var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "14194541" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); })();

PIS/Pasep: 4 grupos vão receber um dinheiro este mês. Veja quem pode!

Dinheiro é relativo ao ano-base 2021. Veja quem tem direito

Compartilhe
PUBLICIDADE

A partir da próxima semana, alguns trabalhadores terão direito a uma grana extra. Nada mal, né? Todavia, de onde vem esse valor?

Entenda que milhões de brasileiros fazem parte do grupo de cidadãos que recebem benefícios do governo federal. Um deles é o abono salarial PIS/PASEP, conhecido por fazer pagamentos de até um salário mínimo para as pessoas que trabalham com carteira assinada.

Desde fevereiro que o Governo vem liberando as parcelas relativas ao PIS/Pasep, ano-base 2021. Quer saber mais a respeito? Acompanhe!

Leia também: PIS/Pasep Será Pago A 23 Milhões De Brasileiros. Veja As Datas De…

Programas PIS e Pasep

O Programa Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) foram criados pensando nas pessoas que trabalham em regime CLT. Ou seja, exercem a profissão com a sua carteira de trabalho assinada. O intuito do PIS/PASEP é garantir um colchão financeiro para casos extremos.

Desta forma, surge mais uma vantagem para os trabalhadores que possuem a sua carteira assinada. Isso porque além deste benefício, poderíamos citar alguns outros como férias remuneradas, seguro-desemprego, licença-maternidade e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Todos esses citados acima são de extrema importância para o trabalhador. A grande diferença entre o PIS e o PASEP é a instituição financeira que faz a remuneração dos beneficiários. No caso do PIS, o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é feito pelo Banco do Brasil.

Ou seja, os dois bancos estatais cuidam desta demanda, que hoje chega a um número próximo a 23 milhões de pessoas. A grande maioria dessas pessoas está incluída na categoria do PIS. Afinal, o PASEP, como seu próprio nome diz, foi idealizado e criado para atender a demanda dos servidores públicos.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Tem direito ao abono do PIS/Pasep 2023, ano-base 2021, o trabalhador que:

  • Trabalhou com carteira assinada por ao menos 30 dias em 2021
  • Recebeu até dois salários mínimos
  • Está inscrito no PIS/Pasep há ao menos cinco anos
  • Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Rais e no eSocial

Em abril, quem vai receber o benefício?

Segue a lista de pagamentos para quatro grupos que receberão o benefício neste mês de abril. Acompanhe:

  • Nascidos no mês de maio: a partir do dia 17 de abril (PIS);
  • Nascidos no mês de junho: a partir do dia 17 de abril (PIS);
  • Número de inscrição com o final 2: a partir do dia 17 de abril (Pasep);
  • Número de inscrição com o final 3: a partir do dia 17 de abril (Pasep).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil