var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "14194541" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); })();

Quarta-feira de cinzas (22) é feriado?

Descubra se esta quarta-feira de cinzas, dia 22 de fevereiro de 2023, é considerada um feriado nacional, ou não.

Compartilhe
PUBLICIDADE

A Quarta-feira de Cinzas é o dia que marca o fim do Carnaval, sendo considerada uma data religiosa para os cristãos, muitos querem saber se esse dia é feriado.

Amanhã, dia 22 de fevereiro de 2023, é Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o começo da Quaresma, um período religioso de 44 dias de penitência e reflexão, que dura até a Páscoa.

A quarta-feira (22) é um dia muito especial para diversos grupos, entretanto, amanhã é feriado? Responderemos nos próximos tópicos deste artigo!

O que é esta data?

A quarta-feira de cinzas acontece sempre após a terça-feira de Carnaval, e além de marcar o fim da festa mais comemorada no Brasil, esse dia é importantíssimo para os cristãos, pois é quando começa a quaresma.

A quaresma atualmente dura por um período de 44 dias, começando no final do Carnaval e terminando na quinta-feira santa.

Estes 44 dias funcionam como uma preparação para a semana da Páscoa, na quaresma os cristãos realizam práticas como jejuns, obras de caridade e confissões.

A Quarta-feira de Cinzas tem esse nome, pois durante as celebrações religiosas desse dia os fiéis recebem uma marca de cinzas, simbolizando a mortalidade e a necessidade de arrependimento e renovação  espiritual.

Leia também: Senadores Defendem O Fim Do Foro Privilegiado

Quarta-feira de cinzas é feriado?

Mostramos acima o que é esta data religiosa que marca o término das comemorações carnavalescas, porém, esta data é feriado?

Não, a quarta-feira de cinzas não é considerada feriado! Esta data é um ponto facultativo.

Quando uma data é considerada ponto facultativo, cada empresa ou órgão público define se haverá, ou não, expediente.

Neste ano, quase todas as capitais decidiram a quarta-feira de cinzas (22) como ponto facultativo com horário especial.

Portanto, se sua empresa decidir funcionar, você deverá ir trabalhar normalmente, caso falte sem justificativa, receberá as devidas punições, como ter o dia de trabalho descontado do seu pagamento.

Leia também: MEI E Simples Nacional: DAS Deve Ser Pago Até Quarta-Feira (22)

Conclusão 

A quarta-feira de cinzas, dia 22 de fevereiro de 2023, é uma data religiosa muito importante e um marco anual, pois é quando se encerra o Carnaval. Entretanto, apesar da importância deste dia, ele não é considerado feriado.

Esta data é apenas um ponto facultativo, algumas empresas não funcionarão, mas isso não quer dizer que seja feriado, se sua empresa optar por funcionar normalmente, é seu dever ir trabalhar.

O funcionário que faltar ao trabalho na quarta-feira de cinzas sem uma motivação que justifique legalmente esta atitude, terá seu dia de trabalho descontado e poderá ser advertido verbalmente pelo seu chefe.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil