INSS: como consultar o resultado do benefício?

0

Se você passou por perícia com a intenção de receber algum benefício previdenciário, é necessário acompanhar o status do pedido para verificar se foi deferido ou não.

Além das pessoas que possuem processos em análise pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aqueles que já recebem auxílios e pensões também podem fazer esse acompanhamento, para garantir que não há pendências em seu benefício.

Então, para facilitar o atendimento o INSS disponibilizou o seu site e o aplicativo Meu INSS, para que o segurado não precise sair de casa e faça todo o procedimento pela internet.

Então, se você quer saber como fazer esse procedimento, continue conosco. 

MEU INSS

O aplicativo Meu INSS disponibiliza mais de 90 serviços para auxiliar o segurado, principalmente durante a pandemia, diante das medidas de restrição e distanciamento social.

Assim, é possível acompanhar resultados de solicitações e perícias médicas, além de fazer os agendamentos necessários caso seja preciso receber o atendimento presencial sem riscos de aglomeração. 

Como consultar o benefício?

Para acompanhar seu pedido, é necessário fazer o cadastro na plataforma Meu INSS, utilizando seus dados pessoais.

Então, você pode escolher acessar através de um computador ou pelo seu aparelho celular, sendo necessário  baixar o aplicativo na versão Android ou  IOS. 

Assim, você deverá criar sua conta informando todos os dados sobre a sua vida contributiva.

Depois, é só criar uma senha de acesso e você será direcionado à lista de serviços do Meu INSS.

Agora, é necessário clicar na opção “Meus benefícios” e o sistema irá apresentar a lista de benefícios que estão vinculados ao seu CPF. 

Então, escolha aquele que você precisa obter informações. Sendo assim, procure pela parte onde é informada a “Decisão” e você poderá encontrar duas opções: 

  • Habilitado: quando o pedido ainda está sendo analisado pelo INSS;
  • Deferimento do pedido: quando é aprovado o pedido e será feita a liberação do benefício; 
  • Indeferimento do pedido: se trata da negativa do pedido de benefício. 
Designed by LightField Studios / shutterstock
Designed by LightField Studios / shutterstock

Atendimento pelo telefone

Em caso de dúvidas, ou se você preferir receber orientações pelo telefone, o INSS também disponibiliza a Central de Atendimento pelo número 135.

Desta forma, é possível consultar a situação do seu benefício informando o CPF e confirmando todas as informações solicitadas pelo atendente.

Neste caso, as ligações feitas através de um telefone fixo não possuem custos e podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pedido Deferido

Se o seu benefício foi deferido, o INSS envia uma carta de concessão da Previdência Social ao segurado.

Nesse documento constam todos os dados de recebimento do recurso, data que ele estará disponível e onde sacar. 

Além disso, o segurado também pode ter acesso à ela através do Meu INSS. Para isso, basta fazer o mesmo procedimento que mencionamos acima para acessar a plataforma. 

Pedido indeferido, o que fazer?

Neste caso, é preciso recorrer da decisão do INSS, o que pode ser feito através de um recurso administrativo apresentado ao instituto para solicitar que o resultado seja revisto.

Outra opção é acionar a Justiça por meio de um processo para tentar mudar a decisão. Para isso, é necessário contar com a ajuda de um advogado especializado. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Samara Arruda