Confira dicas para equilibrar a vida financeira em 2024

Os brasileiros devem ficar atentos às despesas básicas, financiamentos e investimentos.

Compartilhe
PUBLICIDADE

Segundo dados do IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,33% em novembro e ficou 0,12% acima do resultado de outubro (0,21%).

De janeiro a novembro, o IPCA acumula alta de 4,30% e, em 12 meses, de 4,84%, abaixo dos 5,05% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2022, a taxa foi de 0,53%. 

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados em novembro/2023, oito registraram alta em novembro. A maior variação e o maior impacto vieram de Alimentação e bebidas e os grupos Despesas pessoais e Transportes também registraram alta.

Segundo Carol Stange, especialista em finanças pessoais, a inflação deve oscilar nos próximos meses. Por isso, os brasileiros devem ficar atentos às despesas básicas, financiamentos e investimentos. Diante desse cenário, exploremos estratégias sólidas para evitar dívidas e ingressar no universo dos investimentos assertivamente.

Equilíbrio Orçamentário

Para evitar a armadilha das dívidas, é importante fazer um levantamento minucioso de todos os gastos e receitas.

Leia também: Vai Investir No Exterior? O Que Você Precisa Saber Em 2024

Em seguida, vem a definição de prioridades e a readequação de gastos, sendo alguns sofrendo redução e outros até mesmo sendo eliminados do orçamento. Uma vida financeira em equilíbrio não significa terminar o mês no “zero a zero”, mas sim, contando com sobra de recursos ao final do período.

Estratégias para utilizar o 13º Salário

O 13º salário pode ser uma opção para o pagamento de dívidas de alto custo, como cartões de crédito, ou àquelas que envolvem risco real de perda de patrimônio pela falta de pagamento, ou ainda, investir em educação financeira são alternativas sábias.

Além disso, considerar a destinação de uma parte para investimentos de médio e longo prazo pode ser uma excelente forma de garantir estabilidade futura.

Iniciação ao mundo dos investimentos

Para iniciar no mercado de investimentos, é essencial buscar conhecimento antes de qualquer aplicação. Existem diversas opções, desde investimentos conservadores, como os títulos do Tesouro Direto, até alternativas mais arrojadas, como ações e fundos imobiliários.

Entender o perfil de investidor e buscar a orientação de profissionais qualificados são passos cruciais para minimizar riscos e maximizar retornos.

Leia também: O Que Esperar Da Contabilidade Para 2024 E Que Você Precisa Saber

Reserva de Emergência

A reserva financeira para momentos imprevisíveis de ser equivalente a pelo menos, seis meses de despesas e precisa ser destinada a investimentos de alta liquidez, como fundos de renda fixa e Tesouro Selic e CDBs que remunerem pelo menos 100% do CDI.

São boas opções para garantir a segurança em eventualidades como desemprego, saúde ou emergências familiares.

Refinanciamento e Renegociação de Dívidas

Para aqueles já imersos em dívidas, estratégias de refinanciamento ou renegociação são alternativas viáveis.

Procurar instituições financeiras para negociar taxas de juros ou alongar prazos pode aliviar a pressão financeira, mas é crucial fazê-lo com parcimônia, considerando custos adicionais e impactos a longo prazo.

Planejamento Financeiro

Em um país com uma complexa economia, buscar o auxílio de um consultor financeiro independente pode ser vantajoso. Estratégias de planejamento financeiro podem otimizar a aquisição de bens, o planejamento de aposentadoria, o início do próprio negócio, garantindo uma vida financeira mais segura e independente.

Ao almejar um próximo ano financeiramente estável, a chave reside na educação financeira aliada à disciplina e planejamento. Evitar dívidas, investir com conhecimento e criar uma reserva para emergências são passos essenciais, e cada decisão financeira deve ser embasada em análises detalhadas e alinhada aos objetivos pessoais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação