Saudosismo: Orkut vai voltar, garante criador da rede social

O Orkut, é considerado a primeira rede social do mundo

Compartilhe
PUBLICIDADE

Uma das redes sociais mais famosas de todos os tempos pode voltar. O criador Orkut Buyukkokten reativou o site da rede social na quarta-feira (27). Quando o usuário acessa o portal orkut.com, se depara com uma mensagem do seu criador. Ele relembra quando a rede foi lançada há 17 anos atrás quando ainda trabalhava no Google.

Houve uma vez que não existia WhatsApp, Instagram e Facebook, mas existia o Orkut, considerado a primeira rede social do mundo, lançada em 2004. Quando foi criada, a intenção era atingir os americanos. No entanto, os maiores usuários foram os brasileiros e os indianos, chegando a 300 milhões de pessoas.

O site era filiado ao Google e teve sua sede até 2008 na Califórnia, Estados Unidos. Depois a empresa migrou para o Brasil, isso porque, os brasileiros eram um dos maiores usuários da rede social.

Os brasileiros podiam:

Publicar fotos e criar álbuns;

Adiconar outras pessoas e enviar mensagens, chamadas de scraps;

Podiam também enviar depoimentos (recados públicos no perfil de alguém.

Mas o Orkut acabou perdendo espaço para o Facebook, e acabou ficando de lado. E deixou de existir em 2014, quando o Google deu um ponto final na rede social.

Agora, a nostalgia toma conta de novo de muita gente que nos anos 2000 usava o Orkut, ao saber que ele pode voltar a existir.

Veja a carta divulgada por  Orkut Buyukkokten 

“Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar.

Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação