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Planejamento empresarial 2020: Dicas que vão ajudar sua empresa a crescer

Planejamento empresarial 2020: Dicas que vão ajudar sua empresa a crescer

08/12/2019 às 08h43 Atualizada em 08/12/2019 às 11h43
Por: Vanessa Marques
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O ano de 2019 está chegando ao fim, junto com ele as metas costumam ir embora. Se você quiser ver seu negócio crescer, as metas deverão ser contínuas. Elas serão mais desafiadoras do que o ano atual ou reestruturadas para serem atingidas. Veja como fazer um planejamento empresarial de sucesso em 2020 para sua empresa!

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Planejamento empresarial

O planejamento, é a chave para a empresa crescer com objetivo, sucesso e lucro garantido. Por trás de todo negócio de sucessos existe um planejamento bem estruturado. Você é capaz de conseguir, veja nossas dicas para começar a implantar na sua empresa hoje mesmo! 

O que você verá neste artigo: 

  • Diagnóstico de 2019
  • Faça uma análise SWOT 
  • Customer Success 
  • Marketing
  • Planejamento com prazos!
  • Conclusão  
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Diagnóstico de 2019 

Com certeza essa seria a primeira dica de todas! Entenda de uma vez, para mudar o atual cenário é preciso verificar como foi o cenário anterior e para que isso aconteça é necessário ter uma avaliação detalhada sobre o seu negócio. Esse diagnóstico costuma explicar suas métricas, os erros, os acertos, o lucro, quais foram os pontos que geraram resultados e quais foram os obstáculos enfrentados ao decorrer do ano de 2019.  

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planejamento empresarial deverá conter algumas informações como: 

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  • Verificar o faturamento 
  • Identificar as despesas e custos
  • Fluxo de caixa
  • SWOT
  • Estratégias que deram certas
  • Estratégias que deram erradas

A partir de uma análise detalhada é possível verificar quais foram as falhas que surgiram no planejamento. É recomendado identificar as falhas o quanto antes  para traçar novas estratégias para solucionar o problema. 

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta para identificar os seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da empresa. Uma SWOT bem feita auxiliará no crescimento do seu negócio.

Pontos fortes: É importante usar o que a sua empresa tem de melhor! "Pode ser mais de uma, duas, três ou quantas for necessário", pode ser a localização dela ou qualquer outra coisa, mas use ao seu favor como um ponto forte para o crescimento empresarial. O importante é reforçar para as pessoas que sua empresa é a melhor naquilo que faz por algum motivo.

Ponto fraco: O ponto fraco, é o que têm que ser melhorado internamente pelo qual você tem o controle de resolver. Pode ser a comunicação por exemplo. Os pontos fracos podem ser reparados para que se tornem em pontos fortes do seu negócio mais para frente.  

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Oportunidades: São oportunidades externas, ou seja, existe um mercado no qual você pode explorar e lançar um novo produto que fará a diferença na vida das pessoas? Pode ser um acontecimento que está em alta e que sua empresa tenha a ver por exemplo. 

Ameaças: As ameaças são o que você não têm controle. Por ser mais difícil de ser controlada, é bom entender no que pode afetar na sua empresa, algumas situações de ameaças podem ser consideradas como os concorrentes ou mudança em leis e decretos  do governo que terá um impacto na sua empresa.  

É importante ressaltar que ao levantar todos esses indicadores, procure manter todos esses dados atualizados constantemente. Verifique quais informações dependem de você sem a interrupção governamental e procure fortalecer a imagem da sua empresa para que tenha um planejamento empresarial de sucesso. 

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Customer Success

Você já ouviu falar sobre essa área? Em outras palavras traduzindo para o português seria "Sucesso do Cliente". Uma nova tendência no mercado onde é proporcionado interações com o cliente e empresa, fortalecendo o seu relacionamento através das melhores experiências adquiridas possíveis.

Para aderir ao sucesso do cliente na sua empresa todos deverão participar seja de forma direta ou indireta, é necessário que todos trabalhem para que isso aconteça. Além de exigir esforço desde o primeiro contato do cliente com a empresa ou até a solução de um problema em que será necessário a participação da operação. 

Algumas atribuições do customer success:

  • Reuniões
  • Boas vindas
  • Acompanhar processos
  • Desempenhar atividades voltadas para o cliente
  • Disponibilidade para auxiliar na solução dos problemas

Lembre-se: Você não está apenas vendendo um produto ou serviço para o seu cliente, você vende uma experiência seja positiva ou negativa. Procure oferecer experiências positivas para que sua empresa crie uma reputação agradável ao ponto das pessoas fazerem indicações por espontânea vontade.  

Marketing 

Sua empresa pode crescer mas tudo dependerá de como você fará isso, se o seu objetivo principal é fazer com que sua empresa cresça em 5 anos. O que você fará para que esta meta aconteça? 

O marketing é uma das estratégias mais amplas para o crescimento do seu negócio, você precisará divulgar a imagem da organização, dos seus produtos, dos seus serviços e muito mais. As pessoas estão cada vez mais conectadas, o seu público alvo pode estar conectado também. Desenvolver estratégias de marketing digital na sua empresa é uma ótima forma de comunicação com o seu público. 

Além de promover campanhas, o marketing cuidará da divulgação dos seus produtos, poderá traçar estratégias de comunicação eficientes e identificar a sua persona, em outras palavras o seu potencial comprador ideal. 

Planejamento com prazos! 

Você conhece o planejamento na vida pessoal? Aquele que é feito no inicio do ano pelas pessoas? Nele você determina o que deseja conquistar e quanto tempo levará para atingir o objetivo.

Com o seu negócio, você deverá fazer quase as mesmas tarefas, mas na sua empresa. Estabelecer prazos no começo pode parecer uma tarefa complicada e chata de fazer, mas é preciso. Saiba que os prazos são fundamentais para o crescimento dos negócios e expansão dos lucros empresariais. 

Basicamente existe uma regra simples para definir os objetivos. Eles deverão ser classificados por prazos. Veja abaixo! 

Defina esses prazos da seguinte forma: 

  1. Curto prazo;
  2. Médio prazo;
  3. Longo prazo.

Sendo que eles ficariam assim:  

  • Curto prazo: Serão as ações que deverão ser executadas dentro do prazo de 3 a 6 meses; 
  • Médio prazo: Serão as ações que deverão ser executadas dentro do prazo 1 até 3 anos;
  • Longo prazo: Serão as ações que deverão ser executadas dentro do prazo de 5 anos.

Lembre-se: Suas metas podem mudar conforme forem atingidas. Caso atinja antes do prazo estabelecido, que é ainda melhor. É sinal de que está no caminho certo! 

Conclusão

Começar 2020 com o pé direito é o sonho de muitos empreendedores, você deve fazer um planejamento para atingir esse objetivo! Através de um diagnostico é possível analisar o que tem dado certo para sua empresa e o que não tem trazido tanto resultado quanto o esperado. Analisar quais são os seus pontos fortes, suas fraquezas, oportunidades e ameaças fazem parte de uma das dicas para sua empresa crescer e alcançar o tão sucesso sonhado.

Lembre-se de desenvolver atividades voltadas para o sucesso do cliente assim como as campanhas de marketing para melhorar a imagem da sua empresa. Existem um conjunto de dicas que podem ser trabalhadas juntas para que sua empresa desenvolva por completo. Acima de tudo, reconheça os valores da sua empresa e leve isso para as pessoas!

Fonte: Marbo Contábil

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