O que é o novo cartão de benefício do INSS?

Com o novo cartão de benefício INSS é possível contrair crédito consignável

Compartilhe
PUBLICIDADE

Agora aposentados, pensionistas do INSS e quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) podem contar com uma facilidade a mais, o novo cartão de benefício INSS é a forma de pagamento de benefícios previdenciários por meio de cartão magnético. 

A Medida Provisória nº 1.106/22, que aumentou a margem consignável e liberou o empréstimo consignado para novos beneficiários, também apresentou o novo cartão de benefício consignado.

Com o novo cartão de benefício INSS é possível contrair crédito consignável com uma margem maior do que seus recebimentos. Confira, como irá funcionar o novo cartão de benefícios 

Quais instituições bancárias vão oferecer o novo cartão de crédito consignado do INSS?

 Segundo informações oficiais da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), já há confirmação das seguintes empresas para liberação do dispositivo:

  • BMG
  • Master
  • PAN
  • Santander
  • Daycoval; e
  • Facta.

Como vai funcionar?

De acordo com as regras do cartão de benefício consignado, os usuários podem sacar em dinheiro até 70% do limite concedido no cartão.

O novo cartão de benefício INSS amplia a margem de crédito consignável, de 40% para 45% do valor dos benefícios. Porém, este aumento de 5% é destinado para a nova modalidade de crédito Em outras palavras, o cartão é um produto oferecido aos segurados da Previdência Social, que aumenta em 5% o limite de crédito.

O novo cartão terá a obrigatoriedade de encaminhar uma fatura mensal e, se o total da fatura ficar até 5% do limite, ele será descontado diretamente do benefício. Se exceder os 5% permitidos para desconto em folha, o beneficiário terá de pagar a fatura adicionalmente. 

Ione Amorim, coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec diz que isso causa uma confusão e é um complicador a mais para que o consumidor faça a administração tanto dos descontos que virão diretamente na folha de pagamento quanto da possibilidade de ter de pagar adicionalmente uma fatura de cartão de crédito, com correção de juros de 3,06% ao mês

Ainda não existe a cobrança de anuidade, e são oferecidos ainda seguro de vida, auxílio e assistência funeral de forma gratuita, assim como descontos em farmácia. Os segurados têm um prazo maior para o pagamento da fatura: 40 dias. Em casos de débitos não pagos acima dos 5% descontados da folha, a taxa de juros é de 3,06% ao mês, a taxa máxima permitida pelo INSS.

Quem optar pelo novo cartão de benefício INSS pode também adquirir seguro de vida e auxílio-funeral, no valor mínimo de R$ 2.000 cada. 

Lembrando ser um serviço facultativo e terá uma cobrança de taxa adicional. E será disponibilizado conforme as políticas da instituição bancária que a oferecerá. 

Quem poderá solicitar o cartão?

O novo cartão de benefício INSS é um produto exclusivo para aposentados, pensionistas e quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Para contratação do serviço de cartão de crédito, o segurado deve ter entre 18 e 80 anos. Para os mais velhos, acima de 80, depende da política da instituição financeira que disponibiliza o crédito.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação