Veja como funciona o registro de contabilidade de uma empresa

0

É essencial que todo empreendedor esteja a par de todos os temas contábeis de uma empresa, além de compreender a necessidade de realizar o registro de contabilidade da maneira correta. 

No entanto, antes de tudo, é preciso conhecer o conceito desta tarefa e saber a quem ele se direciona e de qual maneira. 

O que é o Registro Contábil?

O registro de contabilidade consiste na compilação de todos os eventos financeiros e econômicos que acontecem em uma empresa, permitindo que o empreendedor e o contador se mantenham cientes sobre os direitos, obrigações, benefícios, receitas e despesas do negócio. 

Esta atividade é regulamentada pela Interpretação Técnica Geral (ITG) 2000, aprovada através da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) 1330 de 2011, a qual se aplica para todo e qualquer modelo de empresa, independentemente do formato jurídico ou do porte financeiro que possui. 

Qual a importância do Registro Contábil? 

É através do registro contábil que o gestor consegue consultar em que circunstâncias a saúde financeira da empresa se encontra, qual o patrimônio líquido apurado, os bens acumulados, se a meta de lucro foi batida ou não, bem como, verificar quais são os rendimentos que estão disponíveis para saque. 

Quando o Registro Contábil deve ser feito?

De acordo com a regra que dispõe sobre o registro contábil, a atividade precisa ser realizada em momentos oportunos, ainda que não indique precisamente quando e de que maneira.

ISS / Designed by @mindandi / Freepik

Normalmente, entende-se que a tarefa precisa ser feita mensalmente, em outras palavras, os dados financeiros sobre a empresa devem ser enviados para o contador responsável todos os meses. 

Quais as responsabilidades do contador e do empreendedor diante desta informação?

O registro de contabilidade deverá ser feito pelo contador com base nas regras apresentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, cabendo ao profissional aplicar as técnicas e ética mediante as informações obtidas. 

Já no caso do empresário, é responsabilidade dele, compartilhar integralmente de maneira clara e idônea todos os dados financeiros e econômicos sobre a empresa, devendo emitir uma carta de responsabilidade de administração ao término de cada exercício, documento no qual, ele irá declarar todos os dados que foram repassados ao profissional. 

Quem precisar realizar o Registro Contábil?

O registro de contabilidade deve, precisamente, ser realizado por um contador ou técnico em contabilidade, porém, o processo deve ter o acompanhamento do empresário responsável pelo fornecimento dos dados utilizados na elaboração do documento. 

Quais dados compõem o Registro Contábil?

As informações a serem dispostas no registro de contabilidade irão depender dos serviços prestados pelo contador para a empresa.

Por exemplo, se a responsabilidade dele é cuidar do setor fiscal e de recursos humanos, o empresário não precisa repassar essas informações para o contador uma vez que ele já as possui, no entanto, se tratando da parte financeira como o pagamento de tributos e da folha de pagamentos, aí sim são dados que precisam ser compartilhados. 

Além do mais, existem outras informações que são de posse exclusiva do empresário, como o extrato bancário, comprovantes de despesas pagas, quantias referentes à aquisição de bens, contrato de aluguel, entre outros que precisam ser entregues ao contador. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laura Alvarenga