A fintech Beblüe, que oferece um App de descontos e cashback lançou um cartão de crédito digital sem anuidade e que devolve dinheiro em forma de cashback aos seus clientes. Neste momento, mais de um milhão de usuários esperam na lista de espera pelo lançamento.
Ao contrário de outros cartões de crédito sem anuidade, como Digio, Nubank e Credicard ZERO, o cartão de crédito digital da Beblüe não será disponibilizado em versão física. Ou seja, ele funciona somente através do seu aplicativo e não tem bandeira VISA ou Mastercard.
Além disso, somente estabelecimentos credenciados pelo aplicativo o aceitam. Ao todo, são 15 mil estabelecimentos credenciados pelo aplicativo, distribuídos em mais de 200 municípios e em 10 estados brasileiros.
Para utilizar o cartão de crédito digital da Beblüe, é necessário informar o CPF no caixa e digitar a senha. A fintech pretende oferecer a tecnologia NFC, através da qual é possível pagar as compras com a aproximação do celular.
“Não queremos ficar limitados a uma única opção de pagamento. Começamos pelo CPF e senha porque com a NFC o cliente fica dependente do celular. Se acabar a bateria ou se não houver internet, ele consegue finalizar a compra mesmo assim”, afirma Daniel Abbud, cofundador e CEO da Beblüe.
“Quando falamos em cartão de crédito, falamos em um identificador atrelado a uma senha. O que fazemos é a mesma coisa, mas sem o plástico. Cada vez mais o pagamento vai migrar para o ‘cardless’, o ‘mobile’. A maior parte do volume transacionado na China, por exemplo, é via ‘mobile’. No Brasil, o movimento é sempre tardio, mas eu diria que em 5 anos a maioria das pessoas já vão estar pagando via celular. Estamos numa vanguarda, provendo uma experiência melhor ao consumidor. É o início de um movimento que não é da Beblüe, é mundial”, completa o CEO.
Para solicitar o cartão de crédito digital da Beblüe é necessário abrir uma conta no aplicativo disponível para Smartphones Android e iOS. Não há cobrança de anuidade ou de qualquer outra taxa. O limite de crédito é de R$ 1 mil a R$ 10 mil.
Entretanto, somente quem já é cliente da Beblüe tem mais chances de conseguir um maior limite de crédito. O histórico de utilização do App também será utilizado como base para definir o valor disponível para gastos no cartão de crédito.
Caso o cliente deixe de pagar a fatura no vencimento, terá que pagar juros que vão de 7,99% a 16,90% ao mês. A taxa de juros é individual, pois depende do score de crédito. Por fim, da mesma forma como ocorre com os cartões de crédito tradicionais, o cartão da Beblüe também terá contratação de crédito emergencial, para quem já estiver com o limite esgotado. Todavia, ainda não foi definida uma taxa fixa para esse serviço.
Todas as compras que os clientes realizarem em estabelecimentos parceiros utilizando o cartão de crédito Beblüe geram um percentual de cashback. O cashback é disponibilizado imediatamente após a compra e pode ser usado em novas compras ou transformado em pontos Multiplus.
“Estamos negociando com alguns programas de milhagens e, em breve, os usuários poderão escolher se querem receber o percentual de cashback de cada compra em dinheiro ou pontos/milhas, ou ainda uma parte em dinheiro e outra parte em pontos/milhas”, diz Abbud. “Os benefícios que o cliente ganha por utilizar um determinado meio de pagamento hoje fazem toda a diferença na hora da escolha pelo meio de pagamento que ele irá utilizar no dia a dia. Por isso, nos preocupamos muito com isso.”
Por fim, cabe ressaltar que a principal desvantagem do cartão Beblüe é que seu uso fica limitado aos estabelecimentos parceiros. Ademais, como o cartão de crédito digital Beblue não possui uma bandeira, como Visa ou Mastercard, o cliente deixa de aproveitar alguns benefícios que são oferecidos pelas redes de cartões. O cartão também não pode ser utilizado neste momento fora do país ou em compras em moeda estrangeira.
Confira o site da fintech
Com Foregon
Mín. 23° Máx. 34°