Quarta, 28 de Fevereiro de 2024
(99) 99999-9999
Anúncio
News Yahoo Casa

Casa própria: com juros altos, o consórcio se torna opção segura para aquisição de imóveis

Casa própria: com juros altos, o consórcio se torna opção segura para aquisição de imóveis

05/07/2023 09h48 Atualizada há 8 meses
0
Por: Bia Montes
Imagem: @shisuka / freepik
Imagem: @shisuka / freepik

A modalidade permite adquirir o bem sem a incidência de juros.

Imagem: 8photo / freepik

A taxa Selic passou de 2% ao ano em 2021 para 13,75% ao ano em 2023, a maior alta nos últimos anos. Dessa forma, o consórcio de imóveis se torna uma opção vantajosa para quem deseja realizar o sonho da casa própria. A modalidade permite adquirir o bem sem a incidência de juros. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), entre janeiro e maio de 2023, o segmento de imóveis registrou alta de 17,3% na venda de novas cotas, em comparação com o mesmo período de 2022.
 

O consórcio de imóveis oferece para os consorciados as melhores condições para a aquisição do bem ou para construir, reformar ou, ainda, poder quitar um financiamento habitacional. "A modalidade gera oportunidades para as pessoas que querem investir em imóveis ou desejam ampliar o patrimônio, dessa forma gerando uma renda extra", afirma José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.

Leia também: Administrador X Representante De Consórcios: Conheça As Diferenças
 

O diretor também aponta que uma das vantagens do segmento é a utilização da restituição do Imposto de Renda e o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para oferecer lances, complementar o valor da carta de crédito e até quitar as parcelas em aberto são fatores que incentivam os clientes a adquirirem um consórcio. "São vantagens que permitem a antecipação da contemplação adiantando a realização do sonho", comenta José Climério. 
 

De modo geral, o consórcio funciona a partir da união de pessoas físicas ou jurídicas que formam uma poupança comum, destinada à aquisição de bens e serviços. Reunidos em um grupo, os consorciados passam a contribuir, por prazo determinado, com uma parcela destinada à formação de um fundo comum. O papel da Administradora é realizar a comercialização das cotas para as pessoas interessadas no plano, realizar assembleias mensais, entregar os bens, fazer a gestão dos pagamentos, realizar a cobrança dos cotistas inadimplentes, entre outros serviços. Para isso, ela é remunerada por uma taxa de administração, visando fazer face aos seus custos operacionais.

Leia também: Você Vai Poder Usar O FGTS Consignado Para Comprar A Casa Própria
 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.