A construção civil é composta por vários elementos novos. Esses itens aparecem com a finalidade de melhorar diversos processos, impulsionando a produtividade da obra.

Assim como o chuveiro lava olhos é uma solução que passou por uma adaptação para lavar certas partes específicas, retirando resíduos indesejáveis, quando falamos da questão estrutural das casas, vários objetos podem ser usados.

O domus ou clarabóia é um grande exemplo disso! Esses nomes são dados às aberturas feitas em telhados. Por mais que sejam muito parecidas com as janelas, suas funções vão muito além de ventilação.

Pensando nisso, separamos este conteúdo para falar sobre o domus e suas funcionalidades nas construções civis. Confira!

Saiba o que é domus

Domus ou clarabóia são diferentes formas de falar do mesmo modelo de abertura feita no telhado das construções. É similar a uma janela em relação ao tamanho, mas capaz de iluminar até oito vezes mais o ambiente com a luz natural por ser feita no telhado.

Além da iluminação, o domus é também uma forma de aumentar a ventilação natural na parte de dentro das construções, se mostrando uma alternativa para quem busca economia e conforto térmico.

O domus pode ser fixo, sendo sua função apenas aumentar a iluminação do ambiente, algo muito visto em corredores das residências, por exemplo, ou a opção que abre e fecha, comum em sótãos para melhorar a ventilação desse espaço. Esse ambiente costuma ser marcado pela ausência de janelas ou qualquer entrada de ar.

Veja os modelos de domus disponíveis no mercado

Mesmo que o domus seja conhecido como uma alternativa para locais sem janelas,  ausência de iluminação mesmo durante o dia e pouca ventilação, ele é além de tudo, um facilitador para alguns trabalhos a serem realizados.

Alguns modelos de domus, como o que abre e fecha, facilita o acesso ao telhado para alguma manutenção nas calhas ou no próprio telhado, dispensando o uso de uma escada na parte externa.

Sobre suas variações, a clarabóia tubular é um dos modelos mais simples, e sua função é apenas aumentar a luz natural do ambiente. Esse modelo é mais discreto e não influencia na vista ou ventilação do ambiente.

Os materiais podem ser diferentes, sendo que sua escolha deve considerar o clima e as trocas de temperatura. Por exemplo, o modelo mais comum, de vidro, é menos eficiente que o policarbonato no que diz respeito ao controle do excesso de luz no ambiente.

Use domus em sua residência

Como vimos ao longo deste conteúdo, as funções do domus para telhado podem ser tanto pensando na iluminação do ambiente quanto na possibilidade de tornar o acesso ao telhado mais prático.

São diversos modelos disponíveis no mercado, sendo o modelo abre e fecha um dos mais recomendados para o local ficar acessível à alguma manutenção, no telhado, algum componente que necessite uma injeção de plástico e silicone ou outro tipo de reparo.

Mas agora que chegamos aqui, o que achou das nossas informações? O domus é uma excelente peça para sua casa, e dependendo do modelo, além da praticidade e facilitar o acesso pode trazer um tom sofisticado ao ambiente.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.