Verifique o desconto código 310 no seu benefício do INSS

0

O “Código 310” é denominado “Desconto de Consignação no Imposto de Renda” e permite que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promova descontos instantâneos e automáticos na folha de pagamento.

Entretanto o INSS tem realizado o desconto do de valor no crédito de aposentados e pensionistas sem que seja realizado algum tipo de aviso.

O INSS pode realizar este desconto? 

Mesmo que o beneficiário não seja avisado, o INSS continua agindo de acordo com a lei que autoriza o desconto a ser executado de forma imediata e automática na folha de pagamento.

Portanto, aposentados e pensionistas precisam ter cuidado, pois o principal motivo é que o INSS tem o direito de constituir a dívida em desfavor do segurado e realizar a cobrança imediatamente com o desconto automático na folha de pagamento.

Por que esse desconto acontece?  

O desconto é por consignação no Imposto de Renda, o procedimento não é esclarecido de forma clara, pois o INSS não oferece a chance de comunicar a razão da cobrança mensal.

No caso da pensão por morte o Instituto Nacional do Seguro Social, tem realizado o desconto indevidamente, isso acontece porque erra na separação das cotas do benefício pelo falecimento do segurado, ou na habilitação tardia de um segundo dependente do segurado, para promover o rateio do benefício.

Como faço para verificar o desconto?

Visite “Meu INSS” para ver se descontos indevidos foram realizados a seu benefício. Você pode consultar sem sair de casa.

Designed by @bilahata / freepik
Designed by @bilahata / freepik

Neste aplicativo, você pode requerer serviços, fazer solicitações, realizar consultas de benefício, avaliar seus extratos, agendar perícias médicas, entre outras funções.

Você pode acessá-lo por meio de um site ou aplicativo baixando-o para o seu telefone. 

Ao se cadastrar, você precisa informar:

  • CPF,
  • RG,
  • data de nascimento
  • e responder um questionário.

Essas perguntas são muito específicas e podem ajudá-lo a se cadastrar corretamente para garantir a veracidade das informações e dados preenchidos no sistema.

Um ponto positivo é que você pode realizar o acesso frequente ao seu histórico e é possível acompanhar se houve o abatimento do código 310.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.