Não basta gostar do que faz. É necessário ser um profissional acima da média. Se você pretende ser um contador de sucesso, saiba que é fundamental não apenas desenvolver a capacidade de análise e cálculo dos tributos, mas também buscar a atualização constante.

As empresas desejam soluções para terem menos despesas com impostos, sem comprometer a imagem e a credibilidade junto ao público-alvo. Nesse cenário, o contador ganha extrema importância, porque presta uma consultoria que permite a uma organização administrar melhor as receitas, investir com qualidade e evitar as dívidas.

Se você deseja ser um contador bem avaliado pelo mercado, é preciso escolher uma boa faculdade de Ciências Contábeis e ler, com bastante atenção, as 12 dicas que vamos apresentar a seguir. Confira:

1. Elabore um plano de carreira

O planejamento é um aspecto relevante para o aprimoramento de qualquer profissional. Ficar acomodado é um erro grave tanto para um trabalhador quanto para uma empresa. Não espere iniciativas do RH de sua organização para se qualificar.

O ideal é você elaborar um plano de carreira que contemple alguns fatores, como:

  • capacitações que devem ser feitas nos próximos dois anos;
  • ampliação do networking para aumentar a empregabilidade;
  • participação em eventos do setor para acompanhar as tendências da profissão;
  • aumento no nível de satisfação dos clientes pelos serviços prestados;
  • reconhecimento dentro da empresa para ser promovido.

Ao estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, você terá melhor direcionamento e mais condições de aperfeiçoar a qualidade dos serviços, obtendo maior valorização profissional.

2. Tenha fluência em outros idiomas

Caso pretenda superar a concorrência, é melhor se esforçar bastante para dominar mais de uma língua estrangeira. Um dos motivos é que as empresas multinacionais têm como foco expandir os seus negócios, devido à globalização da economia.

Por isso, essas organizações precisam de funcionários que participem de reuniões com representantes de filiais de outros países, em que são analisados os resultados obtidos e propostas ações para melhorar a performance.

A recomendação é ter o inglês fluente, pois é o idioma mais utilizado no mundo corporativo atualmente. Também é válido ter fluência em espanhol, para se adequar às demandas de empresas localizadas nos países do Mercosul ou em outras regiões da América Latina.

Se tiver disposição, procure também dominar outros idiomas, como o francês e o mandarim. Quanto mais conhecimento você assimilar, maiores são as chances de você ser contratado e de manter uma posição de destaque.

3. Desenvolva a capacidade de negociação com os clientes

Um dos grandes desafios de um contador de sucesso é prestar um atendimento de alto nível para os consumidores. Sem dúvida, ter conhecimento técnico é um diferencial. Contudo, isso não é suficiente para conquistar a empatia do público-alvo.

Como a clientela está cada vez mais exigente, é indicado ter paciência e jogo de cintura para minimizar os problemas e desenvolver as atividades profissionais com eficiência e rapidez. Mas como você pode fazer isso?

Uma boa resposta é participar de treinamentos que priorizem a qualidade do atendimento e a capacidade de negociação. Neles, é possível trabalhar fatores técnicos e comportamentais que vão ajudá-lo a compreender a postura de quem busca os seus serviços.

Assim, você estará preparado para enfrentar os consumidores com um temperamento mais difícil. Para você ser bem avaliado pelo mercado, é necessário mostrar os resultados positivos dos serviços prestados aos clientes. Dessa forma, poderá negociar um preço mais justo pelo trabalho realizado e cativar os consumidores.

4. Procure estar sempre atualizado

Estar bem informado é mais do que uma obrigação para um profissional de contabilidade. Com a reforma trabalhista, o contador deve estar muito atento para orientar as companhias, da melhor maneira possível, sobre como admitir e demitir os funcionários, conforme a legislação em vigor.

Os empresários querem evitar, ao máximo, qualquer tipo de problema com o pagamento de seus colaboradores. Por isso, o contador precisa conhecer as leis trabalhistas para executar um serviço de boa qualidade.

