Receita abre consulta ao 5° lote do IR nesta sexta-feira!!

Este será o último lote de pagamentos de restituições

Compartilhe
PUBLICIDADE

A Receita Federal vai liberar nesta sexta-feira (22), a partir das 10h (horário de Brasília), a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023.

Tradicionalmente, o Fisco abre a consulta uma semana antes do pagamento dos valores aos contribuintes: neste mês, o crédito bancário vai ocorrer na sexta-feira, dia 29 de setembro.

Por isso, é muito importante preencher todos os requisitos legais para a restituição. Em 2023, a Receita Federal fez os pagamentos do 4° lote do IR no último dia 31 de agosto.  Já neste 5° lote, o número de contribuintes que serão beneficiados e o valor total pago ainda não foram divulgados pela Receita.

Para a consulta simples, é necessário informar o CPF, ano da declaração e a data de nascimento. Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração, ou seja, corrigir as informações que porventura estejam equivocadas.

leia também: Veja Como Ficou A Nova Tabela De Isenção Do Imposto De Renda

Como consultar a restituição?

Para consultar se vai receber a restituição no próximo lote, basta acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível conferir pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte queira mais informações, é possível, por meio do portal e-CAC, saber o status de sua declaração, descobrir se ficou alguma pendência ou se sua declaração caiu na chamada “malha fina”. Também é possível fazer a correção de eventuais erros que encontrar.

As restituições de declarações que apresentam inconsistências são liberadas apenas depois de corrigidas pelo contribuinte, ou após o mesmo apresentar comprovação de que a declaração está correta.

O pagamento ocorre diretamente na conta bancária informada na declaração do IR, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

A Receita Federal fica responsável em realizar um cálculo para verificar se o contribuinte pagou a quantidade de imposto necessária ao Fisco. A análise leva em consideração os ganhos e despesas do mesmo.

Quando é constatado que o contribuinte pagou um valor menor do que é devido, ele precisa pagar a diferença à Receita. Já quando ele paga mais imposto do que o necessário, tem saldo a devolver e pode resgatá-lo. A isso chama-se de restituição.

Leia também: Imposto De Renda: O Que Mais Pode Mudar Na Declaração De 2024, Além Da…

Próximo lote de pagamento

O próximo e último depósito da restituição do Imposto de Renda será no dia 29 de setembro. Ao todo, são cinco lotes de pagamentos. Veja o calendário da restituição do IR 2023:

  • 1º lote: 31/05 (já pago);
  • 2º lote: 30/06 (já pago);
  • 3º lote: 29/07 (já pago);
  • 4º lote: 31/08 (já pago);
  • 5º lote: 29/09 (a pagar).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação