var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "14194541" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); })();

Código 310: Saiba o que é o desconto de consignação no IR

Esse desconto acontece por consignação no Imposto de Renda (IR)

Compartilhe
PUBLICIDADE

O desconto de consignação no Imposto de Renda mais conhecido como código 310, é um desconto dado imediatamente e automaticamente na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS.

O INSS não comunica aposentados e pensionistas sobre desconto, ele simplesmente aparece inesperadamente no extrato de crédito.

Porém diferente do que muitos pensão o INSS não está agindo contra lei, pois a lei número 8.213/91 (artigo 115) dá a autorização para que seja realizado o desconto.

Mas é preciso que o segurado fique atento pois o INSS tem o poder de constituir a dívida em desfavor do segurado e realizar a cobrança imediata com o desconto automático na folha de pagamento.

Como consultar esse desconto?

Para saber verificar se houve o desconto indevido no seu benefício, siga o passo a passo:

  • acesse o aplicativo Meu INSS,
  • Clique na opção “Serviços”, a opção fica no menu superior direito;
  • Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
  • No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
  • Na tela seguinte, clique no calendário, ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
  • A relação com os pagamentos recebidos no período será exibida, caso deseje imprimir ou salvar o extrato, clique na opção “Baixar PDF”;

Para acessar esse serviço no Meu INSS é preciso ter conta gov.br. Caso não possua, é simples realizar o cadastro, como indicado no passo a passo a seguir:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “crie sua conta gov.br”;
  3. Selecione a opção de seu interesse. Se estiver em dúvida de qual escolher, clique em “número do CPF”;
  4. Informe dados cadastrais;
  5. Valide seus dados;
  6. Habilite seu cadastro;
  7. Crie uma senha.

Identifiquei o desconto e quero saber mais sobre ele

Se identificar o desconto do INSS código 310 em seu histórico de crédito/extrato de pagamento do benefício, recomenda-se entrar em contato com o órgão para saber o motivo do débito.

Caso seja um desconto realmente pertinente, não há o que ser feito. Você pode fazer essa consulta sobre o motivo do desconto através da central telefônica 135 tendo em mãos dados o número de CPF e do benefício, e pelo Meu INSS.

Caso o desconto seja indevido, você deve solicitar a interrupção imediata do abatimento e o ressarcimento dos valores que foram descontados indevidamente.

Assim que a situação for regularizada, os valores descontados indevidamente são devolvidos no benefício do próximo mês.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil