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Banco pode diminuir o limite do meu cartão de crédito?

Banco pode diminuir o limite do meu cartão de crédito?

07/10/2022 às 14h56 Atualizada em 07/10/2022 às 17h56
Por: Ricardo
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O cartão de crédito é visto como um grande tabu para milhões de brasileiros, afinal, existem suas vantagens, como a possibilidade de comprar bens ou serviços e pagar no mês seguinte, ou ainda de parcelar um bem mais caro, tornando tal item acessível.

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No entanto, da mesma forma que o cartão de crédito possui suas vantagens, existem ainda suas desvantagens, que dentre elas estão relacionadas ao descontrole financeiro e dependência da utilização do cartão.

Essa situação é evidenciada pelos órgãos de proteção ao crédito, que dentre os principais fatores que levam a negativação do nome, o uso incorreto do cartão de crédito estão entre os principais motivos.

Todavia, além do ônus e bônus do cartão de crédito, uma situação que milhares de pessoas buscam quanto ao mecanismo, está no aumento do limite disponível para utilização.

No entanto, pouca gente fala sobre outro “problema” que está na possibilidade da redução do limite do cartão de crédito, que a maioria das pessoas buscam saber sobre está questão apenas quando acontece.

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Nesse sentido, na leitura de hoje, vamos entender como funciona a redução do limite do cartão de crédito, e se de fato os bancos podem reduzir o limite por contra própria.

Bancos podem reduzir o limite do cartão de crédito?

Sim! Os bancos e demais instituições financeiras têm total permissão para reduzir o limite do cartão de crédito dos seus clientes, essa possibilidade existe desde 2018 sendo tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A redução no limite do cartão de crédito dos clientes ocorre para aqueles que estão com mais risco de inadimplência, todavia, cabe às concessionárias de crédito comunicar os clientes e estipular um prazo para reajuste do limite.

Uma das principais preocupações dos bancos está relacionado às dívidas de seus clientes, isso porque, ao conceder um limite no cartão, as instituições estão emprestando recursos próprios confiando que os consumidores pagarão por suas faturas.

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Todavia, para evitar um possível risco de inadimplência, as instituições podem optar por reduzir o limite dos cartões até mesmo sem o aviso prévio de 30 dias, isso, nos casos mais extremos, quando o perfil de risco do cliente pode piorar rapidamente.

É importante destacar ainda que, caso o cliente se sinta com os direitos violados, é possível acionar ao Procon para conseguir contestar a decisão tomada pelo banco, além de recorrer à justiça sob alegação de danos morais.

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