Como investir para manter o padrão de vida na aposentadoria?

Planejar uma aposentaria é algo complexo e precisa de dedicação, esclarece Breno Andrade, assessor de investimentos da Monte Bravo.

0

Qual é a sua renda familiar hoje? Conquistar e manter um padrão de vida condizente com os nossos objetivos é um desafio e tanto para qualquer um, ainda mais quando se trata de aposentaria.

Afinal, é uma medida que exige estratégia, consciência financeira e investimentos.

Somado a isso, ainda passamos por uma Reforma na Previdência recentemente. 

Ou seja, fica claro que para conseguir ter uma vida tranquila no futuro e não depender do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), as pessoas precisam começar a se preocupar com o amanhã.

Segundo Breno Andrade, assessor de investimentos da Monte Bravo – a maior empresa de assessoria de investimentos do país credenciada pela XP -, a melhor saída para alcançar a aposentadoria dos sonhos é investir em uma boa renda complementar.

“Quando falamos em rentabilidade a longo prazo é preciso ter disposição ao risco. Isso porque o montante vai passar por altas e baixas e, mesmo que lá na frente seja um eventual momento desfavorável, você já capturou um bom retorno. Em outras palavras, o saldo final tem mais chance de ser positivo”, pontua Andrade.

Para o assessor, considerando o contexto atual o risco maior é deixar o dinheiro parado.

Designed by @bilahata / freepik
Designed by @bilahata / freepik

“Com uma taxa Selic de 4,5% ao ano, descontado o Imposto de Renda, dá 3,8% que é menos do que a inflação projetada. Isso significa que quem almeja manter um determinado estilo de vida precisa se preocupar em construir uma carteira diversificada de investimentos o mais cedo possível, podendo incluir nela também algum plano de previdência privada”.

Só assim, o saldo final tem mais chances de ser positivo.

“Planejar uma aposentaria é algo complexo e precisa de dedicação, afinal é a qualidade do futuro que está em questão”, finaliza o especialista.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.