Veja 5 dicas de filmes para contadores

O profissional que exercer suas atividades laborais como contador, ele tem a função de organizar a vida financeira das pessoas, empresas e instituições, o mesmo tem a responsabilidade, como: 

  • Controle das entradas e saídas de uma empresa;
  • Questões tributárias e patrimoniais;
  • Encargos trabalhistas;
  • Balanços e outros dados financeiros. 

Pensando nisso, no conteúdo de hoje vamos listar 5 filmes para inspirar a carreira deste profissional. Continue conosco e confira! 

Os Intocáveis

Nesse filme, o contador Oscar Wallace, ajuda a prender o tão temido chefão do crime Al Capone. Durante a “lei seca”, o criminoso coordenava uma ampla rede de propinas a agentes públicos e Oscar Wallace passou a fazer parte do time que investiga o criminoso. A partir de registros contábeis o contador consegue indícios de sonegação fiscal que levam Al Capone a julgamento

O dia depois do fim (2011)

O filme, estrelado por Kevin Spacey, é interessante para quem quer entender um pouco mais da crise financeira de 2008 e o papel dos responsáveis em todo o processo.

A trama revela como os economistas passaram as 24 horas antecedentes ao colapso da Bolsa de Nova York.

Ele mostra o papel que algumas pessoas tiveram para motivar a situação e como foram as 24h antes do início da crise.

O cenário principal é uma corretora imobiliária, setor mais atingido pela bolha econômica e crise financeira

Um sonho de liberdade 

Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado injustamente pelo homicídio de sua esposa e do amante dela, mas, mesmo sendo inocente, passa dezenove anos no presídio.

Após auxiliar um carcereiro a deixar de recolher altos impostos em uma transação, Andy ganha a confiança dos carcereiros e até do diretor do presídio, passando a fazer a contabilidade (gestão financeira) de um esquema de propinas na prisão.

O desenrolar do filme não podemos contar, então, assiste lá para saber o que aconteceu.

Margin Call – O Dia Antes do Fim

O filme retrata a crise do “subprime” de 2008 nos EUA e se passa em um instituição que provavelmente foi inspirada na quebra do Banco de Investimentos Lehman Brothers.

No enredo, Peter Sullivan tem acesso a um pendrive deixado por um dos demitidos de Wall Street com dados contábeis e financeiros da empresa que indicam não somente a falência da instituição, mas também uma crise sem precedentes no mercado americano. O filme se desenvolve no que ocorre nas vinte e quatro horas seguintes.

O Contador

Christian Wolff (Ben Affleck), desde criança, sofre de autismo, o que lhe dá habilidades especiais com números. Quando adulto, apesar de suas dificuldades de convivência social, Christian se torna um contador muito dedicado, usando seu poder de concentração para fazer trabalhos de auditoria especializados na detecção de fraudes contábeis. Ele é contratado para auditar os livros de uma empresa da Living Robotics que é administrada pelo seu próprio fundador.

Os pontos levantados por Christian em sua auditoria, colocam a sua vida em perigo e, para ele se proteger, ele terá que usar suas outras habilidades.

Enron – Os mais espertos da sala

O filme/documentário narra a história de uma das maiores fraudes financeiras da história. A ENRON era uma empresa de energia americana que tinha uma das melhores performances na bolsa de valores, mas se utilizou de artifícios contábeis para “maquiar” o seu balanço e esconder dívidas bilionárias com bancos.

O documentário retrata essa história e dá detalhes de como a quebra dessa gigante deu início a uma série de mudanças em legislações e regras de compliance aplicável às empresas e como essa situação levou à queda de uma das maiores empresas de auditoria da época.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira

Comentários estão fechados.