Pequenos negócios geraram 71% das vagas de trabalho criadas em 2023

MPE contrataram 1,26 milhão de um total de 1,78 milhão de carteiras assinadas

Compartilhe
PUBLICIDADE

O Brasil alcançou, no último mês de outubro, a marca de 1,78 milhão de novos empregos gerados desde o início do ano.

Desse universo, quase 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas, correspondendo a aproximadamente 1,26 milhão de novos postos de trabalho.

Já as médias e grandes geraram 372,4 mil vagas, equivalendo a cerca de 21% do total de empregos.

Os dados são de um estudo do Sebrae realizado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.

Leia também: Atenção: Micros E Pequenos Empreendedores 

Novas vagas de trabalho

Considerando apenas o mês de outubro, o levantamento do Sebrae mostra que foram criados pouco mais de 190 mil vagas de trabalho.

As micro e pequenas empresas contribuíram com 124,1 mil empregos, representando 65,2% do saldo líquido de contratações efetuadas. Enquanto as média e grandes empresas foram responsáveis por 69,8 mil novas vagas, equivalente a 36,7% do saldo.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números mostram, mais uma vez, a força do pequeno negócio e a importância desse segmento para a economia.

Leia também: Pequenos Negócios São Beneficiados Com Parcelamento De Dívidas No FGTS

“São os empreendedores de pequeno porte que sustentam o país. São as pessoas que acordam todas as manhãs e fazem o Brasil se movimentar, distribuindo renda, proporcionando inclusão social e a transformação das vidas de bairros e municípios, em todas as regiões. Pela primeira vez na história o Brasil registrou a marca de 100 milhões pessoas ocupadas. E temos uma das menores taxas de desemprego de 7,6%”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação