17°C 28°C
Uberlândia, MG

Novo Conselho Diretor do CFC tomam posse para o biênio 2024-2025

Novo Conselho Diretor do CFC tomam posse para o biênio 2024-2025

24/02/2024 às 17h39 Atualizada em 24/02/2024 às 20h39
Por: Ricardo de Freitas
Compartilhe:
Imagem: freepik / logo CFC - Conselhor Federal de Contabilidade / editado por Jornal Contábil
Imagem: freepik / logo CFC - Conselhor Federal de Contabilidade / editado por Jornal Contábil

Os conselheiros e o novo Conselho Diretor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tomaram posse na última quarta-feira dia (21). Na oportunidade, o contador Aécio Dantas foi reconduzido à presidência da autarquia.

Continua após a publicidade

A cerimônia reuniu convidados de todo o território nacional, entre integrantes do Sistema CFC/CRCs, autoridades de todas as esferas de governo, representantes de entidades de classe e familiares dos homenageados. A solenidade, marcada pela emoção e pelo reconhecimento das atividades dos profissionais da contabilidade brasileiras, foi realizada em Brasília/DF.

A primeira ação solene do evento foi a leitura e a assinatura do Termo de Posse pelo presidente Aécio Dantas. Em seguida, os conselheiros suplentes e efetivos, eleitos para o mandato de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025, foram nominados, receberam certificados, proferiram o juramento e foram empossados pelo presidente do CFC.

Dando continuidade à cerimônia, ocorreu a investidura do novo Conselho Diretor.

O grupo será responsável, ao lado de Dantas, pela gestão da entidade no biênio 2024-2025.

Continua após a publicidade

Nova Diretoria do CFC

Presidente: Aécio Dantas

Diretores:

Joaquim de Alencar Bezerra Filho (Governança e de Gestão Estratégica)

,Carlos Henrique do Nascimento (Registro)

Continua após a publicidade

Maria Dorgivânia Arraes Barbará (Política Institucional)

Sandra Maria de Carvalho Campos (Fiscalização, Ética e Disciplina)

Ana Luíza Pereira Lima (Controle Interno)

Ana Tércia Lopes Rodrigues (Técnica)

Sebastião Célio Costa Castro (Administrativo)

José Donizete Valentina (Desenvolvimento Profissional)

Os contadores foram empossados, durante a cerimônia, pelo presidente da autarquia. 

A programação solene foi seguida pela apresentação das atividades desenvolvidas pelo CFC em benefício da classe contábil. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer as principais conquistas da gestão (2022-2023), que foram compartilhadas por meio de um vídeo institucional.

Entre essas iniciativas está, por exemplo, a ampliação da participação dos profissionais da contabilidade em grandes debates nacionais, por meio do fortalecimento do diálogo com os órgãos de interesse da classe contábil; a instalação da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira, uma conquista do CFC em parceria com o Ibracon e a Fenacon; e a participação do CFC nas discussões sobre a Reforma Tributária na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Outras conquistas apresentadas foram a construção da proposta das mudanças nas diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis, a adesão do CFC ao Pacto Global da ONU e a criação do Comitê de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), entre outras iniciativas.

Discursos consagram as atividades do CFC e a essencialidade da classe contábil

O trabalho desenvolvido por Aécio Dantas, o Conselho Diretor e os demais conselheiros foi reconhecido por meio dos discursos de algumas das autoridades que compuseram a mesa de honra. A importância dos profissionais da contabilidade para o desenvolvimento sustentável do país foi outro ponto de destaque desses depoimentos.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, ressaltou que entidade que representa enxerga o CFC como um conselho irmão. “Juntos, temos construído várias pautas em torno daquilo que queremos para um Brasil muito melhor, mais inclusivo, mais transparente e com dias muito mais candentes”, afirmou. Simonetti ainda ressaltou que a trajetória de Dantas foi “exemplar no empenho pela integração, fortalecimento e qualificação da classe contábil brasileira”.

O líder da OAB pontuou também que o CFC possui a imprescindível missão de colaborar para o desenvolvimento econômico da sociedade. O advogado destacou o trabalho conjunto das entidades, em especial relacionado à pauta das eleições. “A Advocacia e a Contabilidade estão em constante diálogo e integração. Nossas entidades defendem pautas de interesse comum, a exemplo da parceria histórica do controle e da regulação do processo eleitoral brasileiro, símbolo máximo da nossa democracia. Juntos trabalhamos pelo aprimoramento das prestações de contas eleitorais e o subsídio para a elaboração de normas técnicas específicas de Contabilidade Eleitoral”, ressaltou.

A presidente do Comitê de Integração Latino Europa América (Cilea) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, representou as entidades nacionais e internacionais da classe contábil durante os discursos. Além de colega de profissão, Bugarim tornou-se amiga de Dantas ao longo dos anos de atividade classista.

Na ocasião, a contadora disse estar entusiasmada em poder testemunhar a caminhada do presidente do CFC e ressaltou algumas das principais entregas da gestão 2022-2023.

“Um traço marcante da sua personalidade, a sua liderança, veio aproximar entidades e favorecer o diálogo com os diversos poderes constituídos do país. A sua gestão veio permitir a integração do nosso trabalho com a modernidade e a tecnologia. Foram muitos os feitos e conquistas que nós já tivemos o privilégio de assistir, mas eu faço questão de destacar a aprovação normas de sustentabilidade”, reconheceu.

Outros pontos compartilhados durante a sua fala foram a política de governança do CFC e a construção da proposta das novas diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis, bacharelado.

O apoio do CFC para o fortalecimento da governança no país e a essencialidade dos profissionais da contabilidade para o desenvolvimento sustentável do Brasil foram os principais temas abordadas pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. O ministro ainda expôs ao público que o Conselho ocupou o primeiro lugar entre 380 instituições avaliadas no âmbito da governança.

