Quem trabalhou em 2021 vai receber o abono PIS em 2022?

Trabalhou de carteira assinada em 2021? Descubra se você terá acesso ao abono salarial neste ano

Compartilhe
PUBLICIDADE

O abono salarial do PIS/Pasep se trata de um benefício pago anualmente pelo governo aos trabalhadores que se encaixam nas regras do programa.

O benefício se trata de uma espécie de 14º salário destinado aos trabalhadores de baixa renda que exercem atividade de carteira assinada.

Normalmente, o abono salarial é conhecido por ser pago no ano seguinte ao que o trabalhador exerceu atividade remunerada.

Nesse sentido, quem trabalhou formalmente no ano passado será que vai ter direito de receber o abono salarial neste ano de 2022? Se você quer uma resposta para essa pergunta, vamos lhe dar agora!

Quem trabalhou em 2021 vai receber o PIS/Pasep esse ano?

Até o ano passado, o abono salarial do PIS/Pasep era pago no ano seguinte ao que o trabalhador tenha exercido atividade remunerada.

Por exemplo, quem trabalhou em 2019 teve o calendário de pagamentos do PIS/Pasep liberado em julho de 2020 e foi pago até junho de 2021.

Nesse sentido, quem trabalhou no ano passado pode receber o abono salarial do PIS/Pasep a partir desse ano?

A resposta para essa pergunta é que não, quem trabalhou de carteira assinada em 2021 vai receber o abono salarial apenas em 2023.

Isso porque o governo mudou as regras de pagamento do abono no ano passado, onde, ao invés de termos pagamentos que se iniciam em julho de um ano e terminam apenas em julho do ano seguinte.

Agora o governo adotou o posicionamento de que todos os trabalhadores com direito ao abono salarial devam receber o PIS/Pasep no mesmo ano entre os meses de janeiro e dezembro.

Sendo assim, quem trabalhou em 2020 recebeu o abono este ano, quem trabalhou em 2021 vai receber o abono em 2023, assim como quem trabalhar este ano vai receber o abono apenas em 2024.

Pagamento do abono em 2022 já foi feito

Entendendo as mudanças que ocorreram, vale lembrar que o abono salarial que deveria ser pago este ano já foi feito e os trabalhadores já receberam.

Tiveram acesso ao benefício os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020, que receberam em média até dois salários-mínimos por mês e que estão inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

O pagamento foi feito entre os dias 15 de fevereiro até 24 de março e os trabalhadores que ainda não realizaram o saque possuem até o dia 29 de dezembro para resgatar o benefício.

Para saber quem possui ou não direito ao abono salarial pode baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível para celulares Android e iOS e verificar se possuem ou não direito ao benefício pago.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação