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Quais ações são desenvolvidas pelo Serviço Social do INSS?

Quais ações são desenvolvidas pelo Serviço Social do INSS?

10/11/2023 às 10h12 Atualizada em 10/11/2023 às 13h12
Por: Esther Vasconcelos
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Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Serviço Social do INSS, estabelecido no Art. 88 da Lei 8.213/1991, é um serviço previdenciário que está disponível para todos os segurados, dependentes e outros usuários da Previdência Social.

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A finalidade deste serviço é ajudar os usuários a superar obstáculos e dificuldades no acesso aos seus direitos previdenciários, além de orientá-los sobre seus direitos e deveres.

Além disso, o Serviço Social do INSS é encarregado de realizar a Avaliação Social, um componente crucial na análise da concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para Pessoas com Deficiência e da Aposentadoria para Pessoas com Deficiência.

Quais ações são desenvolvidas pelo Serviço Social do INSS?

O Serviço Social do INSS realiza diversas ações para garantir o acesso dos usuários aos direitos previdenciários. Essas ações podem ser divididas em quatro categorias principais:

Acolhimento e orientação

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Os assistentes sociais do INSS proporcionam um atendimento acolhedor e humanizado aos usuários nas agências, além de orientá-los sobre os direitos e procedimentos necessários para a obtenção dos benefícios previdenciários, esclarecendo dúvidas e auxiliando na elaboração de documentos.

Assessoria e consultoria

Eles também oferecem assessoria e consultoria a órgãos e entidades públicas e organizações sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento aos usuários da Previdência Social.

Isso pode incluir a colaboração na criação de materiais informativos sobre os benefícios previdenciários ou na organização de cursos de capacitação para servidores públicos.

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Fortalecimento do coletivo

Os assistentes sociais do INSS realizam ações que buscam fortalecer a organização dos trabalhadores e a mobilização social em defesa dos direitos previdenciários.

Isso pode envolver a participação em reuniões e assembleias de sindicatos e associações de trabalhadores, ou o apoio à organização de campanhas de conscientização sobre os direitos previdenciários.

Emissão de parecer social

Eles também emitem pareceres sociais sobre as situações apresentadas pelos usuários, auxiliando na análise da concessão dos benefícios previdenciários.

Isso pode envolver a avaliação da situação socioeconômica dos usuários que solicitam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou a situação de deficiência dos usuários que solicitam a aposentadoria da pessoa com deficiência.

O trabalho do Serviço Social do INSS é crucial para garantir que os usuários tenham acesso aos seus direitos previdenciários.

O papel dos assistentes sociais é fundamental para identificar as necessidades dos usuários, orientá-los sobre seus direitos e auxiliar na concessão dos benefícios.

Leia Também: Posso Receber O BPC E Bolsa Família Ao Mesmo Tempo?

Como solicitar?

Para solicitar o atendimento do Serviço Social do INSS, você pode optar por um dos seguintes métodos:

  • Agência do INSS: Você pode ir pessoalmente a uma agência do INSS e solicitar o atendimento do Serviço Social.
    • O atendimento é feito por agendamento, que pode ser realizado pelo Meu INSS, pela Central 135 ou nas entidades parceiras do INSS.
  • Meu INSS: Acesse o Meu INSS e agende o atendimento do Serviço Social.
  • Central 135: Você pode ligar para a Central 135 e solicitar o agendamento do atendimento do Serviço Social.
  • Entidades parceiras do INSS: Algumas entidades parceiras do INSS também oferecem atendimento do Serviço Social. Consulte o site do INSS para saber quais são as entidades parceiras em sua região.

Ao agendar o atendimento, você deverá informar o motivo do atendimento. Os motivos mais comuns incluem:

  • Orientação sobre direitos e benefícios previdenciários
  • Avaliação social
  • Assessoria e consultoria
  • Fortalecimento do coletivo

No dia do atendimento, leve os documentos necessários, que variam de acordo com o motivo do atendimento. Os documentos mais comuns são:

  • Documento de identificação: RG, CPF ou CNH.
  • Comprovante de residência: conta de água, luz, gás ou telefone.
  • Comprovante de renda: contracheque, declaração do Imposto de Renda ou outro documento que comprove a renda do usuário.
  • Documentos que comprovem a situação social do usuário: documentos escolares, atestados médicos, comprovantes de despesas, etc.

O atendimento do Serviço Social do INSS é gratuito e sigiloso.

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