19°C 30°C
Uberlândia, MG

Sinais de recuperação ocorreram em setor de serviços

Sinais de recuperação ocorreram em setor de serviços

24/06/2020 às 14h33 Atualizada em 24/06/2020 às 17h33
Por: Wesley Carrijo
Compartilhe:

Maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina identificou em levantamento primeiro aumento na demanda, após queda brusca que atingiu o setor em meio a pandemia

A pandemia da Covid-19 afetou diretamente o setor de serviços autônomos no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços apresentou uma queda recorde de -12% em abril.

Continua após a publicidade

Apesar de o mercado ainda apresentar instabilidade, o setor vem sinalizando uma melhora gradativa, como mostra o relatório do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, que vem analisando periodicamente os impactos da Covid-19 no setor de serviços autônomos desde o início de março.

De acordo com o levantamento, a demanda por serviços aumentou 15,3% entre os dias 31 de maio a 6 de junho, em comparação com os dias 8 a 14 de março, período em que a crise não havia atingido o setor ainda.

"Percebemos neste levantamento um reflexo da mudança de comportamento do consumidor e a necessidade de readequação e busca por alternativas pelos profissionais em meio a crise.

Por isso, reestruturamos o modelo de negócios da plataforma para ofertar muito mais serviços de forma 100% remota, garantindo assim a segurança tanto do cliente quanto do prestador do serviço", comenta Eduardo L'Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Continua após a publicidade

Categorias mais afetadas

Os profissionais que trabalham nas categorias "Eventos" e "Serviços Domésticos" foram os mais afetados com a redução progressiva de pedidos pelo aplicativo.

Com o avanço do novo coronavírus, a necessidade do distanciamento social tem sido reforçada pelas autoridades de saúde e, com isso, muitas pessoas deixaram de realizar eventos ou contratar profissionais para realizarem serviços dentro de suas casas.

A categoria Eventos já chegou a uma queda de -86% na demanda, entre os dias 10 a 16 de maio, em comparação com os dias 8 a 14 de março.

Entretanto, a última atualização do relatório registrou -78%, onde houve uma pequena redução na queda pela demanda desta categoria, entre os dias 7 e 13 de maio, comparado com o mesmo período.

Continua após a publicidade

Os serviços que tiveram menos procura, foram: churrasqueiros, garçons e copeiras e DJs.

Já a categoria "Serviços Domésticos" chegou a uma queda de -68% na demanda, entre os dias 22 a 28 de março, comparado com os dias 8 a 14 de março.

Reestruturação do modelo de negócios

Na última semana analisada houve uma redução de -30% na demanda desta categoria, entre os dias 7 a 13 de maio, em comparação com o mesmo período.

Os serviços mais afetados desta categoria, foram: cozinheira, motorista, passadeira e diarista.

Sinais de recuperação do setor de serviços

Muito desse aumento é representado pela categoria "Assistência Técnica", que teve um aumento significativo na demanda.

O aumento já chegou a 70% - maior pico registrado até agora, entre os dias 24 a 30 de maio, em comparação com os dias 8 e 14 de março.

Em maio, o aplicativo identificou nesta categoria mais de 100 mil pedidos.

Os serviços dessa categoria que mais tiveram aumentaram nesse período no aplicativo, foram: conserto de videogame (+204%), notebook (+130%), televisão (+124%), tablet (+117%), microondas (+105%), computador e desktop (+96%), celular (+77%), eletrodomésticos (+74%), fogão e cooktop (+68%), aparelho de som (+62%) e lava-roupa (+62%).

A categoria "Reformas e Reparos", uma das mais solicitadas no aplicativo, sofreu diretamente com a chegada da crise gerada pelo novo coronavírus.

Com isso, a queda na demanda chegou a -51%, entre os dias 22 a 28 de março, em comparação com os dias 8 a 14 de março.

Porém, após uma redução gradativa que ocorreu na queda da demanda nas semanas seguintes, o aplicativo registrou um aumento de 14% na procura, entre os dias 7 a 13 de junho, em relação ao mesmo período.

Só em maio, esta categoria identificou mais de 130 mil pedidos no app.

Com o objetivo de evitar que os profissionais e os consumidores corram riscos de contraírem ou transmitirem o novo coronavírus (Covid-19), o GetNinjas está realizando uma campanha interna para auxiliar e orientar todos os prestadores de serviço cadastrados no aplicativo à tomarem as devidas medidas de segurança e prevenção, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, nos serviços essenciais que precisam ser feitos presencialmente.

Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
20°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

20° Sensação
3.6km/h Vento
77% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sáb 29° 19°
Dom 30° 19°
Seg 31° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 18°
Atualizado às 07h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 0,00%
Euro
R$ 5,54 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,10%
Bitcoin
R$ 350,738,77 -1,35%
Ibovespa
124,645,58 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade