Confira 5 dicas para aumentar seu score no Serasa

Confira algumas estratégias para deixar seu score mais alto. 

Previamente, é preciso entender o porque é vantajoso manter um alto score junto aos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa. Neste sentido, por ter um perfil bem avaliado, a pessoa irá encontrar mais facilidades na contratação de alguns serviços financeiros, como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito

Isto ocorre, pois, instituições que oferecem estes serviços, comumente realizam análises nos órgãos responsáveis, no intuito de saber o risco de crédito que um determinado perfil possui, antes de lhe conceder um empréstimo, por exemplo. Sendo assim, caso esta pessoa possua um score baixo, ela é considerada um “mau pagador”, ou seja, uma pessoa que não honra com suas dívidas, logo representa um alto risco de crédito para empresa financeira. 

Como funciona a pontuação do score?

O score do Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, e possui classificações que vão de “baixo” a “muito bom”. Veja como isto ocorre: 

PontuaçãoClassificação do Score
de 0 a 300Baixo
de 301 a 500Regular
de  501 a 700Bom
de 701 a 1000Muito bom 

Vale ressaltar que o score do Serasa leva em conta os seguintes critérios para sua pontuação: 

  • Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito;
  • Pagamento de crédito;
  • Histórico de dívidas.
  • Comportamento de consultas. 
  • Consultas para serviço e crédito; 
  • Crédito contratado.

5 dicas para aumentar seu Score

Previamente, vale ressaltar que as dicas apresentadas a seguir não garantirão, de fato, que seu score irá aumentar, mas tem um grande potencial de chegar a essa desejada meta. É preciso entender que apesar de ser uma pontuação dinâmica, o órgão leva um tempo para analisar devidamente o seu comportamento financeiro. 

Diante disso, siga as dicas a seguir e tenha paciência, pois não há um tempo exato para que sua pontuação suba. Confira: 

1- Mantenha seus débitos em dia: pagar suas dívidas no prazo estipulado, bem como manter em dia pagamento de débitos mensais, como conta de luz, telefone, condomínio, aluguel, etc, tem grande peso para o score do Serasa. Uma boa dica é colocar estas contas mensais em débito automático se possível. 

2- Quite suas dívidas: manter dívidas em aberto, é um forte sinal para os órgãos de proteção ao crédito, que você não honrou com algum compromisso financeiro, aumentando seu risco de crédito e jogando seu score para baixo. Portanto, se livre das dívidas e evite adquirir novos débitos com os quais você não conseguirá honrar. 

3- Atualize seus dados junto ao Serasa: manter informações como telefone, endereço e e-mail desatualizadas podem impactar negativamente no seu score. Sendo assim, atualizar seus dados cadastrais é uma maneira simples de garantir que sua pontuação continuará subindo  

4- Evite gastos desnecessários: caso você esteja com dificuldades de honrar com suas dívidas, é recomendado utilizar o seu dinheiro apenas para o essencial. Feito isso, avalie se é possível arcar com gastos mais supérfluos, como serviços de ‘streaming’ e planos mais vantajosos de celular. 

5- Compre no crédito: esta pode parecer uma dica contraditória, todavia, uma boa estratégia para elevar seu score é fazer o crédito girar. Contudo, esteja atento se você pode arcar com os débitos gerados, para não gerar novas inadimplências. 

Comentários estão fechados.