Receita paga R$ 6 bilhões em restituição do Imposto de Renda

O montante corresponde ao 4º lote de pagamento da restituição do imposto. 

Compartilhe
PUBLICIDADE

Ainda na próxima quarta-feira (31), mais de 4 milhões de contribuintes irão ser contemplados com o quarto lote de restituição do Imposto de Renda (IR). Para custear essa rodada de pagamentos, a Receita Federal irá desembolsar um montante de R$ 6 bilhões. 

Para quem não é tão íntimo do tema, a restituição positiva do IR é a devolução de valores pagos a mais na declaração do imposto, feita no início do ano. Isto é, caso o contribuinte tenha declarado valores superiores a quantia devida, ele possui um saldo a receber, que é resgatado conforme o calendário estipulado pelo fisco. 

No próximo dia 31 de agosto, estaremos no 4º lote de devolução dos valores. Ao total, são 5 rodadas de restituição aos contribuintes, ou seja, três lotes já foram repassados pelo fisco em 2022.  Vale ressaltar que os depósitos são realizados na conta informada na declaração do IR.

4º lote de restituição do IR

Para executar a devolução dos valores, a receita estipula uma ordem de prioridade, primeiramente beneficiando grupos já prioritários, como idosos e pessoas com deficiência, e em seguida contemplando os contribuintes “comuns” conforme a data de entrega da declaração. 

Neste 4º lote da restituição, serão ao todo 4.462.564 contribuintes contemplados, que atendem aos seguintes perfis: 

ContribuintesNº de pessoas que recebem o 4º lote
Contribuintes não prioritários que enviaram a declaração do IR no dia 31/05/20224.362.766
Idosos com idade entre 60 e 79 anos60.575
Pessoas  cuja maior fonte de renda seja o magistério 25.854
Idosos com mais de 80 anos7.855
Pessoas com deficiência (física, mental ou moléstia grave)5.514

Nota! Cabe explicar que no lote atual há um contingente menor de contribuintes prioritários, pois grande parte do grupo já recebeu nas rodadas anteriores.  

Como consultar a sua restituição?

Quem deseja saber com exatidão se receberá a restituição do IR, é preciso acessar o site da Receita Federal na internet. Feito isso, basta buscar pela opção  “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição“. Será necessário informar o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração (2022). 

Vale ressaltar que a consulta também pode ser feita pelo aplicativo do fisco, intitulado de Meu Imposto de Renda. O app está disponível para download em aparelhos Android e IOS. 

Calendário completo da restituição do IR

LoteData da restituição
1º lote 31 de maio (já pago)
2º lote 30 de junho (já pago)
3º lote 29 de julho (já pago)
4º lote 31 de agosto
5º lote 30 de setembro 

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil