Telefone do INSS: Saiba como ligar e quais serviços estão disponíveis

O atendimento telefônico está liberado para cidadãos em geral e para os segurados da Previdência Social.

O telefone do INSS é um número com três dígitos, onde você poderá telefonar de um aparelho fixo ou público de graça e de celular, com custo de uma ligação local.

O atendimento da central acontecerá através do telefone 135. O horário de atendimento é: 07 da manhã às 22 horas da noite nos dias de segunda á sábado. Lembrando que os atendimentos não funcionam aos domingos e nem em feriados.

Quais serviços estão disponíveis pelo telefone?

Todos os serviços disponíveis no site oficial do INSS estão disponíveis no telefone INSS como:

  • Atualização de dados cadastrais
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • fazer a inscrição como contribuinte;
  • pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • conferir o andamento dos processos em andamento;
  • verificar data de pagamento de benefícios;
  • obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias.

Entre vários outros.

Teclando 1: Para falar diretamente com um atendente, para obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir a uma agência fazer perícia médica, requerer benefício, agendar a alteração dos dados cadastrais ou emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Teclando 2: O usuário pode consultar data e hora da perícia agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC

Teclando 3: Será possível fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria.

O que devo informar após realizar a ligação?

Após ligar para o INSS você deverá repassar as informações pessoais básicas ou ter em mãos:

  • Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Número do NIS/PIS (para empregado com carteira assinada);
  • Número do NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
  • CNPJ ou CPF do empregador;
  • Número do Benefício (NB) ou número de inscrição na Previdência Social; se tiver.

Cuidados para não cair em golpes

O INSS nunca entra em contato direto para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por qualquer outro meio que não o aplicativo ou site.

O INSS não tem nenhum nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público. Os únicos canais para contato do órgão são as agências, a Central 135 e as plataformas online do Meu INSS.

O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links e nem pede documentos pelo SMS. Portanto, as pessoas não devem clicar ou disponibilizar qualquer informação via SMS como resposta.

O número 135 substitui o anterior: INSS telefone 0800 728 0191, que foi desativado. A Central 135 é, portanto, o único canal de atendimento por telefone oficial.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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