Um escritório 2.0: Como se transforma a contabilidade por meio das ferramentas digitais

Compartilhe
PUBLICIDADE

Uma realidade consideravelmente recente e ainda desconhecida pelos escritórios e profissionais de contabilidade, a atividade contábil online pode fazer com que você seja capaz de prestar serviços e consultoria de gestão às empresas quilômetros de distância da sua sede.

A contabilidade online é uma clara consequência da revolução digital vivida por todos nós e a minha intenção, neste momento, é esclarecer todos os mitos por trás dessa novidade, que tem muitos motivos para se transformar em um método eficaz e permanente.  É preciso esclarecer que este artigo não é um incentivo à conversão do seu escritório contábil em um emissor de guias.

Primeiro você precisa saber onde está o seu cliente. Não é preciso restringir sua atividade apenas ao mercado local, você pode sonhar alto e refletir por que razões você não atende empresas em outras cidades, outros estados. Atualmente é plenamente viável a prestação de serviços ao clientes mais distantes de sua sede física e ainda fazê-lo com uma estrutura enxuta, ágil e com grande rentabilidade sobre seus serviços, tudo sem perder o bom relacionamento com o cliente, detalhe essencial para a longevidade do escritório. Então estude os motivos de prestar um serviço de contabilidade online.

O especialista e pioneiro em contabilidade online no Brasil, Anderson Hernandes, explica: “Costumo dizer aos meus alunos e clientes que existem dois aspectos fundamentais para ter sucesso no mercado de contabilidade online: Seguir uma metodologia e ter disciplina na aplicação da técnica para conquistar resultados”.

Com isso em mente, esses os cinco passos para que você possa montar um serviço de contabilidade online começam com a tecnologia na contabilidade. É impossível oferecer um serviço de contabilidade online sem o auxílio da tecnologia. Ser adepto às novas tecnologias é o primeiro passo para quem quer sair na frente no mercado contábil. Ultimamente temos visto uma ruptura em várias segmentos convencionais graças à tecnologia. Alguns exemplos são as polêmicas entre Uber e taxistas, WhatsApp e operadoras de telefonia, assim como setores que perderam força, no caso as locadoras de vídeo, com a chegada do Netflix e demais aplicativos digitais.

Isso nos mostra que os não adeptos da tecnologia, infelizmente, estão fadados ao fracasso. Encontrar uma tecnologia que mais se adéqua à realidade do seu cliente é fundamental para garantir a satisfação dele. Principalmente sistemas de gestão para manter as contas organizadas e que tenha a possibilidade de integração com o sistema usado no escritório.

Tenha uma equipe preparada para atendimento digital. Por trás de todo o aparato tecnológico, é imprescindível que uma equipe esteja 100% pronta para atender a nova demanda digital. O time precisa se tornar um consultor de negócios e deixar para trás a atividade mecânica de digitação de lançamentos. Isso exige mudança de postura. É um trabalho que envolve motivação, conhecimento e comprometimento com o sucesso do cliente.

Não treine apenas sua equipe, mas também o seu cliente. Para que esse nova modalidade de serviço funcione é preciso que o cliente esteja firmemente decidido a colaborar com o próprio sucesso. Em alguns casos o caminho para essa transformação será toda uma reeducação financeira completa. É aí que entra o papel de consultoria do contador que precisa — na verdade deve — indicar uma ferramenta de gestão de documentos em nuvem que traga benefícios para o cliente e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a utilizar essa ferramenta para que o escritório também seja beneficiado.

É uma relação Ganha-Ganha: o cliente organizado tem mais informação para tomada de decisão e aumenta suas chances de sucesso. O Contador ganha produtividade e tem o cliente por muito mais tempo, crescendo junto e apoiando na gestão.

Prepare seu site para a contabilidade online. Esse passo é fundamental, porque de nada adianta ingressar no mercado online sem um espaço digital preparado para receber clientes de todo o canto do Brasil. A partir do momento em que você coloca o seu escritório na internet, você pode ser visto por qualquer pessoa, e por isso seu site precisa ser uma vitrine para os seus serviços e diferenciais do seu escritório.

Por fim e muito importante (eu diria, essencial), arquitete e execute um bom plano de Marketing Contábil. Em 2014, uma pesquisa realizada pelo consultor Roberto Dias Duarte junto às organizações contábeis de todo o Brasil revelou que menos de 40% dos escritórios realizam ações de marketing. Ao mesmo tempo em que 70% deles declararam que seu principal diferencial é o cumprimento rigoroso das obrigações acessórias.

Prestar um excelente serviço continua sendo fundamental, mas será que é suficiente para se destacar entre as mais de 50 mil organizações contábeis ativas registradas no Brasil e fazer seu escritório contábil progredir de forma significativa? Para se tornar um escritório de contabilidade online, o marketing contábil digital é obrigatório para se obter sucesso. Sem o marketing, todos os passos anteriores serão apenas iniciativas, mas o seu real resultado não aparecerá.

O teu sucesso depende de seu planejamento e organização. É claro que em seu caminho, principalmente com tantas mudanças no radar, você definirá e decidirá qual a melhor estrada para ser percorrida. As dicas desse artigo, no entanto, certamente farão essa estrada ter menos percalços e rumo a um escritório de contabilidade online moderno.

Matéria inspirada em: https://contaazul.com/contabilidade/blog/como-montar-um-escritorio-de-contabilidade-online/

Postagem:
retrato de Marcelo dos Santos, colunista ContaAzul

Marcelo dos Santos

Formado em Ciência Contábeis, Marcelo dos Santos tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou diversos prêmios como o Marketing Company on Technology Marketing e Grandes Sacadas de Marketing. Atualmente, é Sócio & Head do ContaAzul para Contadores.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil