Quais segurados terão direito ao novo cartão do INSS?

Saiba mais sobre as vantagens do novo cartão do INSS, e quem poderá usufruí-lo. 

Compartilhe
PUBLICIDADE

Dentre as novidades anunciadas pelo governo neste mês de fevereiro, está o novo cartão do INSS voltado aos aposentados, pensionistas e demais segurados do instituto. A ideia do recurso é conceder determinados benefícios aos cidadãos contemplados pela autarquia, o que abarca desde descontos na compra de produtos e serviços, até gratuidades envolvendo o transporte público. 

A novidade nomeada de Cartão do Beneficiário trata-se de uma iniciativa do Ministério da Previdência Social liderado por Carlos Luppi em conjunto com o Ministério da Fazenda de Fernando Haddad, anunciada no último dia 6 de fevereiro. A expectativa é que o novo recurso seja disponibilizado ainda no próximo mês de março. 

Dito isso, continue sua leitura e confira maiores detalhes atrelados ao novo cartão, tais como os benefícios oferecidos e quem poderá utilizar das praticidades e vantagens do recurso. 

Benefícios do novo cartão do INSS

O portador do Cartão do Beneficiários poderá usufruir de diferentes vantagens, em parceria com estabelecimentos conveniados. No entanto, é importante frisar, de antemão, que o recursos ainda não foi lançado oficialmente, porém, tudo indica que em março tudo estará devidamente regulamentado e disponibilizado aos beneficiários do INSS. 

De todo modo, já é possível conferir alguns benefícios que serão viabilizados pela posse do cartão. Confira abaixo o que já foi anunciado neste âmbito: 

  • Descontos em compras: será possível conseguir uma redução do valor cobrado na aquisição de produtos e serviços. Essa vantagem estará disponível em diferentes estabelecimentos parceiros, abarcando farmácias, restaurantes, hotéis, companhias aéreas, dentre outros; 
  • Transporte gratuito: como o novo cartão será possível se deslocar por meio de transportes públicos, sem pagar nada por isso. O benefício facilita a utilização da referida gratuita para pessoas idosas com 60 anos ou mais; 
  • Cobertura nacional: as vantagens possuem uma abrangência em todo território brasileiro, ou seja, o segurado poderá desfrutar dos benefícios independente do local em que ele se encontre. Isto dispensa a necessidade de emitir uma autorização de uso do recurso em cada localidade. 

“É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. O beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional” afirmou o ministro da Previdência Social, Carlos Luppi. 

Quem poderá obter o cartão do beneficiário?

De acordo com o anúncio do último dia 6 de fevereiro, a ideia é disponibilizar o recurso a todos os beneficiários do INSS. Isto é, para poder possuir o novo cartão, basta que o cidadão esteja entre os cerca de 37 milhões de contemplados pelo instituto. 

Sendo assim, o recurso pode ser obtido por aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte, BPC (Benefício de Prestação Continuada), auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-família, ou qualquer outro provento intermediado pelo INSS. 

Contudo, nos estágios iniciais de concessão do cartão, a concessão será restringida apenas aos segurados que possuem conta Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Em suma, os correntistas dos bancos públicos representam 14 milhões do contingente total de contemplados pelo instituto. No entanto, tudo indica que, futuramente, o recurso estará disponível para operação nas instituições privadas.

“Nós queremos avançar até março (com os bancos públicos), depois nós vamos para os bancos privados. Isso gera um paradigma dos dois bancos públicos, que são muito fortes nessa área (social), para que os bancos privados também façam isso”, explica Luppi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação