O que o profissional contábil deve esperar para o ano de 2022?

O contador é o melhor profissional para fazer o planejamento tributário e trabalhista. Essa demanda não é nova, mas em 2022 ela continuará com muita importância

O ano de 2021 está se encerrando, mas a profissão do contábil continuará sendo muito requisitada. Contudo, os profissionais devem se preparar, pois a automação deve continuar como tendência no próximo ano.

Trabalhos repetitivos estão sendo subtítulos completamente por robôs, pois ganhar tempo e produtividade serão fundamentais, e esse tempo poderá ser usado para auxílio na gestão da atividade dos clientes. O contador presente na atividade do cliente resulta em melhores resultados e honorários maiores.

A pandemia mudou as relações de trabalho, o profissional contábil também precisará ser flexível e estar atualizado com a forma de trabalho dos clientes, para atender da melhor forma possível e estar presente nas decisões, mesmo que de forma remota.

O contador é o melhor profissional para fazer o planejamento tributário e trabalhista. Essa demanda não é nova, mas em 2022 ela continuará com muita importância, visto a possível recessão que a economia está passando e como isso afetará as empresas.

Nas grandes empresas, o termo ESG (Environmental, social and governance) está na moda e o contador é o profissional que pode e deve ajudar a melhorar essas práticas. Empresas com um bom ESG devem apresentar melhores resultados financeiros e atrair mais investidores. O ESG tem tudo para ser tão importante para os contadores como foi a mudança no para a IFRS em 2007.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Murillo Torelli Pinto, professor de Contabilidade Financeira e Tributária da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Comentários estão fechados.