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8 dicas para aumentar as vendas na Black Friday 2023

8 dicas para aumentar as vendas na Black Friday 2023

25/08/2023 às 19h41 Atualizada em 25/08/2023 às 22h41
Por: Bia Montes
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Imagem por @starline / freepik
Imagem por @starline / freepik

Um relatório da Black Friday 2023 realizado pela Olist mostra que 68,8% das lojas esperam obter um faturamento maior este ano do que em 2022.

Se você também quer ter um bom desempenho no seu e-commerce, é preciso começar desde já a preparar todo o seu negócio — desde as ações de divulgação até a infraestrutura do site e a tecnologia de pagamentos.

Para te ajudar nessa jornada, o Jornal Contábil separou as principais dicas de como vender mais na Black Friday.

1. Verifique a infraestrutura do site

Há três aspectos importantíssimos que precisam estar em ordem no seu site para vender na Black Friday: tecnologia, segurança e experiência do usuário.

  • Tecnologia

Durante todo o período da Black Friday, seu e-commerce receberá muito mais acessos e compras do que o normal. Por isso, é fundamental conferir a disponibilidade e a escalabilidade do seu site.

Estamos falando sobre a capacidade do site em manter o serviço disponível e com um nível de qualidade satisfatório, mesmo com uma carga crescente de utilização.

Mas não basta olhar apenas para o seu site.

Se você usa algum tipo de integração ou aplicação, verifique se seus fornecedores e parceiros também estão prontos, fazendo testes e entrando em contato para acertar detalhes e evitar pontas soltas.

  • Segurança

Infelizmente, é na Black Friday que há o maior número de tentativas de fraudes online.

Em 2022, foi evitado um prejuízo de R$ 51,7 milhões em fraudes, representando cerca de 40 mil pedidos falsos no e-commerce, segundo dados da ClearSale.

Você pode se preparar para isso e evitar compras fraudulentas de duas maneiras práticas.

Primeiro, conheça bem o seu produto e seus clientes.

Entender o comportamento do seu público pode ajudar a perceber possíveis fraudes e impedir que elas aconteçam.

Mas nada substitui um sistema antifraude, em especial na Black Friday.

Escolha uma solução de pagamento que já conte com um antifraude integrado, assim, você não precisa se preocupar em contratar um serviço adicional.

Leia também: 7 Maneiras Para Aumentar O Faturamento Da Sua Startup

  • Experiência do usuário

Por fim, seu site precisa oferecer uma experiência simples e amigável para o seu público.

Ao praticar as dicas anteriores, você já tem meio caminho andado nesse sentido.

Além disso, você também deve garantir uma boa usabilidade no seu e-commerce, com um layout agradável, intuitivo e organizado.

Assim, o usuário poderá navegar com facilidade enquanto faz suas buscas de Black Friday na sua loja virtual.

Outro aspecto muito importante é a responsividade do seu site.

Em 2022, 61,4% dos acessos a e-commerces na Black Friday foram feitos via mobile, segundo um levantamento da AlliN.

Portanto, atente-se para também proporcionar uma boa experiência de navegação para os usuários que preferem fazer suas compras por dispositivos móveis.

2. Realize uma boa gestão de estoque

Para vender na Black Friday, também é indispensável dar atenção ao seu estoque.

Perder o controle durante o maior evento do varejo pode gerar prejuízos financeiros e ainda prejudicar a imagem do seu e-commerce.

Analise o histórico de vendas da sua loja em edições anteriores da Black Friday para entender a demanda dos consumidores e fazer um planejamento de compras mais assertivo para o seu estoque.

Além disso, verifique se os seus fornecedores conseguirão atender os seus pedidos em tempo hábil para garantir o estoque para o evento.

Se você também tem uma loja física, outro ponto essencial é investir na integração dos seus estoques.

Com a retomada das compras presenciais, a omnicanalidade é uma grande tendência para oferecer a melhor experiência de compra na Black Friday.

Leia também: Mercado Livre: Veja Como Criar Uma Conta Para Começar Suas Vendas

3. Garanta que a logística está pronta

Não é só o site que fica sobrecarregado com a quantidade atípica de acessos e compras.

A logística na Black Friday também pode ficar comprometida.

Por isso, planejamento é uma palavra-chave!

