Em plena pandemia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inicia mais uma operação de pente-fino. O objetivo da nova operação é encontrar irregularidades nos benefícios pagos e em determinados casos até bloquearem o benefício.
Entretanto, apesar de buscar irregularidades, o segurado pode encontrar um lado muito positivo nesse pente-fino, que pode inclusive, aumentar o valor do benefício que está recebendo.
Está garantido por lei que o INSS tem direito de revisar todos os benefícios concedidos, entretanto o prazo para revisão é de até 10 anos. Caso o segurado tenha seu benefício concedido há mais de 10 anos, o INSS não possui direito de revisa-lo.
Mas não é só o INSS que pode revisar os benefícios, o segurado também tem direito de revisar os valores que lhe estão sendo pagos. O prazo para isso também é de 10 anos. Entretanto há uma diferença, onde o INSS através da revisão tem por objetivo cancelar ou ainda diminuir o valor pago dos benefícios. Já o segurado tem interesse em manter ou ainda em aumentar o valor do benefício que está recebendo do instituto.
Sendo bem direto, NÃO!!! Se o INSS encontrar algum erro no seu benefício o segurado não precisa devolver nada para a previdência, tendo em vista que quem liberou o benefício foi o próprio INSS, por meio de análise própria onde o segurado não cometeu nenhum tipo de fraude.
É importante deixar claro que, caso seu benefício venha a ser cortado, você tem todo o direito de solicitar outro.
Por um lado pode até ser vantajoso ter o benefício cancelado, tendo em vista que com as novas regras, o aumento da idade, além de novas contribuições por tempo de serviço, você pode até receber um aposentadoria com valor maior
Toda documentação exigida para garantia do benefício deve ser enviado pela plataforma do MEU INSS, acessada através do site ou pelo aplicativo “MEU INSS”. É importante lembrar que caso você não cumpra a exigência seu benefício será bloqueado.
O envio da documentação deve ser feito pela plataforma Meu INSS, na internet ou por meio do aplicativo. Quem não cumprir a exigência terá o benefício bloqueado.
Quando o segurado acessar o sistema, o usuário precisa selecionar à seguinte opção:
Feito isso, será necessário anexar os seguintes documentos do titular, procurador ou representante legal:
Caso o segurado não consiga enviar os documentos pela plataforma deverá fazer um agendamento para entregá-los. Para o agendamento será necessário ligar para o telefone 135 e selecionar a opção:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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Com informações G1, adaptado por Jornal Contábil
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