Sustentabilidade: como podemos colaborar para a preservação do planeta?

Entenda como a mudança de alguns hábitos é fundamental para a conservação do meio ambiente

Compartilhe
PUBLICIDADE

A preservação do meio ambiente é um assunto muito discutido ultimamente e não tem como nos aprofundar no tema, sem antes conhecermos o real significado da palavra sustentabilidade. O termo se refere às habilidades das pessoas de desenvolver as mais diversas atividades nos âmbitos econômicos e sociais, assegurando o uso equilibrado dos recursos da natureza.

Acompanhe o artigo e entenda o que é possível fazer para conservar o meio ambiente.

Com relação à preservação da natureza, quais são as atitudes que devemos tomar?

Sabemos que a forma como o ser humano tem lidado com o meio ambiente, contribuiu muito para a degradação dos recursos naturais. Veja abaixo, algumas atitudes que podem ajudar a amenizar essa situação:

Ao organizar o lixo, separe o que é reciclável

O processo de separação do lixo reciclável é muito vantajoso, pois evita o descarte incorreto dos resíduos, o lixo reciclável volta para o ciclo produtivo e os recursos da natureza são poupados.

É importante ressaltar que, essa separação pode ser realizada em casa, separando resíduos recicláveis (papel, metal, vidro e plástico) dos lixos orgânicos.

Reutilize

A reutilização pode ser incorporada de maneira fácil na nossa rotina, basta tentar dar outra utilidade para algo que já existe. 

Uma forma simples de fazer isso é usando a água que seria descartada depois de lavar as roupas, para lavar a calçada. 

Faça o descarte correto dos resíduos tóxicos

A realização do descarte no local adequado é importante, pois evita que esses resíduos nocivos (pilha, bateria, lixo hospitalar, óleo de cozinha, entre outros)  prejudiquem o meio ambiente. Existem pontos de coleta para esse tipo de lixo, procure o mais próximo de você.

Tente não desperdiçar alimentos

A comida é algo muito desperdiçado nos lares brasileiros; por isso evite estocar grandes quantidades de alimentos, aproveite a comida em sua totalidade, congele os alimentos preparados e somente descongele o que for consumir.

Evite usar o carro

O carro emite gases que geram o efeito estufa; por esse motivo evite o uso do veículo e opte por fazer uma caminhada, ou andar de bicicleta, além de ajudar o meio ambiente, você está agindo em favor da sua saúde. 

Economize água e energia elétrica

A água é um recurso da natureza que pode se esgotar; por isso diminua o tempo de banho, utilize a água das chuvas.

Várias pequenas atitudes podem ser tomadas para economizar a energia elétrica, como: apagar as luzes sempre que não tiver ninguém no cômodo, trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, não deixar os aparelhos eletrônicos na função stand-by.

Diminua o consumo de carne

A produção de carne para o consumo é uma das grandes responsáveis pelo desmatamento e emissão de gases que ajudam nas mudanças climáticas; por esse motivo a diminuição do consumo de carne, contribuiu para a preservação do meio ambiente.

Consuma de acordo com suas necessidades 

Consumir com responsabilidade não significa deixar de consumir; mas saber planejar antes de realizar a compra, diferenciar se aquele item é realmente necessário, ou se é algo dispensável e dar  prioridade às empresas que pensam no futuro do planeta.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação