Escritórios de contabilidade: Saiba qual a importância do descarte correto do lixo eletrônico

0

O lixo eletrônico, também conhecido como resíduo eletrônico, nada mais é do que um material eletrônico que é jogado fora, no entanto, para que isso aconteça de forma sustentável, é preciso de uma atenção especial.

Afinal de contas, os materiais eletrônicos naturalmente possuem uma maior dificuldade para a degradação dos seus componentes, justamente por serem industriais.

Além disso, esse tipo de lixo também pode prejudicar de forma extremamente negativa o meio ambiente, e por essa razão, é essencial que o escritório de contabilidade tenha responsabilidade ambiental e faça o descarte de forma correta.

Até mesmo para outros ramos, como em indústrias de cabeamento estruturado (onde os resíduos são mais cumulativos), o descarte deve ser tratado como uma questão de prioridade por parte do negócio.

Para termos uma melhor ideia, os exemplos mais comuns de lixo eletrônico encontrados em um escritório de contabilidade são baterias, eletrodomésticos, celulares, máquinas como computadores, e muito mais.

E se você, empreendedor ou gestor, deseja contribuir com o meio ambiente, nós vamos te explicar sobre a importância do descarte de eletrônicos em seu escritório. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1- Garantir espaço e ajudar outras pessoas

Temos quase certeza que a maioria dos escritórios de contabilidade possuem  aquela sala onde ficam todas as coisas e materiais que não funcionam, mas que ninguém sabe o que fazer com eles.

E se esse também é o seu caso, saiba que esse espaço deve ser banido urgentemente. Afinal, pense no que poderia ser feito com aquele espaço.

É possível incluir mais profissionais, ou até mesmo utilizar o espaço para uma sala de descompressão ou espaço de descanso, por exemplo!

Ou seja, com o descarte de eletrônicos, além da contribuição para o conservação do meio ambiente, você também evitará qualquer tipo de desperdícios.

2- Mantém controle sobre pragas e vetores de doenças

Sim, quando os resíduos não são descartados da forma correta, isso gera um tipo de “entulho” que, por sua vez, pode se resultar no surgimento de pragas e vetores de doenças.

Nesses ambientes onde estão acumulados uma grande quantidade de lixo eletrônico, há um grande potencial para a proliferação de ratos, baratas, insetos, entre outros.

Portanto, encontrar uma solução para os entulhos é uma questão crítica para os escritórios. Até mesmo se você busca certificações como a ISO 9001, é preciso se atentar a essa questão.

2- Fortalece a imagem da marca

Por fim e não menos importante, apostar no descarte de eletrônicos também pode ajudá-lo a tornar a marca mais confiável diante do público.

Cada vez mais pessoas (assim como empresas) estão se tornando exigente antes de realizar alguma compra de produto ou serviço, justamente pelas ações responsáveis das empresas vendedoras.

Sendo assim, se o seu escritório de contabilidade atende pessoas físicas, assim como empresas (como fábricas de ímã de neodímio), apostar no descarte de eletrônicos é essencial para fortalecer a sua imagem.

Agora que você já sabe qual a importância do descarte de eletrônicos no escritório de contabilidade, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso?

Por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.