Os maiores problemas na criação de um site e como os evitar

Compartilhe
PUBLICIDADE

No momento de realizar o desenvolvimento de um site, a maior parte das pessoas acabam cometendo erros graves, resultando em um investimento de tempo e de dinheiro desnecessário.

O erro começa, na maior parte das vezes, justamente pela falta de um planejamento baseado em dados reais, o que dificulta muito os passos seguintes.

Por conta disso, levando-se em conta a importância desse assunto, resolvemos trazer este artigo descrevendo os maiores problemas na construção de um site, problemas que você deve evitar.

Quer saber mais sobre o tema?
Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

1 – Não ter objetivos claros

Nunca substitua clareza por esperteza. Muitas pessoas tem uma ideia e acreditam que aquela fórmula irá trazer grandes resultados. A verdade é que, provavelmente, você não é a primeira mente a ter esta ideia.

Saiba que toda ideia parece empolgante no começo, mas ela deve ser testada no mundo real para ver se tem fundamento.

Quando você não estabelece os objetivos do seu site de forma clara e com dados estruturados, não é possível fazer a medição dos resultados, para saber se está indo no caminho certo, o que é preciso modificar de errado, etc.

Qual é o objetivo de você criar seu site? 

  • É para ser um site institucional da sua empresa? 
  • É para ser um e-commerce? 
  • É para ser um portal de notícias? 
  • Um portfólio de serviços? 
  • Um sistema para facilitar as atividades da sua empresa?

Antes de pensar sobre qualquer outra coisa, é preciso definir o propósito principal do site que está criando. Não invista seu tempo e dinheiro em algo que você não precisa. Isso porque manter um site hoje é custoso e você precisará se dedicar a ele ao longo do tempo.

2 – Contratar uma agência para criar o site e não discriminar tudo o que precisa

Na maior parte das vezes, contratar uma agência para a criação do seu site é uma das melhores opções, pois você contará com profissionais capacitados e qualificados que passam boa parte do dia focados na criação de sites de diversos nichos.

Entretanto, é muito comum que pessoas ou empresas que contratam agências para criar o seu site, cometam um grande erro: não desenvolver um escopo detalhado de prestação de serviços e funcionalidades para o site.

Por conta disso, você corre o risco de ter um site feito de uma maneira que não havia planejado ou com algumas funcionalidades importantes faltando.

É por isso que entra aqui, também, a importância do planejamento com foco na usabilidade de um site, pois permitirá que você saiba tudo o que precisará e aí será possível informar para a agência contratada.

Esse processo também é importante em termos financeiros. Nada pior do que no final do seu projeto, você saber que precisará de algo a mais e ter que pagar além do que foi acordado inicialmente. 

3 – Adicionar coisas desnecessárias

Outro grande problema ao se criar um site, é adicionar coisas que são completamente desnecessárias a ele, só porque você acha que precisa.

É o caso, por exemplo, de você colocar um blog dentro do seu site e não fazer uso do mesmo, o que será mal visto pelo seu visitante. 

A ideia de um blog dentro de um site é exatamente criar e compartilhar conteúdos de qualidade para seu público-alvo.

Isso permitirá que eles percebam uma maior autoridade no site da sua empresa, considerando que você domina aquele assunto.

Assim, se criar um blog dentro do seu site, realmente faça publicações constantes e mantenha-o sempre atualizado.

 Outras coisas que você precisa considerar se vale ou não ter em seu site:

  • Chat – será que seu cliente prefere se comunicar por chat, e-mail ou telefone? Forneça sempre o melhor canal.
  • Área de login – desenvolver uma área de membros em um site é custoso e exige manutenção regulares. Veja se realmente precisará cadastrar os usuários.
  • Várias páginas – muitas coisas podem ser colocadas em apenas uma página e evitar que o usuário gaste muito tempo tentando encontrar uma informação ou que precise de vários cliques para chegar em determinado conteúdo.

4 – Tornar o site muito confuso

É normal que na criação de sites, muitas pessoas tentem a todo custo, direcionar seus usuários para realizar uma ação, por exemplo, o download de um produto gratuito ou a compra de um produto oferecido.

Além disso, ainda há desenvolvedores que incluem menus diversos ou mesmo adicionam chamadas por meio de pop-ups.

Dessa forma, o site acaba por tornar-se extremamente confuso para o usuário, que tende a sair do mesmo imediatamente e não voltar mais, o que é um problema. Lembre-se que é a primeira vez que ele visitará o seu site e ele precisa encontrar o que busca, sem precisar dar muitos rodeios.

O mais importante, é deixar seu site com uma boa usabilidade e proporcionar uma boa experiência para quem o utiliza, garantindo que o mesmo voltará outras vezes.

5 – Não fazer uso do SEO

Aqui está um problema que pode ter consequências sérias ao seu site, caso você acabe por cometê-lo.

Se você não fizer uso do SEO, seu site poderá até ter o melhor conteúdo da internet e uma boa usabilidade, mas dificilmente será encontrado pelo seu público-alvo.

Para que isso ocorra, é necessário que você deixe-o otimizado, o que deve ser feito por meio da utilização das técnicas de SEO, como uso de palavras-chave ou do link building, por exemplo.

Portanto, garanta que seu site seja otimizado e estará, assim, aparecendo nos primeiros resultados dos principais buscadores da internet, como o Google.

Conclusão

Como você viu, há alguns erros comuns que quem cria um site comete e, com isso, pode acabar prejudicando o sucesso do mesmo na internet.

Por conta disso, torna-se extremamente importante que você, antes realizar desenvolvimento de um site, atente-se a esses diversos erros e evite-os para não ter dor de cabeça futuramente.

Artigo escrito por Wellington Duarte
CEO na empresa: Web No Rio – Criação de Sites

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação