PIS/Pasep 2023: Mais de 2,7 milhões de novos trabalhadores foram inscritos 

Veja quem terá direito ao abono salarial e quando será o pagamento

Compartilhe
PUBLICIDADE

Mais 2,7 milhões de trabalhadores vão receber o abono do PIS/Pasep neste ano, após um novo processamento de dados feito pela Dataprev (empresa de tecnologia do governo federal). A consulta para saber se vai receber terá divulgação a partir do dia 5 de abril.

Os novos beneficiários foram incluídos após correção dos dados enviados pelos empregadores por meio da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do eSocial. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, havia divergências em cadastros, que agora foram atualizados.

O pagamento dos novos trabalhadores incluídos será feito no período entre abril e julho. Quem teria direito de receber o benefício em fevereiro e março terá o pagamento liberado a partir do dia 17 de abril. Os demais seguirão o calendário de 2023 aprovado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Leia também: Saque-aniversário terá nova regra a partir de março, veja o que vai mudar

Como receber o abono salarial 2023?

Os trabalhadores que receberiam em fevereiro e março deverão fazer a solicitação da liberação do dinheiro a partir do dia 5 de abril. Essa solicitação pode ser feita nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo email: [email protected].

É necessário substituir o “uf” pela sigla do estado onde o trabalhador mora. Para quem mora em São Paulo, por exemplo, o email é [email protected]. Se tiver dúvidas, é possível solicitar informações por meio do telefone 158.

O valor do abono salarial varia de R$ 108,50 a R$ 1.302, conforme a quantidade de meses trabalhados em 2021, que é o ano-base do pagamento.

O pagamento do benefício aos trabalhadores elegíveis no primeiro processamento começou na quarta-feira (15) e seguirá até julho. É possível fazer o saque dos valores até o dia 28 de dezembro. São beneficiários neste primeiro lote de pagamento, 3,5 milhões de trabalhadores.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Tem direito ao abono do PIS/Pasep 2023, ano-base 2021, o trabalhador que:

  • Trabalhou com carteira assinada por ao menos 30 dias em 2021
  • Recebeu até dois salários mínimos
  • Está inscrito no PIS/Pasep há ao menos cinco anos
  • Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Rais e no eSocial

Leia também: PIS/Pasep: nascidos em março recebem o abono quando?

Como consultar

As consultas podem ser feitas no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Será necessário que o trabalhador atualize o aplicativo. Caso apareça um erro chamado de “Elos PIS/Pasep”, o beneficiário deverá atualizar seus dados no aplicativo Meu INSS.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação