Confira os mitos e verdades da implementação de um CRM

Se bem utilizada, estratégia pode alavancar vendas e melhorar relacionamento com clientes

Compartilhe
PUBLICIDADE

Toda empresa tem o objetivo de aumentar vendas, mas como atingir esse objetivo? Um caminho para atrair e reter clientes é trabalhar relacionamento – o que também não é uma missão fácil. A boa notícia é que existem soluções para ajudar nessa perspectiva.

Uma delas é o CRM – Customer Relationship Management – ferramenta que, embora seja conhecida, gera inúmeras dúvidas. Leandro Berchielli, superintendente de ferramentas na SIS Innov & Tech, empresa de consultoria estratégica de inovação e transformação digital, separou os principais mitos e verdades sobre CRM. Confira:

CRM é apenas uma ferramenta tecnológica

Mito! Embora envolva o uso de tecnologia, é uma estratégia de negócio que tem como objetivo melhorar o relacionamento com o cliente. A tecnologia é usada para permitir que as empresas coletem, armazenem e analisem dados dos clientes.

Leia também: CRM: Software Ideal Para Atrair Novos Leads E Elevar As Vendas De Uma Companhia

CRM é sobre relacionamentos

Verdade! No coração do CRM está a ideia de colocar as pessoas no centro dos negócios. O objetivo principal é melhorar relacionamentos sempre entendendo a necessidade dos clientes e suas preferências.

“Outra coisa importante de destacar é que, sendo algo dependente de pessoas, é necessário preparar a cultura da empresa para que a implementação do CRM seja uma estratégia assertiva”, diz Berchielli.

Leia também: CRM: Entenda O Que É E Quais Os Benefícios Para Pequenas Empresas

Apenas grandes empresas se beneficiam do CRM

Mito! Ele é útil para empresas de todos os portes, ajudando pequenas empresas a gerenciar e melhorar o relacionamento com seus clientes, estimulando o crescimento.

“Trabalhamos muito com o Salesforce que é um CRM bem completo. Mas é importante ressaltar que existem várias opções de CRM disponíveis no mercado e que podem atender as mais diversas necessidades das empresas. Para empresas menores, um CRM completo pode ser muito complexo e caro, com funções que inicialmente não farão sentido para ela. Neste caso, um produto nacional pode ser mais em conta e estimular o crescimento desta companhia”, afirma o superintendente de ferramentas na SIS Innov & Tech.

CRM requer comprometimento de toda a organização

Verdade! Para que um sistema de CRM seja verdadeiramente eficaz, é necessário o comprometimento de toda a organização e não apenas de um departamento ou equipe. Isso inclui, principalmente, a liderança da empresa que deve definir uma visão centrada no cliente e criar uma cultura que apoie essa visão.

É muito caro

Mito! Embora alguns sistemas possam ser caros, existem opções acessíveis, especialmente com o aumento de CRMs na nuvem. É importante escolher uma solução que se adapte bem ao tamanho, à indústria e às necessidades específicas da sua empresa. “ Isso quer dizer que a plataforma deve seguir a estratégia da empresa e não o contrário”, diz Berchielli, que completa: “Outro ponto importante é considerar como um investimento e não um custo. O CRM pode ajudar a aumentar vendas, melhorar a satisfação do cliente e, até mesmo, reduzir custos de outras áreas”.

CRM precisa evoluir com o seu negócio

Verdade! Para se ter bons resultados, é necessário a revisão constante e aperfeiçoamento da estratégia. Não é uma fórmula mágica que se entrega e ela funcionará para sempre.

É apenas para a equipe de marketing

Mito! É uma ferramenta poderosa para aumentar vendas, para o time de marketing, atendimento ao cliente e, até mesmo, para desenvolvimento de produtos. O CRM permite que todas as equipes entendam melhor seus clientes e melhorem suas interações.

“A equipe de marketing pode usar o CRM para segmentar clientes e personalizar campanhas, por exemplo. Enquanto isso, o time de atendimento ao cliente usa para rastrear as interações e resolver problemas mais rápido”, diz Leandro.

Antes de implementar o CRM, é importante ter claro quais são os objetivos da empresa – que pode ser aumentar vendas, melhorar relacionamento com cliente, identificar novas oportunidades de negócios etc -. Também é importante treinar a equipe para que todos saibam usar o sistema corretamente. “Por fim, a eficácia do CRM depende da qualidade dos dados que você insere no sistema. Certifique-se que seus dados estão corretos, atualizados e completos. Isso pode envolver a limpeza regular e a verificação de dados duplicados”, comenta o superintendente de ferramentas na SIS Innov & Tech. “Para melhor funcionamento do CRM, é importante contar com uma empresa especializada em implementação para identificar a necessidade da sua empresa e acompanhar, indicar a melhor plataforma e realizar treinamentos com as equipes” ressalta Leandro.

A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação