Uma realidade consideravelmente recente e ainda desconhecida pelos escritórios e profissionais de contabilidade, a atividade contábil online pode fazer com que você seja capaz de prestar serviços e consultoria de gestão às empresas quilômetros de distância da sua sede.

A contabilidade online é uma clara consequência da revolução digital vivida por todos nós e a minha intenção, neste momento, é esclarecer todos os mitos por trás dessa novidade, que tem muitos motivos para se transformar em um método eficaz e permanente.  É preciso esclarecer que este artigo não é um incentivo à conversão do seu escritório contábil em um emissor de guias.

Primeiro você precisa saber onde está o seu cliente. Não é preciso restringir sua atividade apenas ao mercado local, você pode sonhar alto e refletir por que razões você não atende empresas em outras cidades, outros estados. Atualmente é plenamente viável a prestação de serviços ao clientes mais distantes de sua sede física e ainda fazê-lo com uma estrutura enxuta, ágil e com grande rentabilidade sobre seus serviços, tudo sem perder o bom relacionamento com o cliente, detalhe essencial para a longevidade do escritório. Então estude os motivos de prestar um serviço de contabilidade online.

O especialista e pioneiro em contabilidade online no Brasil, Anderson Hernandes, explica: “Costumo dizer aos meus alunos e clientes que existem dois aspectos fundamentais para ter sucesso no mercado de contabilidade online: Seguir uma metodologia e ter disciplina na aplicação da técnica para conquistar resultados”.

Com isso em mente, esses os cinco passos para que você possa montar um serviço de contabilidade online começam com a tecnologia na contabilidade. É impossível oferecer um serviço de contabilidade online sem o auxílio da tecnologia. Ser adepto às novas tecnologias é o primeiro passo para quem quer sair na frente no mercado contábil. Ultimamente temos visto uma ruptura em várias segmentos convencionais graças à tecnologia. Alguns exemplos são as polêmicas entre Uber e taxistas, WhatsApp e operadoras de telefonia, assim como setores que perderam força, no caso as locadoras de vídeo, com a chegada do Netflix e demais aplicativos digitais.

Isso nos mostra que os não adeptos da tecnologia, infelizmente, estão fadados ao fracasso. Encontrar uma tecnologia que mais se adéqua à realidade do seu cliente é fundamental para garantir a satisfação dele. Principalmente sistemas de gestão para manter as contas organizadas e que tenha a possibilidade de integração com o sistema usado no escritório.

Tenha uma equipe preparada para atendimento digital. Por trás de todo o aparato tecnológico, é imprescindível que uma equipe esteja 100% pronta para atender a nova demanda digital. O time precisa se tornar um consultor de negócios e deixar para trás a atividade mecânica de digitação de lançamentos. Isso exige mudança de postura. É um trabalho que envolve motivação, conhecimento e comprometimento com o sucesso do cliente.

Não treine apenas sua equipe, mas também o seu cliente. Para que esse nova modalidade de serviço funcione é preciso que o cliente esteja firmemente decidido a colaborar com o próprio sucesso. Em alguns casos o caminho para essa transformação será toda uma reeducação financeira completa. É aí que entra o papel de consultoria do contador que precisa — na verdade deve — indicar uma ferramenta de gestão de documentos em nuvem que traga benefícios para o cliente e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a utilizar essa ferramenta para que o escritório também seja beneficiado.

É uma relação Ganha-Ganha: o cliente organizado tem mais informação para tomada de decisão e aumenta suas chances de sucesso. O Contador ganha produtividade e tem o cliente por muito mais tempo, crescendo junto e apoiando na gestão.

Prepare seu site para a contabilidade online. Esse passo é fundamental, porque de nada adianta ingressar no mercado online sem um espaço digital preparado para receber clientes de todo o canto do Brasil. A partir do momento em que você coloca o seu escritório na internet, você pode ser visto por qualquer pessoa, e por isso seu site precisa ser uma vitrine para os seus serviços e diferenciais do seu escritório.

Por fim e muito importante (eu diria, essencial), arquitete e execute um bom plano de Marketing Contábil. Em 2014, uma pesquisa realizada pelo consultor Roberto Dias Duarte junto às organizações contábeis de todo o Brasil revelou que menos de 40% dos escritórios realizam ações de marketing. Ao mesmo tempo em que 70% deles declararam que seu principal diferencial é o cumprimento rigoroso das obrigações acessórias.

Prestar um excelente serviço continua sendo fundamental, mas será que é suficiente para se destacar entre as mais de 50 mil organizações contábeis ativas registradas no Brasil e fazer seu escritório contábil progredir de forma significativa? Para se tornar um escritório de contabilidade online, o marketing contábil digital é obrigatório para se obter sucesso. Sem o marketing, todos os passos anteriores serão apenas iniciativas, mas o seu real resultado não aparecerá.

O teu sucesso depende de seu planejamento e organização. É claro que em seu caminho, principalmente com tantas mudanças no radar, você definirá e decidirá qual a melhor estrada para ser percorrida. As dicas desse artigo, no entanto, certamente farão essa estrada ter menos percalços e rumo a um escritório de contabilidade online moderno.

Matéria inspirada em: http://contaazul.com/contabilidade/blog/como-montar-um-escritorio-de-contabilidade-online/

Postagem:
retrato de Marcelo dos Santos, colunista ContaAzul

Formado em Ciência Contábeis, Marcelo dos Santos tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou diversos prêmios como o Marketing Company on Technology Marketing e Grandes Sacadas de Marketing. Atualmente, é Sócio & Head do ContaAzul para Contadores.