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Meu INSS: Conheça a lista de serviços disponíveis no site e aplicativo

Meu INSS: Conheça a lista de serviços disponíveis no site e aplicativo

23/02/2021 às 21h43 Atualizada em 24/02/2021 às 00h43
Por: Jorge Roberto Wrigt
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O Meu INSS está oferecendo aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acesso a serviços sem precisar sair de casa. Basta entrar no site ou aplicativo do INSS.

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O Meu INSS, através de seu aplicativo oferece 90 serviços que poderão ser realizados sem precisar sair de casa.

O trabalhador poderá obter informações completas sobre sua vida, acessando a opção Extrato Previdenciário (CNIS).

Veja os serviços disponíveis

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais

Como acessar meu INSS?

Você precisará acessar o Portal Meu INSS, também poderá baixar o aplicativo no celular ou ligar para a central 135, sendo possível se cadastrar ou se inscrever no INSS.
Para agendamentos não será necessário o uso de senha.

Para se cadastrar, clique em "Cadastrar senha". Depois preencha os dados, cadastre sua senha e selecione a opção continuar. Depois, você terá acesso a tele de serviços do Meu INSS.

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Para agendar bastará clicar em “Agendamentos/Solicitações” e vai abrir uma página com todos os seus requerimentos.

Se não tiver nenhum, aparecerá a mensagem: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Para agendar um novo pedido de aposentadoria, é só clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito.

Como realizar o cadastro?

Se você não for cadastrado no Meu INSS, será necessário acessar o site acesso.gov.br e inscreva-se.

Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.

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Você poderá obter a senha inicial do Meu INSS através dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS.

Em caso de dúvidas ligue para a central 135 para esclarecer assuntos relacionados ao benefício.

Como agendar os serviços pelo Meu INSS

  • Acesse o site ou portal Meu INSS,aqueles que não possuem internet podem ligar na central 135;
  • A página vai ser aberta e solicitar que o usuário faça um cadastro. Se você já tiver é só entrar;
  • Alguns serviços não exigem senha, esse é o caso dos agendamentos;
  • Para entrar com cadastro, basta clicar em “Cadastrar senha”;
  • Preencha os dados, cadastre sua senha e selecione a opção “Continuar”;
  • Depois de logado a página vai carregar;
  • Só clicar em “Agendamentos/Solicitações” e uma página com todos os seus requerimentos vai se abrir;
  • Se não possuir nenhum requerimento, a mensagem que vai aparecer será “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”;
  • Para fazer um novo agendamento de pedido de aposentadoria,é só clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito;
  • Vai aparecer uma lista de opções de atendimento. Caso queira solicitar sua aposentadoria, o usuário deverá escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”.
  • Assim, o usuário vai escolher a melhor opção de aposentadoria para o seu caso leia com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato;
  • Se tudo estiver certo, bastará clicar em “Avançar”.

O INSS informará o mínimo necessário para o atendimento, ele oferece a opção de digitalizar documentos.

Para fazer o agendamento da perícia médica, o usuário deverá escolher entre solicitar benefício, pedir prorrogação ou acompanhar o resultado. O usuário deverá preencher também dados referente ao seu trabalho.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha - jornalista do Jornal Contábil

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