Nardes afirmou que os profissionais da área são peças-chave para a transformação dos processos de gestão, inclusive além-fronteiras. “Estamos diante de uma classe, que é a mais influente da nação brasileira e pode nos ajudar a mudar culturas, por passar confiança, credibilidade e respeitabilidade. Os contadores têm essa capacidade. Não somente de ajudar a implantar a governança no Brasil, mas na América Latina como um todo”, exaltou a classe.

Representantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal enaltecem a classe

Com visão semelhante, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) falou sobre a relevância dos contadores nas discussões sobre a Reforma Tributária. O parlamentar disse ainda que quer mais profissionais participando da comissão que discute a temática. “O Brasil precisa dos contadores. Só nós podemos salvar esse país em termos de gestão”, concluiu.

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira (FPMCB), Deputado federal Júlio César (PSD – PI), representou o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lyra, na solenidade. O parlamentar falou sobre o impacto da classe contábil para a evolução nacional. “A Contabilidade desempenha um papel crucial no crescimento econômico do nosso país, proporcionando orientação, o crescimento das empresas, o controle financeiro, o planejamento estratégico e a coordenação de suas atividades”, citou. Júlio César ainda disse reconhecer que “não é possível alcançar o desenvolvimento sem a atuação eficiente dos contadores e das contadoras”.

A FPMCB também esteve presente nas palavras do deputado, que ressaltou que a iniciativa é um canal legítimo e uma ponte entre a classe contábil e os parlamentares. “A expertise dos contadores e das contadoras é de extrema importância para o debate e a formação de políticas públicas que impactam diretamente o setor econômico. Exemplo vivido dessa importância e competência foi a participação do Conselho Federal de Contabilidade durante a discussão e a aprovação da Reforma Tributária”, exemplificou.

O senador da república Laércio Oliveira (PP-SE), que representou o presidente do Senado federal, Rodrigo Pacheco, direcionou o seu discurso para falar sobre o reconhecimento que o presidente possui em Sergipe.

O parlamentar disse que gostaria que o público soubesse da importância do contador para o estado e para Aracaju e “do bem querer que os aracajuanos e sergipanos e os clientes do escritório de contabilidade dele têm por Aécio, e o respeito que a sociedade tem por ele”. E completou: “Há dezenas e dezenas de sergipanos que vieram aqui abraçar o seu filho, o seu conterrâneo, vieram abraçar o seu amigo, o seu irmão. O Estado de Sergipe está em festa”, comemorou. 

Razão e emoção em um mesmo discurso

O presidente do CFC não escondeu as lágrimas durante vários momentos da solenidade. Uma dessas ocasiões foi durante a leitura de seu discurso. Dantas ressaltou ser uma grande responsabilidade trabalhar em benefício de cerca de 530 mil profissionais da contabilidade, mas também “uma nobre e honrosa missão”.

O contador ainda salientou a satisfação de compartilhar o episódio com familiares, autoridades e amigos de diferentes partes do país e, em especial, de Aracaju, sua cidade natal. As suas palavras foram baseadas em três valores: gratidão, integração e lealdade. Dantas agradeceu a Deus e a seus familiares pelo suporte em sua caminhada.

O profissional também reconheceu o trabalho dos conselheiros de todos o Sistema CFC/CRCs e dos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). O apoio e a parceria das entidades contábeis, nacionais e internacionais, como Ifac, AIC, Cilea, Glenif, Ibracon, Fenacon, FBC e Abracicon, foram exaltados pelo homenageado.

Dantas convocou todos os membros do Sistema a adotarem uma postura de integração na gestão que se inicia. “Neste ambiente, mais que em qualquer outro, é a colaboração mútua e o espírito de grupo que faz a diferença. Ninguém conquista nada sozinho. Aqui não existe eu, somos nós. Aqui não existe um jogador e sim um time”, enfatizou.

Em continuidade, o presidente compartilhou os quatro pilares principais que irão nortear a gestão 2024-2025. Esses pontos orientadores são: fortalecimento do Sistema CFC/CRCs; implantação de ações que torne a profissão contábil mais atrativa; fortalecimento do relacionamento político institucional; e incentivo ao aprofundamento do conhecimento contábil em áreas como Contabilidade Pública, auditoria, perícia, Normas de Sustentabilidade, governança e compliance.

O contador ainda refletiu sobre as mudanças que têm ocorrido no perfil dos profissionais da área. “O cenário atual da Contabilidade no Brasil tem sido marcado por uma série de transformações impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças regulatórias e a necessidade crescente de serviços contábeis que ofereçam não apenas conformidade, mas também estratégia e consultoria”, destacou.

A sustentabilidade também esteve em pauta no discurso. Dantas lembrou que a necessidade de as empresas demonstrarem compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social tem refletido nos processos contábeis. O contador ainda ressaltou o trabalho de destaque que o Conselho tem feito nessa área. “Em total alinhamento com as organizações internacionais de Contabilidade, publicamos, em outubro passado, uma resolução que trata da adoção das Normas Internacionais de preparação e asseguração de Relatórios de Sustentabilidade, estabelecendo esta responsabilidade técnica ao profissional da Contabilidade”, comemorou.

A cerimônia de posse foi transmitida pelo canal do CFC no YouTube. Para acessar o conteúdo, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
26°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

26° Sensação
2.57km/h Vento
50% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qua 29° 18°
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 20°
Dom 29° 21°
Atualizado às 12h36
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,14 -0,46%
Euro
R$ 5,50 -0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,16%
Bitcoin
R$ 363,154,82 +0,17%
Ibovespa
124,949,67 pts -0.5%