Uma nova doença relacionada ao trabalho: o que é essa patologia?

Burnout: Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico

Compartilhe
PUBLICIDADE

Após 24 anos, o Ministério da Saúde divulgou na última quarta-feira (29) uma atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho.

Foram incluídas 165 novas patologias na portaria publicada no Diário Oficial da União. A quantidade de códigos de diagnósticos passa de 182 para 347.

Entre as inclusões, está o Burnout, distúrbio caracterizado pelo esgotamento físico e emocional ligado ao exercício do trabalho. Fazem parte, ainda, transtornos relacionados ao uso excessivo de álcool, drogas e café, entre outros também ligados à saúde mental. 

O psicólogo clínico especializado em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness, Vitor Friary explica aos leitores do Jornal Contábil o que é Burnout:

O que é Burnout?

Burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental, geralmente associado ao ambiente de trabalho prolongado ou sobrecarregado. É caracterizado por sentimentos de desgaste, apatia, redução da eficácia profissional e absenteísmo.

Quais as principais características de quem sofre com o distúrbio?

As características principais do Burnout incluem uma sensação constante de fadiga, falta de motivação, despersonalização no trabalho, sentimentos de desesperança e uma redução significativa no desempenho profissional.

Leia também: Afastamento Do Trabalho Devido A Síndrome De Burnout 

Algumas pessoas podem desenvolver sintomas físicos como dores que nunca tiveram, assim como enxaqueca e mal-estar.

Como o Mindfulness pode auxiliar no tratamento?

O Mindfulness é uma prática centrada na atenção plena ao momento presente, e oferece uma abordagem eficaz para lidar com o burnout.

Ao cultivar a consciência e reduzir o estresse, o Mindfulness promove o equilíbrio emocional, melhora a resiliência. Também ajuda a prevenir o esgotamento ao encorajar uma abordagem mais consciente e equilibrada para a vida profissional e pessoal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação