Recessão necessita de demonstrativos transparentes e com sugestões para a superar

Quando Larry Fintch, alerta sobre RECESSÃO econômica, precisamos refletir e traçar um cenário futurístico mais realista de conformidade com nossos recursos, eis uma verdade incontestável

Compartilhe

INTRODUÇÃO

PUBLICIDADE

O mundo atual com fatos e acontecimentos atípicos agregado a uma inovação tecnológica exige profissionais antenados com a seletividade exigente do mercado, e as profissões com futuro digital, mas com melhorias em seu know how e expertise devem demonstrar importância nesse universos de adversidade econômica.

Citamos Larry Fintch, por ser o CEO da BlackRock, Vanguard, e State Street, que com seu sistema ALADIN, congrega informações e dados de grande importância para os investidores e StakeHolders, e representam a MAIOR EMPRESA do Mundo, com participações em diversas empresas espalhado no globo.

CONHECIMENTO

Sabemos que o CONTADOR do futuro, é aquele que exerce a ciência da contabilidade com princípios e licitudes, registrando e mensurando os fatos e atos administrativos, buscando controlar, analisar o Patrimônio, através de demonstrativos contábeis e financeiros de uma entidade, gerida por um gestor ou administrador que deve LER, ENTENDER, ANALISAR, tais demonstrativos.

Leia também: Lançamentos Contábeis: Saiba o que são, veja exemplos e como fazer

Numa situação de Economia em declínio, ou em recuperação, num cenário de recessão econômica, desemprego, taxa de juros e inflação elevadas, custos e despesas crescentes, concorrência internacional, fluxo de caixa minguado, vendas e faturamento em grave declínio, exaustão acelerado do Patrimônio, lucros, dividendos, e resultados positivos em voraz redução, e com cenário no mínimo perturbador, exige profissionais mais antenados com tais eventos e que possam fazer a diferença qualitativa em seu labor.

O mais engraça do de todo esse CONHECIMENTO é que Larry Fintch, é formado em ciências políticas com especialização em Negociação de Ações Imobiliárias, que iniciou sua vida como estagiário em um Banco, que foi demitido por gerar um prejuízo, mas continuou no seu foco, e se juntou aos sócios do antigo Lemons Brothers, remanescentes do Escândalo do Subprime dos EUA, fundou a Black Rock, e criou o maior fundo e a maio empresa do globo, conjuntamente com a Vanguard e a State Street, todos direcionados pelo sistema ALADIN, gerando relatórios e dados sobre os investimentos e sugerindo ações e atitudes estratégicas, mas precisa de um aprimorado feeling na análise e ações consequentes.

RECESSÃO ECONÔMICA

A Recessão Econômica resultante da situação da Economia Global, fato esse ratificado pelos institutos internacionais e nacionais, inclusive confirmados pelos grandes players do mundo dos negócios e dos investimentos, informando que essa CRISE poderá ser maior que o Crack da Bolsa de Valores em 1929, chamada de a grande depressão, causando dissabor e mal estar entre todas as camadas sociais, e afetando toda a economia do globo.

Nessa OPORTUNIDADE saíra com menor sequela a empresa de qualquer porte ou tamanho, que tenha uma CONTABILIDADE elaborada com princípios, controle interno, transparente, devidamente analisada por profissional competente, que agregue valor com sugestões estratégicas oferecidas a alta administração da empresa.

Mas sabemos que para tal acontecimento se faz necessário uma UP GRADE qualitativo desses profissionais, principalmente no tocante ao aprofundamento do conhecimento de inovações tecnológicas derivada de uma inteligência artificial, com velocidade 5G/6G, inclusive com a inserção do Metaverso, já que sabemos da importância das IA’s que nos rodeiam,

Leia também: Contador é de fato a força motriz da economia brasileira!

Outra sugestão de melhor capacitação e qualificação é o conhecimento de outros idiomas, tais Inglês/ Mandarim e demais, conhecer o CHAT GPT, obter conhecimento de Direcionamento de Analista de Dados, saber interpretar as métricas e elaborar relatórios comparativos e avaliativos inclusive gráficos para melhor atender os anseios da alta administração.

CONTADOR (A)

O tempo para sua melhor capacitação e qualificação está se esvaindo, assim como a evolução exponencial da Inteligência Artificial se faz presente nas atividades mecânicas, e que já invade a sapiência com sanciência podendo elaborar relatórios de afinidade com similaridade a inteligência biológica.

As melhorias que devem ser implementadas dependem de cada um de nós, mas as oportunidades e o tempo nos é exíguo, pois sabemos das implicações que tais fatos importam.

O mais gritante é que muitos serão afetados negativamente, por não possuírem os recursos necessários para obter um know how e uma expertise mais antenada com a seletividade de um mercado exigente, e alimentado por inovações.

É comprovado que nossas ações devem ser motivadas por um planejamento estratégico que busque resgatar a profissão de CONTADOR, diante dos gravames fatos que a debilitam, gerando e implicando em desvalorização.

O MERCADO não perdoa, quão mais tempo perdemos na nossa reação, maior prejuízo trará para a nossa profissão, e isso é uma verdade incontestável, que devemos refletir.

CONCLUSÃO

É inegável que essa inércia estagnante tem nos proporcionado, diante dos fatos que nos assolam, e prejudicam e desvalorizam ainda mais a nossa profissão, e diante dos fatos e acontecimento que germinam e crescem vorazmente, devemos adotar atitudes conscientes para a nossa adequação a esses acontecimentos.

Os cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, assim como os cursos das demais profissões, precisam serem revistos e aplicados um up grade qualitativo que busquem formar profissionais antenado com o Mercado e as Inovações Tecnológicas.

Leia também: Conheça as principais obrigações fiscais, tributárias e contábeis

Desde o Investidor, Gestor Educacional, Corpo Docente e Discente, precisam entender que só haverá futuro com sólidos investimentos numa EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, em que possam gerar gorduras na Economia tratando com excelência as Potencialidades Econômicas que o Brasil detém, mas essa decisão deve ser coesa na busca desse objetivo.

Quiçá esse INSIGHT de artigo possa afetar os líderes que detém tal poder, já que essa MUDANÇA implica em melhorias significativas para o bem de todos os brasileiros.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e genial LEVY DA COSTA.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação