinado anúncio recebeu pela quantidade de visualizações do mesmo.

Você pode usar a seguinte fórmula: 

A porcentagem obtida é o valor real da CTR de cada anúncio da sua empresa postado nessa plataforma.

Lembre-se sempre de que, quanto mais alto for a CTR, maior está sendo o número de internautas impactados pelos seus anúncios. Simples assim!

O que é uma boa CTR para o Google?

Essa é uma das principais dúvidas de milhares de anunciantes.

A verdade é que depende.

A porcentagem ideal da taxa de cliques vai variar com o nicho de atuação do negócio no mercado e do tipo de campanha que estiver trabalhando no Google Ads.

Para definir a porcentagem ideal da CTR, deve-se separar os modelos de campanha, já que a performance de um anúncio na rede de display é bem diferente da rede de pesquisa, ambos têm objetivos diferentes.

Outra variável que deve ser considerada é o objetivo da estratégia usada. A métrica do CTR é ideal para aqueles anúncios que têm como objetivo converter e que mostram a quantidade de pessoas interessadas, de acordo com o número de cliques.

No caso das campanhas que têm foco apenas nas visualizações de anúncios, o anunciante não deve se preocupar com a CTR, já que o objetivo não é contabilizar o número de cliques, entende?

Que fatores afetam a CTR?

Agora que você está por dentro sobre o que é a taxa de cliques, conheça os principais fatores que podem afetar a CTR da campanha do seu negócio:

Leia também: A Importância Do Google Meu Negócio Para O Marketing Digital

  • Relevância para o público-alvo, já que a tendência é dos usuários clicarem em um anúncio online que esteja alinhado com os seus interesses ou necessidades;
  • Classificação nos resultados de pesquisas. Geralmente, links de anúncios que estão nas primeiras colocações costumam ter um CTR mais alto. Para saber se o seu anúncio está sendo atrativo siga esta regra:
  1. Posição 1 - CTR acima de 6%;
  2. Posição 2 - CTR de 4 a 5%;
  3. Posição 3 - CTR de 2 a 3%;
  4. Posição 4 - CTR de 1 a 2%.
  • Aparência geral do anúncio na rede de display, já que, dependendo das cores, formato do layout, imagens e tamanho, o CTR pode ser mais baixo, pois a propaganda se torna visualmente menos atrativa;
  • O CTR no Google Ads costuma ser mais alto em indústrias de determinados segmentos do que em outros.

Agora é ter a máxima atenção para todos os fatores acima e deixar o CTR dos anúncios da sua empresa cada vez maiores. Acredite, é possível.

Qual a diferença entre CTR, CPC e CPM?

Conheça a diferença entre essas três siglas, tão importantes e bastante usadas pelos profissionais do marketing digital:

  • CTR (Click Through Rate ou taxa de cliques): indica a variação entre o número total de cliques e as aparições dos seus anúncios online. Ou seja, permite avaliar a performance de um anúncio em uma campanha de vendas;
  • CPC (custo por clique): é a métrica mais comum das campanhas de links patrocinados. O anunciante paga um valor ao Google cada vez que os usuários clicarem em seus anúncios.
  • CPM (custo por mil): aqui, você paga ao Google somente quando o seu anúncio atingir 1000 visualizações. Essa estratégia é perfeita para aquele empreendedor que deseja deixar a sua marca ainda mais em evidência no mercado (estratégia conhecida como Branding).

Como aumentar o CTR dos anúncios?

Conheça sete dicas incríveis sobre como é possível aumentar o CTR no Google Ads e coloque todas elas em prática:

Defina uma estratégia que seja eficiente

Esse é o primeiro passo lógico. Uma estratégia eficiente e bem pensada deixa os resultados mais expressivos e facilita um melhor posicionamento dos seus anúncios online.

Utilize um CTA

Ele é um velho conhecido no marketing digital e costuma trazer bons resultados. O CTA (call to action) convida o usuário a realizar uma ação dentro de um site ou anúncio. O empreendedor precisa usar uma frase impactante que demonstra o que o negócio espera que o internauta faça.

Atenção para a sua URL

Praticamente todo usuário fica atento na URL do site para onde o mesmo está sendo direcionado. Se caso ele notar que o endereço não oferece uma navegação segura (por mais que seja), ele simplesmente vai fechar a página. Fique de olho nesse detalhe.

Escolha bem as palavras-chaves

Existem diversas ferramentas que ajudam o empreendedor a escolher as palavras-chaves que mais tenham a ver com o seu negócio. Tenha o máximo de critério na hora da escolha, para que a experiência do usuário seja a mais positiva possível.

Aproveite os períodos de grande sazonalidade

Para aumentar o Click Through Rate ou taxa de cliques, o empreendedor precisa explorar as datas consideradas ideais para o comércio. Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados e Dias das Crianças, são períodos que podem alavancar suas vendas, já que tendem a gerar um maior tráfego na internet. Aproveite!

Leia também: Sete A Cada Dez Brasileiros Buscam No Google Antes De Efetuar Uma Compra

Descrições e títulos atrativos

Aqui, você deve usar a criatividade e os diferenciais do seu negócio para escrever os títulos e descrições dos seus anúncios. Use a palavra-chave no título do seu anúncio. Isso ajudará bastante a aumentar a sua CTR, criando uma sinergia entre o termo buscado e o anúncio.

Senso de urgência

Esse é um gatilho mental que costuma funcionar muito bem quando o assunto é campanhas de vendas online, seja nas redes sociais ou no Google. Por isso, o empreendedor deve usar apelos emocionais para que o usuário clique.

Conte com a Altgrupo para aumentar o seu CTR no Google Ads

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido o que é CTR e proporcionado mais segurança na hora de trabalhar com suas campanhas de vendas online. Por mais que possa parecer algo desafiador, se você alinhar conhecimento e prática, tudo pode ficar mais fácil.

Mas caso prefira, pode deixar a missão de alavancar as vendas da sua empresa, para que ela prospere nos meios digitais, nas mãos de uma agência de Google Ads referência em marketing digital e de altíssima credibilidade no mercado. A Altgrupo vai deixar os resultados da sua empresa ainda mais expressivos. Temos a solução ideal para as necessidades do seu negócio. Vamos conversar?

Fonte: altgrupo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 28°

18° Sensação
3.09km/h Vento
59% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h45 Nascer do sol
05h45 Pôr do sol
Seg 29° 16°
Ter 31° 16°
Qua 31° 17°
Qui 30° 17°
Sex 32° 18°
Atualizado às 01h06
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,43 +0,00%
Euro
R$ 5,81 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,13%
Bitcoin
R$ 370,465,88 +0,74%
Ibovespa
121,341,13 pts 0.74%
Publicidade
Publicidade