Assim como você deve checar toda a tecnologia do seu e-commerce, é preciso checar cada etapa da logística.

Mais uma vez, os fornecedores e parceiros entram no jogo: verifique se todos estão se preparando para a Black Friday e se terão condições de manter o bom funcionamento.

Uma boa prática é disponibilizar mais de uma opção de entrega.

Dessa forma, o cliente pode escolher aquela melhor atenda às suas necessidades.

4. Planeje uma campanha assertiva de marketing

A concorrência por visibilidade é muito maior no período da Black Friday.

Por isso, é importante estruturar campanhas de marketing assertivas em diferentes canais.

Você não venderá se as pessoas não acessarem seu site, e ninguém acessará seu site sem que você o anuncie na internet e nas redes sociais.

Isso vale para qualquer época do ano, mas é ainda mais relevante na Black Friday e outras datas comemorativas.

Leia também: Simples Nacional: Atualizações Nos Limites De Faturamento

Alguns exemplos de estratégias que você apostar para aumentar o alcance da sua marca são:

  • anúncios pagos em ferramentas como Google Ads e Facebook Ads;
  • parcerias com influenciadores digitais de relevância para o seu público-alvo;
  • ações de engajamento com a audiência nas redes sociais;
  • campanhas de e-mail marketing para bases de contatos segmentadas;
  • otimizações de SEO para melhorar o ranqueamento orgânico das páginas do seu e-commerce.

5. Crie ofertas atrativas

As ofertas são um elemento central para vender mais na Black Friday. Nesse sentido, é essencial dar atenção à apresentação e ao preço das suas mercadorias.

Apresentação

As páginas dos produtos no seu e-commerce são fundamentais para garantir a conversão em vendas. Então, capriche nas fotos e produza descrições detalhadas de cada item.

As pessoas fazem buscas em várias lojas na Black Friday, portanto, faça da apresentação do seu produto um diferencial.

Para complementar as páginas do seu site, você ainda pode apostar em vídeos e recursos como o provador virtual e uma seção de avaliações de produtos.

Leia também: Evite As Vendas Automáticas, Humanize Seus Clientes!

Preço e promoção

Na Black Friday, o preço é central!

Os consumidores digitais estão em busca de ofertas e eles sabem muito bem identificar uma “Black Fraude”.

Por isso, ofereça promoções reais e vantajosas para o seu cliente.

6. Reveja o plano de atendimento para a Black Friday

Com o aumento das vendas, vem o aumento da demanda por atendimento ao cliente.

Nesse sentido, facilite o contato e sempre dê preferência para interações humanizadas durante a Black Friday.

Lembre-se de que seu cliente é importantíssimo para o sucesso do seu negócio!

Por isso, faça o possível para oferecer um bom atendimento.

Responda a dúvidas e comentários nas redes sociais e envie comunicados importantes se necessário.

Se possível, também disponibilize diferentes canais de atendimento, como WhatsApp, chat online e e-mail, para o cliente poder escolher o da sua preferência.

7. Prepare-se para trocas e devoluções

A realização de compras por impulso durante a Black Friday pode levar a um alto volume de trocas e devoluções após o evento.

Dessa forma, estabeleça uma política de trocas e devoluções transparente para evitar problemas no pós-venda.

É fundamental deixar claro para o consumidor em quais casos ele pode trocar ou retornar um produto comprado no evento e quais são os procedimentos que devem ser seguidos para efetuar essa solicitação.

Lembrando sempre de respeitar os direitos do consumidor!

Oferecer uma experiência positiva de logística reversa ajuda a garantir a satisfação e a fidelização dos clientes.

Leia também: Conheça A Técnica De Vendas Challenger Sale

8. Cheque a sua tecnologia de pagamento

O consumidor quer agilidade para fazer suas compras online, e isso é ainda mais importante durante o período extremamente concorrido da Black Friday.

Afinal, se o processo de compra demorar muito em um site, o cliente pode rapidamente migrar para outro.

Nesse sentido, a etapa de pagamento é essencial para reter os seus compradores e garantir as suas conversões.

É preciso contar com uma tecnologia que esteja, de fato, preparada para a Black Friday e demonstre estabilidade, eficiência e segurança nas transações.

Além disso, é importante oferecer as formas de pagamento preferidas do público, como cartão de crédito à vista e parcelado, Pix e boleto bancário.

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