Contabilidade tributária é uma especialização das ciências contábeis, responsável pela administração e controle de tributos dentro de empresas e organizações. Esse ramo profissional é importante para a saúde financeira de empresas de todos os portes e torna-se ainda mais essencial para companhias enquadradas nos regimes tributários de Lucro Real e Lucro Presumido.

Cursos da área fiscal a partir de R$ 18,32 ao mês e sem juros? Clique aqui e conheça!

A contabilidade tributária se apropria de conhecimentos do direito tributário para aplicar a normatização às atividades e operações da empresa em que atua. Além disso, utiliza também conceitos da economia para realizar análises de mercado. Trata-se de uma tarefa que inclui planejamento, interpretação e conhecimento técnico multidisciplinar.

Principais funções da contabilidade tributária

As funções da contabilidade tributária vão além da apuração dos impostos e de balanços financeiros. Esse serviço é estratégico para a empresa. O contador especializado precisa conhecer as nuances do negócio, estar atualizado às mudanças nas legislações correspondentes e em suas interpretações, além de buscar oportunidades para reduzir a carga fiscal.

Uma relação saudável com o Fisco garante menor onerosidade para a empresa, além de prevenção de multas e sanções. Veja algumas das atribuições desse profissional:

  • Análise do setor da empresa e identificação do enquadramento fiscal correto
  • Identificação da legislação aplicável e sua interpretação
  • Estruturação do departamento fiscal
  • Apuração e planejamento dos tributos, além do recolhimento dos valores
  • Controle das obrigações tributárias principais e acessórias
  • Controle de prazos
  • Orientação e assessoramento aos departamentos da organização sobre questões pertinentes à área
  • Suporte a decisões estratégicas da empresa
  • Representação da empresa nos órgãos competentes

De acordo com estudo do negócio e com análise da jurisprudência, a contabilidade tributária pode, inclusive, propor mudanças e reestruturações dentro da organização. Essas alterações podem facilitar o acesso a benefícios fiscais e a uma carga tributária mais baixa.

As funções da contabilidade tributária podem estar segmentadas de acordo com o porte da organização. Empresas de grande porte podem subdividir o departamento fiscal em outros setores, que serão responsáveis por questões específicas, como impostos diretos e indiretos.

A importância para a empresa é enorme. Entre os benefícios da contabilidade tributária estão a redução de riscos, otimização tributária, agilidade nos processos e benefícios fiscais.

 

Via Tax Group

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.