Outro aspecto que exige muito desses profissionais é a variedade na forma da cobrança dos tributos. Para não cometer nenhum equívoco, é fundamental estar atualizado sobre as leis tributárias.

Cada estado adota uma maneira própria de estipular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Além disso, é crucial saber as várias opções de cobrar o Imposto Sobre Serviços (ISS) e a forma de tributação de produtos exportados e importados.

Sem dúvida, é válido procurar a atualização constante por meio de treinamentos e da leitura da legislação. Assim, é mais fácil satisfazer os clientes e conquistar uma posição de destaque.

5. Tenha disciplina

As empresas gostam de profissionais que tenham comprometimento e foco em resultados. Por isso, a disciplina é uma virtude bastante valorizada no mundo corporativo. No caso de um contador, é essencial que a vontade de aprender esteja presente na rotina de trabalho.

O setor é bastante impactado por mudanças na legislação e pelo avanço tecnológico. Se o profissional não tiver atenção e determinação, terá sérias dificuldades de prestar um bom atendimento para a clientela.

O comprometimento também é importante para a entrega dos serviços dentro do prazo combinado. Qualquer atraso na conclusão das atividades pode gerar um prejuízo para uma companhia ou pessoa física.

Ser responsável é uma forma de conquistar a confiança de todos e de consolidar uma imagem positiva. Por isso, é válido ser organizado e disciplinado, para fazer as atividades previstas dentro do prazo de tempo estabelecido.

6. Seja proativo e determinado

O conhecimento e a experiência são aspectos primordiais para um profissional em qualquer carreira. Para os contadores, o ideal é ter como foco trabalhar de maneira proativa. Mas como é viável ter esse tipo de postura?

A resposta é sair da rotina de somente calcular as obrigações tributárias e trabalhistas, passando a ser um consultor determinado em aumentar o patrimônio dos seus clientes.

Isso apenas será viável se você desenvolver a capacidade de analisar o cenário econômico e a legislação, apontando as melhores alternativas para as empresas e as pessoas físicas estarem em dia com o pagamento de impostos, sem comprometerem o orçamento de forma significativa.

7. Domine a oratória

Falar bem é um diferencial em qualquer carreira, não é mesmo? Na contabilidade, é importante que o profissional saiba se comunicar com os clientes de forma clara, simples e concisa. Ou seja, o vocabulário deve ser adaptado à realidade do cliente.

Abordar vários termos técnicos sem a devida explicação pode deixar o público-alvo confuso e sem entender o que está sendo executado. Mesmo que o trabalho seja feito corretamente, isso vai afetar, de forma negativa, a imagem do contador.

Procure ser bastante didático ao conversar com as pessoas que não apresentam um conhecimento de termos da área contábil. Ao abordar esses assuntos com segurança e tranquilidade, o profissional vai conquistar a confiança do público-alvo, o que ajuda bastante na fidelização.

Uma boa oratória vai lhe permitir expandir a carteira de clientes, porque a comunicação é uma grande aliada no convencimento e sempre será um aspecto relacionado com a qualidade dos serviços prestados por um contador de sucesso.

8. Adote a visão estratégica

A capacidade estratégica engloba o uso de recursos que possibilitam a um profissional manter os trabalhos em um alto nível durante bastante tempo. Isso é um fator imprescindível para acompanhar as tendências do mercado e obter novas habilidades.

Com a contabilidade digital, os contadores deixaram de executar somente tarefas burocráticas, pois grande parte delas pode ser feita de forma automática. Esse novo cenário faz com que os profissionais tenham que se reinventar, ou seja, pensar em novas ações para cativar os fregueses.

Uma dessas novas iniciativas abrange o papel de consultor, em que o profissional analisa a situação financeira e patrimonial da companhia para indicar se vale a pena ou não fazer determinados investimentos. Com essa postura, o contador ajuda as empresas a correr menos riscos de se endividar e de perder dinheiro com atividades que não darão lucros.

A visão estratégica também está relacionada com a capacidade de antever os segmentos da contabilidade que estarão em evidência nos próximos anos. Assim, é possível se preparar, com mais calma, para continuar apresentando um trabalho de alta qualidade e ser um contador de sucesso.

9. Pratique o networking

Mesmo que você já tenha anos de experiência na profissão, jamais se esqueça de fazer networking, ou seja, de criar, manter e expandir a rede de contatos. Além de ajudar bastante na empregabilidade, esse recurso é uma forma de estar bem informado sobre as principais tendências do setor.

Hoje, as redes sociais são uma ferramenta primordial para a prática do networking. No Facebook e no LinkedIn, por exemplo, você pode entrar em grupos cujo tema está relacionado com a sua atividade profissional. Essa medida viabiliza obter informações valiosas sobre cursos, palestras e seminários que permitem acompanhar os novos rumos da contabilidade.

Outra forma de praticar o networking é por meio de um blog que aborde assuntos do meio contábil. Nele, você pode deixar espaços para os comentários da audiência e gerar uma lista de e-mails para o envio de newsletters. Esses procedimentos são vitais para interagir com outros profissionais e os clientes.

Para o contador de sucesso alcançar bons resultados, ele não pode abrir mão dos recursos que viabilizam um contato direto com o público-alvo. Uma boa comunicação é uma ótima maneira de fortalecer o networking e de estar em evidência na carreira.

10. Exerça a liderança eficaz

Você sabe se comunicar de forma clara e tem uma visão estratégica do mercado? Sem dúvida, são aspectos que o ajudam a crescer profissionalmente. Por outro lado, está se esquecendo de desenvolver uma característica vital para atingir os objetivos profissionais: a capacidade de liderança.

Não é necessário ter um cargo de gestão para ser líder, basta somente ter empatia e habilidade para conduzir uma equipe ao sucesso em um projeto impactante para a corporação. Há pessoas que já apresentam um grande talento para a liderança. Outros já precisam se dedicar mais para ter esse atributo.

Por isso, é interessante sempre aliar o desenvolvimento profissional com o pessoal. Para isso ser bem realizado, exerça a autocrítica e busque capacitações que vão propiciar a você melhorar a performance no ambiente de trabalho.

Ao conciliar conhecimento técnico com um bom relacionamento interpessoal, você será capaz de liderar uma equipe, apontando os melhores caminhos para resolver as demandas e sendo vital na resolução dos conflitos de forma pacífica.

11. Use a tecnologia para ser um contador de sucesso

O avanço tecnológico fez com que muitas tarefas possam ser realizadas de maneira mais rápida e eficiente. Hoje, existem diversos softwares que contribuem para dinamizar e padronizar os procedimentos contábeis.

Por exemplo, é possível usar uma ferramenta de integração contábil, que torna desnecessárias várias atividades manuais, como digitar os dados dos consumidores. Isso permite que o profissional ganhe tempo para atuar de forma estratégica e tenha mais condições de se atualizar.

Também é essencial ter um domínio das ferramentas necessárias para cumprir as obrigações estipuladas pelo governo. Um bom exemplo é o sistema eSocial, que atua na integração de todas as informações relativas à folha de pagamento.

12. Busque sempre ter conhecimento técnico

O foco em resultados é um atributo que vai lhe permitir estar em sintonia com as melhores práticas do mercado. Com o interesse pela melhoria contínua, você estará sempre disposto a aprender mais sobre a teoria da contabilidade, a estar bem informado sobre a legislação e a dominar as ferramentas tecnológicas que impactam a qualidade dos serviços.

Ao mostrar que domina os assuntos mais relevantes da área contábil, o profissional será capaz de resolver as demandas e de propiciar às empresas uma gestão melhor do patrimônio e das finanças.

Mesmo sendo comunicativo e atencioso, um contador precisa de conhecimento técnico para tomar as melhores decisões e satisfazer as necessidades do público-alvo. Esse aspecto mostra que a busca pelo conhecimento é imprescindível para atingir um desempenho notável.

Você recebeu diversas dicas para ser um contador de sucesso. Agora, basta executá-las no dia a dia, caso deseje seguir por essa carreira. O importante é sempre buscar a evolução em termos pessoais e profissionais.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!



Conteúdo original Faro.edu.br